Branding jurídico: motivos para um advogado investir nessa estratégia

30/06/2021
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14/10/2024
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As ações de branding jurídico são alinhadas ao propósito, posicionamento e valores de uma marca de um escritório de advocacia, advogada ou advogado, cujo objetivo também é a construção de sua imagem perante o público.

O intuito dessa estratégia é despertar sensações e criar conexões importantes, que influenciam a decisão de compra de uma pessoa.

Antes de darmos continuidade a este artigo, é importante esclarecermos alguns pontos. Alguns advogados não concordam em dizer que precisam vender o seu serviço e que seu escritório é um comércio.

No entanto, escritórios e consultórios são comércios, visto que, eles vendem um serviço, e para que o profissional sobreviva e se sustente, bem como sua família, ele precisa conquistar clientes, portanto, precisa vender.

O Direito é uma profissão que chama a atenção de muitos indivíduos e está atraindo cada vez mais pessoas para o curso de graduação na área, o que está inflando o setor e deixando-o cada vez mais agressivo e concorrido.

Se, como advogado, você não investir em estratégias que vendem a sua marca, vai perder espaço para quem já entendeu que precisa vender seus serviços.

Com a internet, ninguém mais precisa ter tradição na família para ser um advogado de sucesso. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é branding jurídico, como pode ajudar os advogados e as vantagens de usá-lo. Acompanhe a leitura!

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O que é branding?

Quando pensamos em uma marca famosa, logo nos lembramos do nome, letras, cores, sons e formas, além das sensações que ela nos traz, sejam positivas ou negativas.

Isso acontece porque essas empresas trabalharam bem o seu branding, uma estratégia que tem o intuito de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes.

O que influencia na decisão de compra do cliente, levando-o a escolher uma empresa em detrimento de outra são os esforços de construção de marca na mente dos consumidores, por exemplo:

  • Logotipo;
  • Fontes;
  • Discurso;
  • Tom de voz;
  • Valores;
  • Jingles;
  • Colaboradores.

Tudo isso agrega valor ao produto ou serviço, aliás, eles constroem a identidade da marca, representando-a.

Pode parecer, olhando para o seu conceito, que essa estratégia é voltada apenas para as empresas, mas ela também é fundamental para os advogados, e no próximo tópico, nós vamos explicar melhor a importância do branding jurídico.

O que é branding jurídico?

O branding jurídico é uma estratégia de construção e gestão da marca desses profissionais e seus escritórios. É dessa forma que você vai se diferenciar de seus concorrentes.

Quando agregamos valor à marca, agregamos valor ao negócio, melhorando a percepção que os clientes e potenciais clientes têm dele.

Se uma pessoa se conecta com o advogado e entende os diferenciais de seus serviços, vai se convencer mais facilmente, uma vez que ele também já conhece um pouco mais sobre sua reputação.

O mercado está cada vez mais concorrido, e você pode perceber isso na hora de escolher em qual gráfica fazer o seu cartão de visita. Existem muitas no mercado, além de que há muitos advogados atuando também.

Como o branding pode auxiliar os advogados?

Antigamente, para ter prestígio nesta área, bastava um diploma, a carteirinha da OAB, um escritório elegante e alguns títulos. Mas, hoje em dia, é necessário fazer mais.

Esses profissionais precisam investir em networking e publicidade, e é dentro desse contexto que as estratégias de branding começam a se inserir.

Além de trabalhar o seu posicionamento no mercado, ele também constrói a imagem do profissional como autoridade em seu setor.

Mais do que conquistar clientes, torna-se mais fácil dar entrevistas, publicar livros, dar cursos e palestras, dentre outras oportunidades relevantes para a carreira.

Entretanto, é comum que alguns profissionais resistam às ferramentas de publicidade jurídica, principalmente quando algum assunto mais novo entra em pauta, como no caso do branding.

Todavia, se o seu objetivo é se destacar e alavancar sua carreira precisa abrir os olhos para essa estratégia.

Assim, o branding jurídico vai melhorar seus resultados, trazendo um aumento real dos seus lucros. Essas são apenas algumas das vantagens que ele traz, mas vamos falar um pouco mais sobre isso no tópico a seguir.

Vantagens do branding jurídico

Se você trabalhar bem o branding do seu escritório, terá acesso a uma série de vantagens, tais como:

1 – Construir uma marca jurídica forte

Essa estratégia permite criar uma boa reputação no mercado, e dentre os meios para conseguir isso está a criação de um blog com conteúdos relevantes para seu público. Dessa maneira, o advogado consegue se colocar como autoridade em sua especialidade jurídica.

O ganho de notoriedade fortalece a credibilidade dentro do mercado de atuação.

Desse modo, o advogado conquista uma marca jurídica forte, e quando alguém precisar de algum serviço do tipo, com certeza se lembrará dele.

2 -Ajuda a prospectar clientes

O branding aproxima os profissionais de seus potenciais clientes, por isso, primeiro é fundamental fortalecer a sua marca e ter um bom posicionamento no mercado para transmitir credibilidade.

Entretanto, é necessário ser um advogado acessível ao público, e uma das melhores formas de fazer isso é otimizando os canais de comunicação para que as pessoas possam entrar em contato com você. Entre os principais canais estão:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Aplicativo de mensagens;
  • Redes sociais.

É necessário responder a esses meios rapidamente, por isso, conte com alguém para ajudar no atendimento.

3 – Aumento do networking

A maioria dos advogados começa a construir seu networking na faculdade, onde tem contato com colegas de curso, professores e chefes de estágio.

Com o passar do tempo, ele terá contato com outros meios, como a presença em eventos jurídicos, oportunidades de trabalho e parcerias com outros escritórios. Tudo isso vai ampliando o seu círculo.

O branding ajuda a potencializar o networking do advogado porque, hoje em dia, todo mundo está presente na internet.

Sendo assim, ninguém pode deixar de se conectar a esse universo, mas no caso dos advogados, é necessário se posicionar como autoridade, uma vez que terá contato com outros profissionais e clientes, sem nenhum tipo de barreira geográfica.

Dicas de branding para advogados

Agora que você já sabe quais são as vantagens do branding jurídico, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para colocá-lo em prática.

Para ter bons resultados com o branding do seu escritório, anote as seguintes dicas:

Trabalhar o endomarketing

Antes de construir uma boa imagem externa, é importante se preocupar com a imagem que o seu escritório transmite para os funcionários.

O público interno, como seus parceiros e colaboradores, também precisa vivenciar os valores que você compartilha.

É essencial refleti-los em sua marca e se basear em princípios éticos. Em outras palavras,todos que trabalham no escritório devem transmitir a mesma mensagem.

Uma gráfica de banner com foto só se torna referência porque os colaboradores entendem o seu conceito, e passam a se engajar com a rotina e a missão dela. A mesma situação se aplica a um escritório de advocacia.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia cuja missão é produzir materiais de valor para o público-alvo. O objetivo dele é trazer soluções para as necessidades das pessoas, fazendo com que o proprietário do conteúdo se torne referência no assunto.

É preciso elaborar publicações úteis e interessantes, que atraiam a atenção para o que você faz de maneira orgânica, portanto, não é necessário investir em propagandas pagas.

Se você conquistar a confiança dos leitores, será reconhecido como autoridade em seu segmento.

Cada vez que uma pessoa precisar de um auxílio relacionado ao seu nicho de atuação, imediatamente se lembrarão de que você é a melhor opção

Oferecer materiais valiosos, no que diz respeito ao branding, é uma das formas mais efetivas de envolver o público e criar uma imagem mais positiva para o seu escritório.

Reformular a marca do escritório

Defina uma boa identidade visual, pois é por meio dela que você vai estabelecer uma comunicação com o público-alvo, e, claro, com seu público interno.

Sendo assim, escolha uma paleta de cores adequada para ser usada em seu cartão de visitas, bem como em seus canais de comunicação na internet, como site e blog.

Ademais, invista na criação de um logo atraente e que permita que o público reconheça o seu escritório imediatamente. Por fim, defina a tipografia do seu escritório, que nada mais é do que a fonte que será usada em seus meios de comunicação.

Como o branding jurídico contribui com o posicionamento no mercado?

Trabalhar o seu branding jurídico é, atualmente, a melhor maneira de se posicionar no mercado como um advogado de prestígio e conquistar novas oportunidades.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e ainda descobriu maneiras simples de colocar essa estratégia em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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