Transformação nas relações de trabalhos tem afetado os mais diversos profissionais, atingindo também advogados autônomos e escritórios.
Se antes era necessário que um profissional soubesse trilhar pelas leis com facilidade, encontrando os melhores caminhos e amparando os clientes judicialmente, hoje é preciso muito mais.
Capacidade de negociação, disponibilidade e facilidade de trabalho em equipe, conhecimento amplo e em vários setores, atualização constante não só sobre a legislação, mas sobre tudo que acontece com a organização para quem presta serviço são habilidades básicas que um profissional de sucesso precisa ter.
Autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais são características de pessoas que têm inteligência emocional, o que as deixa mais perto do sucesso profissional.
A autopercepção permite que as pessoas se conheçam bem e identifiquem a sua reação e postura frente a qualquer questão que venha a enfrentar.
O autocontrole faz com que o indivíduo saiba controlar as emoções e a automotivação é a capacidade de conseguir estar sempre motivado para poder conquistar os seus objetivos.
A empatia ajuda nas relações de trabalho graças à habilidade de comunicação interpessoal e, por fim, as práticas sociais facilitam o trabalho em equipe, algo praticamente exigido pelas empresas hoje.
Essa é a palavra da vez, independentemente da área de atuação. É através da capacidade de empreender que o profissional criará seu diferencial e começará uma carreira de sucesso.
Um empreendedor nato consegue levar para a organização para a qual trabalha ideias inovadoras que fortalecem a instituição. É isso que o mercado procura, um profissional que venha a somar na empresa não só em sua área, mas como um todo.
O “saber ouvir” é algo essencial. Só assim a pessoa consegue trabalhar em equipe, escutar as opiniões e colaborar a construção de uma solução do problema em conjunto com os demais.
Com os clientes, esse tipo de atitude ajuda a convencer e estabelecer um vínculo de confiança. Já dentro de uma empresa, torna o convívio mais harmonioso, aumentando a produtividade.
Característica essencial para qualquer profissional, a comunicação deve ir muito além da habilidade verbal, pois o corpo fala muito e o advogado tem que usar isso a seu favor.
Tendo uma boa comunicação interpessoal fica mais fácil ser persuasivo e fazer com que as pessoas enxerguem as coisas de uma maneira emocional e não apenas racional.
Os conflitos fazem parte do dia a dia de um advogado autônomo e escritórios, e é preciso resolver esses problemas e divergências dentro da lei. Ser flexível ajuda a negociar melhor e a habilidade de negociação é essencial para a resolução de conflitos sociais.
É através desse poder de ceder e negociar que a melhor solução será acordada para a empresa para qual o profissional presta serviço ou que a indenização a ser paga pelo seu cliente será a menor possível, dentro da legislação. É uma característica básica para qualquer profissional de sucesso.
Há alguma outra característica que você ache que merece destaque? Conte pra gente!
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email