Quando um escritório de advocacia não têm cuidado com a organização de procedimentos, é comum o acúmulo de demandas e a perda de documentação. Essa estrutura falha na gestão de escritório de advocacia, além de trazer prejuízo à empresa e à causa do cliente, pode dificultar o atendimento de novas demandas. Entenda a importância da gestão de tarefas e esteja atento à distribuição das atividades entre a equipe para continuar a prospectar e a manter clientes.
Tenha ainda mais atenção às novas demandas. Um cliente antigo, já integrado ao modus operandi do seu escritório, pode até suportar pequenas falhas, como atrasos e esquecimentos, mas novos clientes estão muito mais atentos a esses pequenos deslizes, já que ainda não se fidelizaram à sua empresa. De qualquer forma, o ideal é que o escritório de advocacia não se acomode — caso a organização esteja continuamente falha, até os clientes mais antigos começarão a se incomodar.
Entregas atrasadas
Quando o seu escritório jurídico está desorganizado e novas demandas começam a entrar, sem planejamento e gestão de tempo, tanto os projetos novos quanto os antigos podem sofrer atrasos. Quando esses atrasos tornam-se uma bola de neve, você pode perder todo o controle da situação, não atendendo às novas demandas e atrasando antigos projetos. Em outro post aqui do blog, citamos como evitar gargalos produtivos na gestão de escritório de advocacia.
Os dois quesitos acima levam à perda de clientes, o que é totalmente o oposto do que você espera ao aceitar novas demandas. Não adianta assumir novos projetos quanto o seu escritório ainda não tem estrutura ou organização para dar conta dos serviços pelos quais já é responsável.
Se o seu escritório não consegue atender novas demandas de maneira satisfatória e, por isso, causa insatisfação dos clientes, atrasos em projetos e até a perda de clientes, é lógico que o marketing boca a boca será o pior possível, ou seja, as pessoas sairão falando mal de sua empresa, denegrindo a sua reputação.
Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) em parceria com a Revista Exame aponta que as maiores companhias brasileiras pararam no tempo na forma como atendem seus consumidores. A reportagem veiculada na revista sobre esse estudo mostra que hoje, com a facilidade de acesso às redes sociais, a repercussão de uma propaganda negativa é muito maior.
Portanto, na gestão de escritório de advocacia, é valioso lembrar da importância de ouvir os clientes. Mesmo empresas já consolidadas podem ser criticadas se pararem de investir no atendimento e a exposição pode ser muito grande.
Além da insatisfação dos clientes, a má organização de novas demandas também afeta os funcionários. A desmotivação com não dar conta de prazos e atendimentos acaba por frustrar seu pessoal.
Você consegue planejar bem as novas demandas do seu escritório de advocacia? Como você atua? Conte para nós!