No post de estreia da Juri Digital, começamos a explicar como você pode melhorar a posição e visibilidade do seu site para pessoas que estão pesquisando no Google em sua cidade.
Você já reparou como os resultados de busca do Google mudam de acordo com onde você está?
Não estamos falando de “no celular” ou no “computador”. Estamos falando aqui de geografia. Alguns resultados do Google mudam, é muito, dependendo de qual cidade você se encontra. Até mesmo o bairro faz diferença, mas vamos nos ater ao principal fator de diferenciação.
Há alguns anos atrás o Google percebeu que para pesquisas sobre problemas, informações e negócios locais deveriam ser priorizados os resultados locais.
Para um escritório de advocacia com atuação local (o que corresponde a uma grande parte dos escritórios), qualificar bem seu site nos resultados de pesquisas feitas por pessoas da sua cidade e essencial. Além de mitigar a concorrência (seu site não “concorrerá com um site de outra cidade), de que adianta ter um escritório de atuação local em Minas Gerais é só aparecer para clientes do Amazonas?
Sendo assim, a gente separou 10 dicas essenciais para quem tem um site e quer que ele apareça nas primeiras posições do Google na sua cidade. São dicas fáceis e práticas de aplicar e o resultado em seu marketing jurídico é fantástico. Confira!
O endereço do seu escritório deve ser na mesma cidade onde você quer aparecer bem qualificado nas pesquisas. Caso não seja, certifique-se que seja muito próximo ao menos.
Uma estratégia interessante é adquirir um ponto comercial na cidade onde você se encontra e informar este endereço em seu site.
Adicionar um Mapa em seu site através do Google Maps, além de facilitar o contato e deslocamento dos seus clientes é de extrema relevância para o Google.
Não basta somente ter o endereço descrito: um mapa real em seu site mostrando a localização exata do seu negócio não pode ser dispensado.
Além disso, algumas das informações listadas abaixo também serão muito úteis em seu site e, especificamente, na página de contatos:
Caso você possua escritórios em cidades distintas ou até mesmo várias lojas em uma mesma cidade, crie uma página específica para cada endereço com informações completas de contato e um mapa.
Se seu escritório oferece diversos serviços em diversas especialidades diferentes, certifique-se que cada um deles tenha sua própria página com informações completas e relevantes. Essas páginas podem constar no menu ou então em uma página centralizadora que possui todos os links para seu portfólio de serviços.
O Google aumentou muito a importância do Google Meu Negócio. Agora, negócios locais são influenciados diretamente por ele, seja no Google Maps, Google Plus ou Google Pesquisa.
Seu perfil no Google Meu Negócio deve ser conciso, correto e o mais completo possível. Informações como nome do Escritório, Contatos e Horário de funcionamento devem ser preenchidas. Além disso, confira também se:
Seu GMB foi completamente preenchido. O endereço está correto e você já o confirmou através de carta ou telefonema.
A cidade onde seu escritório se encontra (aquela onde você deseja ser bem rankeado) está sendo mencionada no título do seu GMN.
As categorias principais do GMN são consistentes com o seu produto e correspondem a uma categoria de pesquisa mais abrangente.
O conjunto das três informações mais importante sobre seu escritório devem ser consistentes onde quer que você os informe. Seja no Facebook, site para advogados, Google Meu Negócio; certifique-se que elas são exatamente iguais.
Sempre utilize o nome completo do seu escritório quando se referir à ele, além de possuir um telefone principal que deverá ser consistentemente mencionado.
Os backlinks são hoje o principal instrumento de posicionamento satisfatório do seu site no Google. Se você ainda não sabe o que é um Backlink, não se preocupe. Entraremos neste assunto nos próximos posts.
Vamos falar agora de menções e citações.
No mundo digital ter o seu site mencionado é basicamente obter um link para ele em outro site.
Imagine que um daqueles diretórios de negócios locais tenha uma seção jurídica. Nesta seção, seu escritório e citado com os dados de contato e um link.
Se você tiver diversas citações como esta… Pimba! Acertou na mosca!
Esses links, principalmente em sites, blog e diretórios locais são um indicativo de autoridade que mostra que seu site é relevante naquela segmentação geográfica. Essa, é a cereja do bolo.
Pode parecer óbvio, mas não é!
Ter um conteúdo multimídia bem feito, totalmente original e otimizado para SEO é para poucos.
Essa dica não tange ao ao SEO Local (com foco em uma cidade). Ela vale para qualquer tipo de SEO.
A experiência do seu usuário no seu site é primordial: funcionamento em tablets em celulares e velocidade de carregamento alta são a base que vai levar seu conteúdo longe.
Se você precisa de um site melhor ou não faz ideia em como criar conteúdo de qualidade para SEO, entre em contato com a Juri Digital, agência de marketing digital.
No Brasil ainda não tão comum, as avaliações em websites especializados são consideradas para posicionamento do seu site.
Se já era importante ser bem avaliado para que outros clientes vejam, agora o Google também está de olho.
Foque principalmente nas avaliações do Google Meu Negócio. Incentive clientes satisfeitos a comentarem sua opinião.
Não se esqueça do Reclame Aqui e do Facebook. Apesar de não influenciarem diretamente a posição do site, eles influenciam no seu negócio como um todo.
Palavras chaves são a luz guia do SEO para advogados. Elas ligam a pesquisa dos usuários com a respostas dos sites. Exemplo, se você pesquisar “preciso de um advogado civil em São Paulo”, você acabou de digitar um PALAVRA-CHAVE (Sim, as palavras chaves pode sem frases).
E como relacionar seu conteúdo com esta pesquisa? De forma rasa, podemos dizer que “incluindo essa palavra chave em seu conteúdo.”
Ou seja, pense nas pesquisas que seu público alvo digite e use as palavras em.seus textos. Use também o nome da sua cidade sempre que possível.
NÃO ABUSE. O Google sabe quando está sendo induzido, e ele não gosta nada disso.
Se você não sabe definir palavras chaves e muito menos como usá-las, nós podemos lhe ajudar na Juri Digital.
O segredo do SEO para escritórios de advocacia é tentar aparecer somente para as pessoas relevantes. Quanto mais fechado seu alvo, menor a concorrência é mais chance de estar bem colocado.
Definir bem suas especialidades e seu alvo geográfico para montar a estrutura e conteúdo do seu site é primordial. Gaste um tempo se planejando, aplique as dicas acima é nos conte nos comentários quais resultados você obteve.