Como captar clientes na advocacia é uma das maiores dúvidas e um dos principais desafios para escritórios de advocacia. Isso se deve muito por conta do aumento no número de profissionais, gerando muita competitividade. Além disso, não podemos esquecer das limitações legais impostas pelo Código de Ética e Disciplina da profissão.
O cenário pode parecer desfavorável. Todavia, com o avanço da internet, os escritórios de advocacia de pequeno e médio portes passaram a se sentir cada vez menos intimidados diante da concorrência. Eles passaram a competir de igual para igual com players maiores. Para lidar com o expressivo crescimento do número de advogados no Brasil, então, muitas bancas passaram a investir em ideias diferenciadas para destacar a marca de forma ética.
As principais iniciativas adotadas pelos escritórios de sucesso para conseguir captar clientes na advocacia combinam três fatores:
Por isso é cada vez mais estratégico gerenciar adequadamente o relacionamento com os clientes por meio do uso de um software jurídico.
A modernização na gestão do escritório de advocacia é considerada uma boa prática a ser adotada. A partir da utilização de ferramentas tecnológicas, a atuação jurídica dos profissionais se torna ainda mais eficaz. Características que proporcionam um melhor atendimento aos atuais clientes, por conseguinte, aumentam as chances de captar clientes na advocacia.
Mesmo com as restrições impostas aos profissionais no que se refere ao uso da publicidade em relação a como captar clientes na advocacia, não é de hoje que o Marketing Jurídico vem sendo explorado no setor. O uso de técnicas para fidelizar e conquistar novos clientes está ganhando cada vez mais força. Principalmente pelo fato de que 45% da população brasileira está conectada à internet.
Países como a China, por exemplo, já usam aplicativos para conectar clientes e advogados com a ajuda de dispositivos eletrônicos — uma espécie de Uber jurídico para captar clientes na advocacia. Apesar dessa ser uma realidade distante para os advogados brasileiros, alguns escritórios perceberam os benefícios de aumentar a presença online.
No “Guia de networking para advogados”, disponível gratuitamente, é possível conferir orientações para implementar a estratégia ideal de marketing jurídico para o seu escritório. Aproveite para conferir a seguir algumas dicas para fazer isso corretamente, com baixo investimento.
As estratégias de como captar clientes na advocacia não precisam ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. Através de algumas ferramentas de prospecção de clientes, você pode conquistar e fidelizar mais pessoas, sem cair nas estratégias típicas de marketing ou na mercantilização da advocacia. Algumas estratégias de conquista de clientes que podem ser utilizadas, por exemplo:
O inbound marketing jurídico mostra que é possível promover o seu produto sem incidir nas restrições do Código de Ética da OAB. E vale a pena investir nessa estratégia para atrair clientes na advocacia.
Antes de implementar as estratégias de marketing jurídico ou mesmo de investir no seu escritório de advocacia, é preciso definir um perfil de clientes. Quando se conhece aquele para quem serão oferecidos os serviços, a tomada de decisão é mais assertiva. Por exemplo, a área de atuação do escritório pode definir o local em que ele será sediado. Se você atua na área do Direito do Trabalho, é interessante estar próximo do centro de serviços da sua localidade, porque é onde haverá a maior demanda.
Ademais, o perfil do cliente auxilia na construção de uma estratégia de marketing jurídico. Através do que se conhece como Jornada de Compra, pode-se entender o momento do seu possível cliente. E agir para chegar a ele no momento exato da sua necessidade.
A comunicação é um item essencial nas estratégias de conquista de clientes na advocacia. Para conquistar uma presença digital relevante, é necessário investir em ações de Marketing Jurídico no dia a dia da banca. Algumas estratégias já podem ser colocadas em prática, inclusive com pouca verba. É o que acontece, por exemplo, com os blogs jurídicos e as redes sociais.
Criar um blog jurídico é uma ótima estratégia de como atrair clientes para o seu escritório de advocacia. Ao criar e manter um blog para o seu escritório, as pessoas passam a localizar os seus serviços pela internet com mais facilidade. Afinal, milhares de pessoas pesquisam no Google por soluções para seus problemas, sejam eles jurídicos ou não.
Estar bem posicionado na plataforma pode impulsionar o seu negócio, auxiliando na forma de como captar de clientes na advocacia com baixo investimento. Saiba como posicionar melhor o seu site no Google e conheça os benefícios dessa prática para captar clientes na advocacia. Ainda, você pode conhecer as estratégias de uso do Google Adwords na advocacia.
Além de apoiar na prospecção de clientes com ética, a iniciativa ajuda a fortalecer a marca do escritório e ampliar o relacionamento com atuais clientes.
Além do blog, você pode – e deve – manter as suas redes sociais e as de seu escritório ativas. Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube e o próprio Whatsapp mostram-se cada vez mais importantes na conquista e na retenção de clientes. Nas suas redes você pode atrair seu público com publicações relevantes e interagir com ele. Dessa maneira, não apenas os clientes o conhecem melhor enquanto profissional, como também passam a confiar mais no seu trabalho.
A forma mais eficaz de captar clientes na advocacia ainda é a publicidade “boca a boca”. Por isso, promover o networking com os que usam e são parceiros do seu negócio pode contribuir para o crescimento sustentável da banca a longo prazo. É fundamental incentivar a gestão eficaz do escritório. Essa iniciativa contribui para que gestores e profissionais tenham visão mais estratégica da sua carteira de clientes.
Ao conhecer com profundidade os atuais usuários do escritório, é possível identificar a área de atuação e os trabalhos mais buscados. Também é possível ver novas demandas jurídicas que estão surgindo e que podem ser atendidas. Uma gestão de clientes bem feita impacta no aumento da receita do escritório de advocacia. Isso porque, ao garantir a satisfação deles, as chances da banca ser recomendada à outras pessoas são maiores. Além disso, a indicação feita por clientes satisfeitos aumenta a credibilidade da banca. Como resultado, o seu escritório conquista uma ampla rede de relacionamentos.
O Cadastro Nacional de Advogados ou CNA é uma fonte de contatos de advogados em diversas áreas do país. E ser utilizado como fonte de pesquisa de profissionais. Assim, não é apenas uma forma de conseguir o contato de outros profissionais. Também é um modo de disponibilizar seu contato a todos aqueles que desejarem contacta-lo, como eventuais clientes. Portanto, pode ser uma estratégia de captação de clientes.
Foi-se o tempo em que os clientes não tinham acesso às informações. Com a internet, eles podem buscar soluções para os seus problemas e buscar aquele profissional que pareça melhor atender às suas necessidade. Uma vez que cheguem a um nome, contudo, é preciso verificar a qualificação desse profissional. E conferir, dessa maneira, se o que se fala é verídico. Por essa razão, o Cadastro Nacional de Advogados acaba sendo importante em como captar clientes na advocacia. Se o seu cadastro está atualizado, as chances de um eventual cliente ou de um parceiro de networking confiar em você são ainda maiores.
Em um mercado cada vez mais concorrido, é importante ter diferenciais nos serviços prestados aos seus atuais clientes. Afinal, já são mais de 1 milhão de advogados atuantes no Brasil.
Investir na ampliação da rede de relacionamentos pode fazer com que a banca seja recomendada por parceiros estratégicos e, consequentemente, consiga captar clientes na advocacia. Além de proporcionar um atendimento de qualidade, os profissionais precisam ainda marcar presença em eventos e reuniões para promover a sua marca.
Outra dica de diferencial é investir no branding para a prospecção de clientes. A partir do momento em que você investe na sua marca, as pessoas passam a reconhecer o seu trabalho como seu. Isto contribui para que mais pessoas conheçam o seu trabalho, mas também para que confiem em você.
Investir em ferramentas tecnológicas para promover uma gestão eficaz do escritório é alternativa para quem deseja modernizar a prática jurídica. A partir da adoção de um software jurídico que opera na nuvem, é possível fazer o registro e o acompanhamento de atendimentos e processos, gestão de tarefas e compromissos, entre outras atividades relacionadas aos atendimentos.
Além disso, com o uso deste recurso, os gestores conseguem gerenciar as informações de todas as áreas do escritório de forma integrada, e acessá-las por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. A tecnologia permite ainda que o profissional tenha uma agenda jurídica organizada, capaz de proporcionar a integração entre as atividades do escritório e os compromissos pessoais, o que garante uma atuação mais profissionalizada.
Imagine que você vai a uma loja e encontra um vendedor desmotivado. Ele mal o olha, não responde suas perguntas ou, se responde, não o faz com interesse. Isto claramente afeta, então, a sua relação com aquela loja. Na advocacia, contudo, isto não é muito diferente. Um cliente que chega ao seu escritório, chega com um problema que, para ele, pode ser uma questão importante, não importa o grau de complexidade do processo ou o valor da causa. E ele espera ter o melhor atendimento.
Portanto, motivar a equipe do escritório também é um estratégia de como captar clientes na advocacia. Além de repercutir na produtividade, a motivação gera mais respostas positivas. Um profissional motivado tem mais chances na aquisição de clientes na advocacia, de reter esse cliente e de transformá-lo em um promotor da marca.
Para isso, além de dicas de gestão de equipes, pode-se utilizar de novas metodologias, como o gamification na advocacia. A técnica emprega nos escritórios lógicas típicas dos games. Ou seja, trabalha com a ideia de recompensas pelos resultados por meio de elementos como:
Pode-se, por exemplo, definir uma meta de prospectar mais clientes. E aquele que se sair na frente, pode ganhar um bônus por isso.
Integrar todas as iniciativas apontadas garante uma gestão de escritório de advocacia mais estratégica. Ao modernizar as principais rotinas administrativas e operacionais da banca torna-se viável a adoção de iniciativas inovadoras de como captar clientes na advocacia sem que isso impacte na qualidade dos atendimentos prestados.
Um dicas de gestão na advocacia é utilizar a metodologia da análise SWOT em escritórios de advocacia. Por meio da análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu escritório, você pode extrair um diagnóstico dele. E assim, descobrir quais estratégias pode implementar para melhorar o desempenho no mercado jurídico.
Por fim, a informatização dos escritórios de advocacia é primordial para tornar a rotina dos profissionais mais eficaz e produtiva, influenciando positivamente na prestação do serviço jurídico de forma estratégica e com qualidade diferenciada.