Não é só de conhecimento técnico que o advogado precisa para lidar com as questões do dia a dia da profissão.
Muitas vezes, os cincos anos de faculdade não são suficientes para encarar todas as cobranças e exigências que o mercado de trabalho faz. Algumas práticas só a vida na rua é capaz de ensinar.
Conheça quatro dicas sobre casos que ninguém ensina, mas que todo advogado deveria saber:
1) Garantir clientes sem esbarrar no Código de Ética
Muitos profissionais sabem o quão competitivo e exigente é o mercado jurídico. Mas nem todos sabem lidar com maneiras corretas e consistentes de conseguir clientes sem esbarrar no Código de Ética.
É preciso utilizar seu conhecimento e know how para gerar conteúdo e consequentemente atrair a atenção dos clientes para o seu trabalho.
Escrever artigos, realizar palestras, oferecer treinamentos são algumas das opções que podem ajudar o profissional a se consolidar sua expertise e trazer novos clientes para sua área de atuação.
2) Cobrar seus honorários corretamente
Solucionar as questões de um cliente e ser capaz de fazer um bom trabalho não é dificuldade para a maioria dos profissionais.
A grande questão que atrapalha muitos advogados diz respeito à forma como cobrar pelos seus serviços e de que maneira compor os valores dos honorários.
É preciso ser estratégico na hora de colocar preço. Mesmo com a tabela de honorários disposta pela OAB, muitos advogados sabem que tais valores são incompatíveis com a realidade de muitos clientes.
Por isso, é preciso saber negociar. Na hora de precificar seus serviços, é necessário não apenas considerar um valor de hora, mas incluir na cobrança dos honorários os custos da infraestrutura do escritório e também os custos decorrentes do trabalho, que podem ser desde cópias de documentos, até diligências em órgãos específicos.
Outra dica é elaborar um contrato de honorários junto com o cliente, deixando claro quais serão os serviços a serem prestados e os valores a serem cobrados, evitando assim surpresas e desconfianças na hora de receber o pagamento.
3) Gerenciar, administrar e organizar: é preciso saber lidar com múltiplas funções
Para muitos advogados, o dia a dia poderia ser fácil se fosse resumido apenas às questões técnicas do Direito. No entanto, é preciso ir muito além.
Lidar com o financeiro do escritório, conhecer e saber gerenciar questões administrativas, essas também são tarefas que precisam ser desempenhadas por diversos advogados.
Para dar conta de múltiplas funções, o segredo é organização para ser eficiente. Além de contar com uma agenda, é preciso estar bem integrado com sua equipe.
Uma ferramenta que pode ser a solução para diversos problemas de organização de agendas e gerenciamento de tarefas são os softwares jurídicos, que além da armazenagem de dados, permitem ao advogado gerenciar documentos, processos e até o financeiro do escritório, longe ou perto.
4) Saber gerenciar pessoas
O gerenciamento de pessoas é um tema bastante estudado e difundido na área de administração de empresas.
Nos escritórios jurídicos, no entanto, trata-se de um tema pouco discutido. Para quem quer prestar serviços de qualidade e atender sempre mais clientes, é preciso ter uma equipe de confiança e que esteja motivada.
Além de escolher bons profissionais, o escritório deve contar com técnicas de gerenciamento que permitam o crescimento e prosperidade do escritório.
Construir planos de carreira sólidos, sistemas de bonificação, estimular a integração entre os participantes e principalmente ouvi-los são formas bastante eficientes para quem quer criar estratégias de gerenciamento de pessoal.
E você, quais práticas acabou aprendendo no dia a dia e não nos livros e aulas? Conte para a gente nos comentários!
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