Empreender é o principal desejo de muitos advogados que acabaram de se formar ou de outros que já trabalham há alguns anos e ainda não encontraram a realização profissional.
Uma dúvida constante é: Mas será que eu possuo o perfil para ser um empreendedor de sucesso? Afinal, é necessário pensar como tal.
A boa notícia é que segundo Peter Drucker, considerado um dos maiores pensadores em administração de empresa de todos os tempos, o “espírito empreendedor” não depende somente de características ou qualidades inatas.
Ele defendia que os empreendedores possuíam diversas características que diferiam de umas às outras e que elas eram passíveis de serem aprendidas, adquiridas. Ou seja, o “espírito empreendedor” pode sim ser conquistado.
Por isso, listamos 4 hábitos comuns em grandes empreendedores que você, advogado que deseja ou que já empreende, precisa ter:
Contenção Financeira
Como tudo gira em torno do capital, não há como ser diferente: ele deve ser controlado à risca.
Um empresário em início de carreira geralmente é obrigado a colocar seu salário em segundo plano, em benefício do retorno de capital à empresa. Muitos empresários, mesmo após conquistar fortunas, continuam se preocupando em gastar menos do que arrecadam.
“Não devo para bancos e só gasto o que posso investir” – Antônio Ermírio de Moraes, ex-presidente do Grupo Votorantim
É importante que desde o início seja definido o pró-labore dos sócios, de forma realista, isso evitará retiradas constantes do caixa do escritório.
O pró-labore pode sim ser diferente para sócios com responsabilidades distintas e lembre-se: Os sócios que não trabalham na administração do escritório não recebem pró-labore, somente a participação nos lucros.
O mais importante é o pensamento a longo prazo. Se você se submeter a um salário menor hoje e investir corretamente o capital do escritório, terá chances muito maiores de obter sucesso no seu empreendimento e aproveitar na hora certa de uma remuneração maior.
Desenvolver Habilidades
Para empreendedores, suas próprias habilidades são ferramentas de investimento e todo o tempo adquirido para conquistá-las ou evolui-las deve trazer o máximo de retorno possível.
Não há espaço para conhecimentos que não poderão ser aplicados, portanto quando estiver planejando participar de algum curso ou palestra, certifique-se de que o tempo e o dinheiro investido trarão retornos.
“Não é sábio quem sabe muitas coisas e sim quem sabe coisas úteis” – Ésquilo, dramaturgo da Grécia Antiga
Após identificar as habilidades que serão mais proveitosas para o exercício da função, invista nelas.
A concorrência do mercado é forte demais para você achar que não há o que aprender lá fora, por isso coloque no orçamento a participação em cursos, palestrar e simpósios que irão expandir seus conhecimentos. Transforme seus pontos fracos em pontos fortes, e seus pontos fortes em instinto.
Gerenciar seu tempo e sua atenção
Nosso tempo e atenção são os bens mais finitos e valiosos que possuímos e também os que mais costumamos desperdiçar.
Empreendedores de sucesso são cientes disso e lutam contra esse desperdício, por isso prezam pela organização, são intolerantes à ineficiência e evitam se ater a assuntos que não merecem muita atenção.
Mark Zuckerberg, o criador do facebook, quando perguntado por que costumava utilizar a mesma camiseta todos os dias, respondeu: “Até mesmo decisões corriqueiras como escolher o que vestir ou o que comer no café da manhã podem consumir energia. E sinto que não estou fazendo meu trabalho se gasto qualquer das minhas energias em coisas bobas ou frívolas sobre minha vida”. E ainda lembrou que outras figuras importantes como Steve Jobs e Barack Obama tinham as mesmas manias.
Você não precisa ir tão longe, mas talvez deva rever o que tem consumido seu tempo e sua atenção durante o dia.
Ser otimista, sem deixar de ser realista
Para fazer apostas inteligentes – e se tornar rico depende disso, um empresário precisa ter uma visão diferenciada das probabilidades envolvidas, ser positivo sem deixar de lado os riscos das decisões.
É o otimismo que te dará força para alcançar aquilo que você planejou, mas há uma diferença tênue entre acreditar que você terá sucesso, e acreditar que você terá sucesso com facilidade. É essa diferença que definirá se você é um otimista realista ou um otimista irrealista.
“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade” Winston Churchill
Você pode e deve acreditar que terá sucesso, mas deve acreditar também que é você quem fará esse sucesso acontecer, através de esforço, planejamento e persistência. O segredo é combinar uma atitude positiva com uma avaliação perspicaz dos desafios que o esperam.
Receba meus artigos jurídicos por email
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email