ChatGPT na advocacia: os advogados serão substituídos por IA?

15/02/2023
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14/10/2024
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7 minutos

Há algumas semanas, o LinkedIn e outras redes foram tomadas por um assunto: o ChatGPT. Alguns amedrontados pela ferramenta previram o fim de diversas profissões – os redatores, os professores, os advogados, os escritores. Outros, encantados por ela passaram a utilizá-la para tudo. E outros ainda estão buscando entender o que é, como funciona e como impacta o mercado, desde seu uso em redações jornalísticas até o uso do ChatGPT na advocacia.

Fato é que, nos dois últimos casos, a conclusão é a mesma: a IA não vai acabar com os profissionais que a ela se adaptarem. Isso significa que, ela não conseguirá substituir os bons profissionais do mercado, mas sim, vai facilitar e destacar aqueles que souberem implementá-la em suas atividades. Portanto, o medo da ferramenta é a primeira crença que temos que quebrar.

Neste artigo, vou te contar um pouco mais sobre o ChatGPT, como ela muda nosso mercado e como utilizá-la. Vamos lá?

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O que é o Chat GPT?

O ChatGPT é uma algoritmo criado pela empresa OpenAI que se baseia, como o nome da companhia diz, em Inteligência Artificial (IA). A inovação, que abalou as notícias dos últimos dias, é uma ferramenta onde se faz uma pergunta e a mesma, em segundos, escreve uma reposta.

Com seu desenvolvimento pautado em machine learning (aprendizado de máquina) e redes neurais, a novidade assustou alguns profissionais, especialmente após a notícia de que um homem lançou um livro feito com a IA. Acontece que, o livro recebeu diversas críticas por ter uma linguagem extremamente impessoal e até mesmo levantou-se a discussão acerca de Direitos autorais.

Isso porque, a ferramenta trata-se de uma IA, ou seja, não se utiliza de criatividade para as respostas que podemos encontrar nela, mas sim, conteúdos já existentes.

É por essa razão, justamente, que não devemos temer o ChatGPT, pelo contrário, os profissionais mais entusiastas da IA apontam que o importante é saber utilizá-la. Isso porque, é sim um modelo bastante avançado de geração de texto e pode apoiar muitos profissionais em suas produções textuais, incluindo, advogados e advogadas.

Como utilizar o ChatGPT na advocacia?

Embora possa “assustar” alguns profissionais, como já falamos, é possível utilizar o ChatGPT na advocacia para diversas atividades e ser o tipo de profissional que, ao invés de rejeitar a ferramenta, encontra maneiras de utilizá-la e sai a frente do mercado. Vamos ver algumas maneiras de utilizar o ChatGPT na advocacia.

1 – Produção de peças processuais com o ChatGPT na advocacia

Uma das atividades do dia a dia da advocacia é a produção de peças processuais, contratos e outros documentos. Acontece que, o tempo que se dedica nessas produções não é, necessariamente, vantagem para os escritórios.

Assim sendo, possuir uma ferramenta que reduza o tempo dessa produção é essencial. Dessa forma, os profissionais podem se dedicar mais ao estudo dos casos e elaboração de teses, bem como, ao atendimento a seus clientes.

Agora, com o ChatGPT é possível facilitar essa produção. Isso porque, você pode simplesmente solicitar a peça que deseja e a IA irá gerar um documento como o que o advogado ou a advogada necessitam. É claro que, não se excluirá o trabalho de revisão para o documento ficar ainda melhor, uma vez que, por se tratar de uma inteligência artificial, o texto ainda pode vir com imprecisões – segundo a própria empresa, a OpenAI, apontou.

Além disso, com o texto gerado pela IA, você pode utilizar o tempo para, como já dito, revisá-lo e também para aplicar as técnicas do Legal Design (ou Visual Law).

Dessa forma, você tem peça mais fáceis de serem lidas e feitas em menor tempo. Mas vale lembrar, o ChatGPT pode ser utilizado tanto na versão gratuita, quanto na versão paga. A primeira, pode muitas vezes ficar fora do ar devido ao número de pessoas a ela conectados. Já a segunda, a própria empresa diz não ter estes problemas. Logo, se você deseja utilizar a ferramenta com constância, recomenda-se adquirir a versão paga.

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2 – Marketing jurídico com IA

Outra maneira de utilizar o ChatGPT na advocacia é para a produção de conteúdo jurídico, ou seja, para fazer a divulgação do seu trabalho. Muitos advogados ainda não sabem como começar a produzir conteúdos jurídicos, seja por falta de tempo ou por não saber como começar.

Para o segundo caso, recomendamos as leituras:

Já em relação à falta de tempo, é aí que entra o ChatGPT. Após definir a estratégia de marketing de conteúdo, é hora de colocar a mão na massa. Independente se for você que irá produzir o conteúdo ou um profissional especializado, o uso da IA pode ser um diferencial para a velocidade da produção.

Isso porque, o ChatGPT pode ajudar em caso de bloqueios criativos, na estruturação de artigos e até mesmo, na sugestão de um texto para determinado tema.

Claro que, sempre será necessário lapidar a produção, com revisões, checagem das informações e melhora na escrita do texto, uma vez que a IA pode sugerir textos muito genéricos. Mas, sem dúvidas, ela será de grande auxílio para que a produção ganhe celeridade e todos tenham mais tempo para focar em atividades mais intelectuais.

3 – Dúvidas dos clientes

Outra maneira que pode auxiliar na advocacia é que a IA pode responder algumas dúvidas pontuais de clientes e, até mesmo, construir para eles alguns documentos, caso solicitem. Desse modo, a quantidade de vezes que seu cliente precisará de você para dúvidas pequenas irá diminuir e você, advogado, poderá dedicar mais tempo para atividades que exigem seu intelecto.

Preciso ter medo do ChatGPT na advocacia?

A resposta para essa pergunta é: não, você não precisa ter medo do ChatGPT. Pelo contrário, você precisa aprender a utilizá-lo para favorecer o seu trabalho.

Além disso, você se lembra de quando a televisão surgiu e as pessoas acreditavam que a rádio ia acabar? Ou quando surgiram os E-books e as pessoas acreditavam que os livros físicos iam acabar? Ou até mesmo quando as Lawtechs e Legaltechs surgiram? Os primeiros softwares? Você se lembra do medo que advogados e advogadas tinham de serem substituídos por esses sistemas? Não aconteceu, não é?

As inovações são apenas formas de tornar o mercado de trabalho mais célere, assim, temos mais tempo para as atividades diárias e para trabalhar o nosso life work balance (Equilíbrio entre vida e trabalho – tradução livre).

E por falar em inovação, o Projuris ADV é um software jurídico que pode te auxiliar em dois dos três pontos elencados em relação ao ChatGPT. Em relação à produção de documentos, o sistema conta com uma funcionalidade chamada “propositor de documentos” que te permite criar modelos de peças processuais – e te oferece alguns modelos também – onde você só precisa alterar as informações específicas do processo.

Também possui uma área do cliente, onde seu cliente pode, sozinho, consultar os andamentos do processo em que ele é partícipe, sem precisar do seu atendimento para isso. Para saber mais sobre o Projuris ADV, faça um teste gratuitamente clicando aqui.

Saiba mais sobre como usar o ChatGPT e outras inteligências artificiais no jurídico:

Principais perguntas sobre o assunto

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um algoritmo desenvolvido com base em Inteligência Artificial e permite que o usuário faça perguntas ou solicitações que criam, em segundos, textos sobre o tema buscado.

Como usar o ChatGPT?

Para usar o ChatGPT basta acessar a ferramenta com seu login do Google ou Facebook. A ferramenta abre um chat, similar a um Chatbot, onde você escreve suas perguntas e a IA responde com o solicitado. Para acessar clique aqui.

Quem é o dono do ChatGPT?

A empresa criadora do ChatGPT é a OpenAI, que tem aporte financeiro de vários nomes como: Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX; Sam Altman, que está à frente das operações; Peter Thiel, cofundador do PayPal; e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros.

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  1. Excelente artigo.

    O ChatGPT é uma ótima ferramenta que os advogados podem usá-la ao seu favor, de igual modo as demais que já são utilizadas. Não deve-se haver nenhum temor sobre substituição de advogados humanos por robôs ou algoritimos.