Nenhum advogado quer ver uma de suas petições ser considerada inepta. E, no entanto, isso muitas vezes acontece, por vários motivos. Por isso, os modelos de petição, se não evitam a inépcia por si sós, pelo menos podem servir de parâmetro para a produção do escritório de advocacia.
Apelar para documentos prontos, porém, embora pareça o caminho mais pragmático, envolve uma busca muitas vezes intensa e inefetiva. Por um lado, opções na internet não faltam. Elas vêm até nós mesmo quando não as procuramos. Por outro lado, como diz o ditado, não existe almoço grátis. Desse modo, os modelos gratuitos de petição normalmente têm baixa qualidade. Assim, mexer neles exige tanto trabalho que mais valeria fazer a produção toda dentro do escritório.
Por isso, nós resolvemos colocar a mão na massa. Até porque disponibilizamos dentro do nosso software jurídico vários modelos pré-cadastrados de documentos para a banca personalizar. E, claro, todos atualizados e rigorosamente revisados por profissionais do Direito.
Como sabemos quão úteis os modelos de documentos jurídicos são – vamos ser honestos aqui -, resolvemos disponibilizá-los em kits também. Neste artigo, você verá, então, como aproveitar modelos de petição baixados pela internet sem perder a qualidade.
Navegue pelo conteúdo:
1. Busque fontes confiáveis
Não se pode culpar o mensageiro pela má notícia, mas, quando se trata de modelos de petição ou de qualquer outro documento jurídico, olhar para o mensageiro é fundamental. Há muitos bancos de petição na internet, então, se não tiver uma indicação de um colega, veja um por um antes de clicar em baixar.
Outro ponto é que pagar pelos modelos nem sempre vai garantir maior qualidade. Os mais bem posicionados no Google não necessariamente são os mais indicados.
Às vezes, vale baixar um pacote menor de peças, ou então algumas versões da mesma peça, e analisar uma por uma, sobretudo de você nunca fez a peça antes. E evidentemente, ao conseguir o melhor modelo possível, fazer a revisão e o aprimoramento da peça. Sobre isso, vamos falar abaixo.
2. Revise e aprimore seus modelos de petição
Se você estava se perguntando se vai ser possível, com modelos de petição, manter um padrão alto de qualidade, aqui está é a resposta.
De fato. Os modelos de petição baixados ajudam a dar agilidade à produção de peças processuais da banca, mas, para que expressem todo o diferencial de seu atendimento, você deve aprimorá-los. Então, vale caprichar no estudo da doutrina, da jurisprudência e na redação dos argumentos.
Isso significa, numa frase, produzir uma narrativa bem elaborada do caso do cliente, mostrar conhecimento consistente, que só você, como profissional, possui. Por isso, já deixo aqui algumas sugestões de leitura sobre isso:
- Peças jurídicas: automatize a produção sem perder a qualidade
- Peça processual – 5 dicas práticas para escrever com qualidade
Então, a resposta para a pergunta ali em cima é sim. É possível manter a qualidade mesmo lançando mão de modelos de petição prontos. Desde que, por óbvio, venham de fonte qualificada.
Além disso, temos mais um recurso que pode ajudar você nisso. Portanto, vou falar sobre ele aqui embaixo.
3. Automatize a produção de peças processuais
Softwares jurídicos como o PROJURIS ADV têm funcionalidades como o propositor de documentos. Com ele, você consegue, partindo de seus modelos, criar dados e blocos de informação variável. Isso significa que, ao montar peças, o sistema preencherá as lacunas com os dados que o sistema já tem armazenados.
Depois, as peças ficam armazenadas no sistema, que conta com armazenamento em nuvem justamente para que todas as suas informações fiquem seguras, criando um acervo de modelos do escritório.
Além disso, com um sistema para advogados, o escritório consegue automatizar boa parte da gestão de processos e de atividades. Você também faz a gestão financeira e emite relatórios gerenciais, relaciona-se com clientes e atendimentos, agenda etc.
Em economia de tempo, isso significa 4 horas a menos de dedicação a atividades. Aliás, vale a pena ver todo o retorno sobre o investimento de um software jurídico.
Com essas horas a mais, é tempo que sobra para se dedicar àquilo que em um modelo de petição depende da expertise do advogado.
Agora que você já sabe o que fazer para aproveitar modelos de petição, passemos então aos 100 modelos de petição do kit.
Modelos de petição familiar e direito sucessório
O Direito da Família é a maior causa de ações judiciais. Portanto, junto com o direito sucessório, é privilegiado neste pacote de modelos de petição. Nesta área do Direito, você vai encontrar peças de:
- Ação de alimentos
- Divórcio litigioso
- Exoneração de alimentos
- Investigação de paternidade cumulada com pedido de alimentos
- Reconhecimento e extinção de união estável
- Guarda cumulada com alimentos e regulamentação de visitas, com pedido de tutela de urgência
- Revisional de alimentos.
Já em Direito Sucessório, você vai encontrar:
- Testamento
- Sobrepartilha
- Primeiras declarações
- Pedido de abertura de inventário
- Cumprimento de testamento
- Adjudicação
- Arrolamento sumário
- Embargos de terceiro e muito mais.
Modelos de petição trabalhista
O Direito do Trabalho, por sua vez, também está entre as maiores causas de ações judiciais. Dados do Justiça em Números 2019, do CNJ, mostram que 13% do total de processos ingressados no TST se concentram em “verbas rescisórias” e “rescisão do contrato de trabalho” . Além disso, nesse ano de 2020, devido ao covid-19, a pandemia já registra 20% dos casos das ações.
Por isso, a área também está contemplada neste kit. Você vai encontrar, por exemplo:
- Execução de título judicial
- Indenização por ato ilícito
- Indenização por acidente de trabalho
- Juntada do comunicado de dispensa e seguro-desemprego
- Termo de rescisão de contrato de trabalho
- Contestação à reclamatória trabalhista
- Pedido de liberação de penhora
- Reclamação trabalhista.
Baixe modelos de petição gratuitos
Para acessar nossos modelos, só basta baixar os 100 documentos jurídicos mais usados.
sou estudante de direito
ESTE 100 DOCUMENTOS NÃO ABRE NO DRIVER…
Boa tarde, Dr. Marcelo. De fato, o link estava incorreto, pedimos desculpas por isso. Mas já fizemos a alteração para o link certo, se ainda tiver interesse no material, por gentileza, acessar este link: https://promo.projuris.com.br/modelos-mais-buscados. Obrigada!
analise
Gostei muito do site