Tudo sobre chatbot para sites de escritório de advocacia

09/06/2021
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14/10/2024
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7 minutos

É possível dizer que, a partir do momento em que um escritório de advocacia decide ingressar no mundo digital, os advogados envolvidos precisam buscar as melhores ferramentas possíveis. E por isso mostramos os benefícios de um chatbot para sites de escritórios de advocacia.

Seja para facilitar as suas demandas dentro do escritório ou para entregar a melhor experiência do usuário possível. De todo modo, estar por dentro das alternativas do mercado é essencial para o sucesso das estratégias digitais.

Pensando nisso, realizar automações dentro de um website pode ser a melhor maneira de facilitar a vida de quem faz a gestão do site e também de quem irá navegar por ele, em busca de um serviço de qualidade.

Por isso, nesse texto vamos falar um pouco mais sobre um software que revolucionou a comunicação entre empresa e cliente. Seja na área jurídica ou não, contratar um software de chatbot para o seu site pode ser muito produtivo.

Não sabe o que significa esse termo e tem curiosidade em aprender um pouco mais sobre o tema? Neste texto vamos falar um pouco mais sobre o que é um chatbot para site de escritório de  advocacia, como implementar em seu site e como se beneficiar dessa ferramenta.

Navegue pelo conteúdo:

Chatbot para Sites de Escritório de Advocacia

Inicialmente, faremos uma contextualização geral sobre o termo, para que você entenda de maneira mais clara o que é essa ferramenta e como utilizá-la. Posteriormente, começaremos a direcioná-la de maneira mais objetiva para a área jurídica.

É possível dizer que o chatbot é uma ferramenta que tem como objetivo realizar o atendimento ao cliente através de um robô. Mas você deve estar se perguntando, como um robô conseguirá realizar um bom atendimento a um humano?

Pode parecer estranho, mas essas ferramentas são, sim, capazes de realizar um atendimento mais humanizado possível e isso pode ser feito através de diretrizes programadas previamente ou até mesmo através da A.I. (Inteligência Artificial).

De uma maneira geral, o objetivo é automatizar algumas conversas específicas e mais usuais, como, por exemplo:

  • Dúvidas frequentes;
  • Informação de contatos do escritório;
  • Informações institucionais;
  • Direcionamento das conversas para um profissional adequado.

Site para advogados: possibilidades do principal canal de comunicação com clientes

Quando nós falamos em um site jurídico, é certo fazer uma associação rápida à quantidade de demandas que envolvem um escritório de advocacia e à necessidade de se encontrarem soluções para agilizar tais processos.

E é por isso que o chatbot para sites de escritório de advocacia se faz ainda mais essencial. Um detalhe que faz com que isso seja ainda mais claro é a grande proximidade entre cliente e advogado que é exigida nos dias de hoje.

Aqui está um exemplo para você pensar. Não é possível determinar um momento específico do dia para que seu cliente tenha um problema. Conseguir, então, dar o suporte necessário para ele, quando ele precisar e sem ter que mexer um dedo sequer, pode ser muito interessante para manter uma boa relação.

A Siri da Apple ou a Alexa da Amazon são exemplos de robôs que trabalham a partir de inteligência artificial. E com certeza, são verdadeiros facilitadores na vida de quem conseguiu se adaptar a elas.

Se pensarmos que, a cada dia que passa, é mais comum ver novas práticas tecnológicas em escritórios de advocacia, contratar um chatbot para sites de escritório de advocacia pode ajudar a eliminar diversas burocracias. E assim, você disponibilizará de um tempo maior para atividades mais objetivas.

Vantagens do Chatbot para Sites de Escritório de Advocacia

Quando falamos em automação de um chat, nós pensamos em oferecer mais conforto para ambas as partes. Isto significa, portanto, ver vantagens tanto para o escritório de advocacia e suas demandas internas, quanto para o público em geral.

Sendo assim, levantamos alguns pontos específicos que vão te mostrar vantagens de realizar essa automação de chatbot para sites de escritório de advocacia:

Maior proximidade com o público

Apesar de ser um atendimento feito por um robô, toda a programação criada por um desenvolvedor ou software contratado irá gerar respostas humanizadas, para que o atendimento tenha uma linguagem mais próxima.

Assim, é possível gerar respostas e questionamentos automáticos, mas que sejam capazes de entregar, com qualidade, soluções para quem venha até o seu site com dúvidas mais genéricas e objetivas.

Atendimento 24 horas

Nem sempre a gente pode esperar que um usuário encontre o seu site e entre em contato durante o expediente normal. E conseguir atender as pessoas durante todo o dia pode ser um grande diferencial para atrair o usuário e fazer com que ele se torne um cliente futuramente.

Muitas pessoas também estão presas à correria do dia a dia, com isso, passam a ter tempo para solucionar problemas pessoais apenas após o dia de trabalho. Com um chatbot para sites de escritório de advocacia, o seu chat estará disponível para auxiliar um visitante 24 horas por dia.

Agendamento de Reuniões

Um detalhe que é muito importante para a maioria dos escritórios de advocacia que ingressam no mundo digital através de um website, é conseguir automatizar um agenda de reuniões e ter menos um trabalho ao longo do dia.

Através do chatbot, é possível disponibilizar datas e horários para que a pessoa consiga agendar um melhor horário para entrar em contato. O mais interessante é que a inteligência artificial terá todas as informações em mãos. Assim, você pode realizar o agendamento com responsabilidade e sem criar conflitos de horários.

Maior controle do atendimento

Tanto a correria do dia a dia de um advogado, quanto a quantidade de demanda do atendimento pode trazer uma certa dificuldade na hora de organizar todas as conversas e ter o controle sobre o histórico das mesmas.

E é inegável dizer que um robô tem um controle muito mais organizado de processos e conversas. Assim, é possível ter um histórico geral de todas as conversas e ainda conseguir separá-las por categorias, por exemplo:

  • Dúvidas frequentes;
  • Agendamento de horários;
  • Busca por áreas de atuação;
  • Acompanhamento de processos.
  • Entre outras automações.

Qualificação do Leads

A partir do momento em que é possível direcionar o cliente para suas dúvidas com maior facilidade, agendar uma reunião, saber as dores do usuário e conseguir encontrar possíveis soluções sem sequer ter uma conversa direta com ele, fica mais fácil fazer com que ele se torne um cliente.

Desse modo, você terá ciência do que é preciso fazer para atrair ele e oferecer possibilidades para facilitar o fechamento. Seja através da oferta de um plano mais acessível ou de uma reunião com o especialista, é muito mais simples converter uma pessoa quando você consegue levantar quais são as necessidades previamente.

Como encontrar o melhor chatbot para sites de escritório de Advocacia

Hoje em dia é possível dizer que existem milhares de plataformas que oferecem serviços de software jurídico e chatbot para escritórios de advocacia, mas é importante lembrar que você irá depender dessa ferramenta. Dessa forma, ela não pode te deixar na mão em hipótese alguma.

Sendo assim, é fundamental realizar uma pesquisa no mercado. E se possível, é ideal também buscar por indicações com algum conhecido que tenha mais intimidade com esse tipo de serviço. Nós, por exemplo, indicamos os planos de software jurídico oferecidos pelo PROJURIS ADV para a gestão do seu escritório, ainda que não ofereça um chatbot para o seu site.

Apesar disso, é possível utilizá-lo em conjunto a outro sistema de chatbot, de modo a ter o melhor da tecnologia aplicado à sua rotina.

Vale a pena conferir, pois pode ser uma ótima maneira de crescer no mercado jurídico.

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