Mudanças tecnológicas no acompanhamento de publicações
Não há mais como negar o quanto a tecnologia vem interferindo no dia a dia da advocacia. Cada vez mais, ela obriga os escritórios a passarem por um processo contínuo de modernização e adaptação da rotina à evolução da realidade social. Foi-se o tempo, por exemplo, que o advogado precisava acessar dezenas de sites de tribunais diferentes para fazer acompanhamento de intimações e os demais andamentos processuais.
Agora, ele não tem mais todo esse trabalho. Isso porque essas informações estão em um só local e você pode consultá-las a qualquer momento. E melhor: o advogado recebe alertas toda vez que algo novo acontecer em seus processos.
Mas até chegar a esse patamar, a advocacia precisou evoluir muito. Primeiro sentiu-se a necessidade de facilitar a visualização e o acesso às ações judiciais acumuladas. Então, digitalizou-se o cadastro de processos, catalogando-os por meio de planilhas no Excel. Em seguida vieram os softwares jurídicos, que passaram a centralizar em um único local, e de forma online, a gestão financeira, a gestão de processos e a gestão de atividades de um escritório de advocacia. E assim, cada vez mais, a tecnologia passa a interferir na rotina jurídica para facilitar a correria dos advogados.
Pensando nisso, separamos algumas ferramentas que permitem a consulta gratuita dos documentos e demandas. Confira, então, 4 formas de fazer acompanhamento de intimações e publicações a partir de ferramentas online.
1. Leitura integrada em um software para advogados
A leitura das intimações, hoje, pode ser feita de forma integrada com softwares de gestão, como o SAJ ADV. Neste sistema é possível, por exemplo, fazer acompanhamento de intimações e distribuição de prazos sem impressão e entrega manual das atividades. Vale ressaltar ainda que o módulo de intimações está integrado à gestão de processos, pessoas e financeira do escritório. Isso significa que todas as informações importantes estão centralizadas em um único lugar.
Além disso, é possível vincular tarefas às intimações. Isso permite a distribuição de responsabilidades a outros colaboradores da equipe, como a digitalização de documentos, por exemplo. Essa atividade vai diretamente para o calendário de atividade do responsável, otimizando o controle dos prazos no escritório. Desta forma, caso deseje, o gestor consegue acompanhar e controlar todas as atividades que determinado colaborador realizará. Também consegue verificar as atividades de toda o escritório, permitindo, assim, entender qual o nível de ocupação dos colaboradores e quais demandas o escritório está abarcando.
Hoje, o SAJ ADV possui inteligência artificial e é o primeiro do mercado a oferecer as funcionalidades do sistema SaaS.
SaaS significa Software como Serviço e se apresenta como o grande diferencial durante a prática rotineira de algumas atividades.
É o que acontece, por exemplo, com a lista de tarefas que o software sugere automaticamente após a leitura da intimação e de acordo com o seu teor. Neste caso, o sistema ‘aprende’ com o feedback dado pelo usuário, que pode aceitar a tarefa sugerida ou ignorá-la. Isso, claro, deixa o SAJ ADV cada vez mais assertivo.
Ajuda a otimizar o tempo
Além disso, essa funcionalidade também gera economia de tempo ao advogado. Em geral, os profissionais gastam em média três minutos para ler uma intimação, para, em seguida, decidir o que deve ser feito.
Imagine, então, um escritório que possui 20 intimações por dia. Isso significa que essa funcionalidade conseguiria economizar até uma hora diária de trabalho. Não precisa nem fazer a conta para um ano, não é? É muita economia de tempo e você pode investir o mesmo em ações que dependem de maior esforço cognitivo.
2. Acompanhamento de intimações nos Diários de Justiça ou Intimações Eletrônicas
Muitos tribunais, hoje, já possuem um bom sistema de consultas. O Poder Judiciário de Santa Catarina, por exemplo, permite o acesso do Diário de Justiça Eletrônico (DJE) e publica informações sobre as comarcas do Estado e também sobre o Tribunal de Justiça. É possível, por exemplo, baixar uma edição integral do DJE no formato PDF ou realizar uma busca. E para isso não é necessário cadastro. Basta apenas inserir as palavras e números no formulário no final da página.
No entanto, para a consulta ter êxito é preciso instalar a versão 5, 6 ou posterior do Adobe Acrobat Reader. Outros Tribunais da federação também oferecem a consulta de forma gratuita. É o caso, por exemplo, do Tribunal de Justiça de Minais Gerais, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Já as intimações eletrônicas podem ser pesquisadas em Tribunais que oferecem as intimações neste formato. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por exemplo, disponibiliza o Sistema de Citação e Intimação Eletrônica (e-Cint), que faz a citação e a intimação dos autores e advogados vinculados à ferramenta.
Para fazer a pesquisa é necessário apenas fazer cadastro no sistema e ser um advogado particular ou de entidade, autor ou procurador, assinar o termo de adesão, ter o CPF regularizado e, finalmente, fazer a leitura da citação ou intimação. Com isso, é possível realizar pesquisas avançadas, atualizar o cadastro e fazer petição, por exemplo.
3. Intimações por meio de convênios com a OAB
Os advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte, por exemplo, podem acessar gratuitamente as intimações publicadas no Diário de Justiça do seu Estado, Diário de Justiça da União e Diário Eletrônico do TRF, por meio do convênio firmado com o Advise Brasil.
A parceria é realizada em 23 dos 27 estados da Federação. Para receber as publicações é preciso que o advogado faça cadastro no site. Assim, as publicações ficam listadas desde a entrada do profissional no sistema e podem ser acessadas em dispositivos móveis. É preciso, no entanto, fazer o download do aplicativo. Além disso, o advogado recebe diariamente notificações de novas publicações em seu e-mail.
4. Empresas de acompanhamento de intimações
O Publicações Online é uma empresa especializada em acompanhar e enviar intimações processuais de qualquer lugar do Brasil para seus assinantes. A pesquisa é feita em 230 Diários Oficiais da Justiça e cada Estado corresponde a uma assinatura. Ou seja, a busca de intimações é feita nos Diários Oficiais da Justiça Estadual, Federal, Eleitoral, Trabalhista e Tribunais Superiores do Estado que corresponde a assinatura.
Além disso, a empresa envia notícias e doutrinas de vários órgãos como forma de manter a atualização dos advogados, promotores e juízes. O Publicações Online ainda oferece aplicativo para celular. Os clientes do Publicações Online também podem redirecionar as suas intimações para o SAJ ADV.
Agora que você já conhece algumas opções de ferramentas para acompanhar as intimações jurídicas e já fez as contas de quanto tempo perdeu no acompanhamento desse tipo de atividade, saiba mais sobre o SAJ ADV, software de gestão para escritórios de advocacia, e as funcionalidades que vão muito além disso. O software, por exemplo, possui funcionalidades variadas para facilitar o dia a dia do advogado. Além disso, o sistema nunca para de ser atualizado e de oferecer novas funções.