Um software jurídico já é uma ferramenta indispensável para escritórios de advocacia, advogados autônomos e departamentos jurídicos corporativos. Muito mais que um sistema que promove a automação de atividades cotidianas, tornou-se um diferencial competitivo para quem quer se destacar no mercado.
Em podcast gravado junto à ProJuris, sobre inteligência artificial no Direito, o consultor Gustavo Rocha trouxe alguns fatores que tornam o software jurídico, sim, um diferencial de mercado.
“O advogado deve pensar em seu software jurídico como uma ferramenta para ganhar tempo, gerir melhor o seu negócio para que não tenha prejuízos”, afirmou. Você poderá ouvir a entrevista completa clicando aqui.
No entanto, para estabelecer critérios para a escolha de um sistema, o advogado deve, em primeiro lugar, compreender os benefícios de sua contratação.
Um bom software jurídico pré-cadastra seu processo eletrônico. Basta informar sua OAB, ou o nº do CNJ e pronto, as informações de capa já estão todas cadastradas no sistema. É como se fosse um arquivo físico, mas muito mais prático e seguro.
Ao informar sua OAB ou o CNJ, alguns sistemas, como o ProJuris, capturam também os andamentos do processo no tribunal, assim como intimações. A cada captura, o advogado é avisado por meio de uma notificação dentro do sistema.
A grande vantagem de contar com um software jurídico é o ganho de tempo que ele oferece. Procurar informações em uma agendinha de papel; atualizar sites dos tribunais, um por um; quebrar a cabeça com planilhas financeiras, nada disso é necessário quando se tem um sistema de gestão jurídica completo.
Um bom software jurídico permite que você crie novas atividades, estipular prazos, prioridades e atribuir atividades para diferentes pessoas da equipe com poucos cliques. As atividades podem ser anexadas a diferentes pastas e podem ter documentos anexados a elas, dinamizando o trabalho e facilitando a visualização do todo.
É possível cadastrar todos seus compromissos em seu software jurídico e receber alertas. Assim, as chances de perda de prazo são reduzidas, e muito. O ProJuris para Escritórios é integrado ao Google Agenda, o que o torna ainda mais eficiente na gestão de prazos.
Criptografia é o mecanismo que traduz informações inteligíveis em informações ilegíveis e desordenadas para qualquer agente externo. É assim que o ProJuris protege suas informações de quaisquer invasor, mantendo-os em segurança.
Leia mais: Software jurídico é seguro? Entenda como a criptografia protege suas informações?
Outra vantagem de contar com um software jurídico no escritório de advocacia é poder efetuar uma gestão financeira completa no sistema, podendo abandonar de vez as planilhas e caderninhos. Gerencie fluxo de caixa, organize honorários, receitas e custas, além de gerar relatórios personalizados.
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email
Um software jurídico deve descomplicar a rotina jurídica, e não complicá-la ainda mais. Um bom software jurídico deve ser simples e intuitivo, para que o advogado, de fato, ganhe em tempo e trabalhe melhor.
Por fim, caso tenha dificuldades com o uso, ou encontre algum problema, é importante poder contar com alguém que lhe possa ajudar. Um software jurídico eficiente deve lhe providenciar assistência em horário comercial, via telefone ou chat.
Leia mais: 18 critérios para escolher o melhor software jurídico
View Comments
Gostaria de saber o orçamento
Gostaria de saber o orçamento
Gostaria de saber o orçamento. Muito obrigado.