7 dicas de como cobrar honorários advocatícios do cliente
Mais do que conquistar uma clientela, todo advogado tem o desafio criar sua maneira de como cobrar honorários advocatícios dos seus serviços. Além de precificá-los de forma justa e competitiva, o profissional precisa minimizar o risco da inadimplência.
A inadimplência é uma questão para inúmeras empresas, não somente para os escritórios de advocacia. Contudo, a maioria dos escritórios atua em um sistema de pagamentos recorrentes. Portanto, deve-se pensar na recorrência como um elemento determinante na hora de gerir os honorários advocatícios.
Além de uma boa gestão financeira, então, é fundamental buscar práticas efetivas que diminuam ao máximo o atraso ou mesmo o cliente que não paga honorários.
Para combater a inadimplência de forma eficiente, além de usar boas práticas já consolidadas no mercado, o advogado deve contar com algumas estratégias utilizadas também pelas empresas de cobrança.
Conhecer e saber como utilizar uma régua de cobrança, assim, é o primeiro passo para evitar que a inadimplência se transforme em sérios problemas financeiros.
Neste post, então, mostramos quais são as práticas mais utilizadas de como cobrar honorários advocatícios do cliente. Mas também mostramos de que maneira é possível estabelecer uma regra de cobrança para o seu escritório.
Esperamos que com esses novos conhecimentos e dicas, você seja capaz de ter mais prosperidade com seu escritório. E que evite, dessa forma, desgastes, frustrações, dívidas e problemas financeiros.
Algumas medidas são essenciais e devem ser estabelecidas desde o primeiro contato com o cliente. Algumas das boas práticas de como cobrar honorários advocatícios que podem evitar, ou ao menos, minimizar o risco da inadimplência são:
1. Formalize um contrato de honorários advocatícios
Embora todo advogado saiba da importância de um contrato dentro de qualquer relação de prestação de serviços, muitos acabam agindo de forma negligente. Desistem, assim, de firmar um contrato de honorários junto ao cliente.
Essa medida, no entanto, pode trazer enormes prejuízos ao próprio advogado. Isto, especialmente, no que se refere a como cobrar honorários advocatícios.
Um contrato de honorários advocatícios serve para esclarecer muitas questões que costumam ser mal-entendidas pelos clientes. É o caso, por exemplo, da cobrança de custos ou mesmo diligências. E este são elementos imprescindíveis em uma calculadora de honorários advocatícios.
Além de evitar problemas e mal-entendidos, os contratos deixam claras as datas de pagamento. E isto caracteriza a inadimplência de forma simples e objetiva.
Serviço feito, serviço pago. Essa deve ser a premissa de qualquer profissional e um contrato não deixa margem para discussões acerca disso. Logo, é um documento que jamais deve ser evitado.
2. Ofereça alternativas para o cliente efetuar o pagamento dos honorários advocatícios
A tecnologia trouxe uma série de facilidades quando o assunto é pagamento. Além de realizar transferências pelos sistemas de bankline, hoje os clientes podem efetuar pagamentos pela internet na velocidade de alguns cliques.
Sistemas como o PagSeguro, Moip, Paypal e outros permitem que o cliente realize o pagamento com um simples toque na tela do celular de forma rápida e muito eficiente. E são, assim, exemplos de como cobrar honorários advocatícios.
Muito embora a tecnologia venha revolucionando esse sistema, porém, pode haver problemas. Nem sempre o cliente tem a senha do bankline ou consegue baixar o aplicativo no celular para efetuar o pagamento por esses tipos de sistema.
A melhor forma de garantir que o cliente pague, portanto, é dar diversas opções. Se o cliente não se vir sem saída para a recusa de pagamento, terá mais chances de pagar.
Quanto mais facilidades e comodidades o escritório oferece na hora de realizar o pagamento de honorários advocatícios, menores são as chances da inadimplência.
3. Tenha um fluxo de caixa e gerencie seu fluxo de pagamentos
Para manter uma boa gestão financeira em escritório de advocacia, o advogado precisa saber precificar seus serviços. E, claro, precisa conhecer formas efetivas de cobrar honorários advocatícios.
Manter um bom controle do fluxo de caixa em seu escritório de advocacia é uma das principais medidas para assegurar uma boa saúde financeira.
Como a maioria atua com pagamentos recorrentes, é fundamental saber quando esses pagamentos devem ocorrer. E através dessa previsão, saber, então, de que maneira o financeiro do escritório está equilibrado.
Além de monitorar o fluxo de caixa, o advogado também deve gerenciar o fluxo dos pagamentos. Ou seja, em um período de 12 meses, o advogado deve ter clareza sobre o que deve receber. Assim, terá condições de diversificar seu fluxo de recebimentos.
Este tipo de medida auxilia na diminuição do seu ciclo de faturamento mensal. E torna, dessa forma, o risco de dívidas e problemas financeiros menor.
4. Identifique a inadimplência o mais rápido possível
Assim como qualquer outro problema, identificar sua existência é a melhor maneira de evitar que ele cresça. Por isso, mensalmente seu escritório deve ter uma lista com todos os clientes que estão inadimplentes e os números reais da inadimplência.
Todos nós temos a tendência de ignorar nossos problemas e com a inadimplência não é diferente. Por isso, verifique:
- quem são os clientes inadimplentes;
- quanto tempo estão inadimplentes;
- qual o tamanho do déficit decorrente da falta de pagamento.
Tenha isso documentado para pensar e refletir ações. É uma visão, enfim, de como minimizar o prejuízo e como cobrar os honorários advocatícios devidos da melhor forma.
5. Mantenha um bom canal de comunicação
Muitos clientes deixam de pagar, pois não estão satisfeitos com os serviços jurídicos ou porque tiveram alguma expectativa frustrada. Para evitar problemas, desentendimentos e, consequentemente, a inadimplência, uma boa dica é manter um canal de comunicação aberto com o seu cliente. Isto pode ocorrer por e-mail, whatsapp para advogados, ou mesmo um software jurídico com área para clientes.
De tempos em tempos, procure realizar pesquisas de satisfação e peça feedbacks para entender se o seu cliente anda satisfeito e gosta dos serviços que são prestados por você.
6. Contrate um profissional ou mesmo uma empresa para fazer suas cobranças
Imagine que por alguma razão você deixou de pagar por um serviço. Agora imagine que o próprio profissional é quem vem te cobrar pelo pagamento não realizado.
Esse tipo de situação pode ser bastante desgastante e constrangedor para ambas as partes, não é mesmo? Por isso, evite ao máximo se envolver com o processo de cobrança, especialmente na condição de prestador se serviços.
Se possível, contrate um profissional para realizar as cobranças ou uma empresa especializada.
Essa é uma maneira de como cobrar honorários advocatícios e evitar uma série de desgastes entre você e o seu cliente que podem resultar em um rompimento de contrato definitivo.
Assim, considere contar com um terceiro para efetuar as cobranças dos honorários advocatícios de seu escritório.
7. Tenha uma régua de cobrança
Por fim, uma das maneiras de como cobrar honorários advocatícios que pode ser adotada pelo seu escritório é a régua de cobranças.
Para quem não conhece a régua de cobrança, trata-se de um sistema de lembretes amplamente utilizado por empresas de cobrança. E nada mais é que um aviso ao cliente devedor sobre vencimento de sua fatura. Dessa forma, ele é estimulado a entrar em ação e pagar a quantia devida.
Este tipo de ação é aplicada por muitas empresas, mas ainda pouco explorada no universo dos escritórios de advocacia. Todavia, vem se mostrando uma forma bastante eficaz de diminuir a inadimplência e todos os efeitos negativos que ela gera ao faturamento.
Essa medida, na verdade, é uma espécie de metodologia que vem gerando muitos resultados positivos, especialmente no caso de pagamentos recorrentes.
Escritórios de advocacia podem contar com a sua própria régua de cobrança, minimizando assim a inadimplência e todos as suas consequências negativas.
Implementando uma régua de cobrança em seu escritório
A régua de cobrança nada mais é do que uma metodologia que ajuda qualquer empresa, incluindo os escritórios de advocacia a organizarem toda processo de cobrança, visando o efetivo pagamento.
Trata-se, portanto, de uma estratégia, que possibilita ao advogado usar as maneiras certas na hora certa de cobrar. E garante, assim, maior eficiência e queda da inadimplência.
Essa metodologia consiste na elaboração de um sistema de lembretes que avisa o cliente sobre o vencimento de suas faturas.
Esse tipo de ação vem se mostrando bastante eficaz, ajudando diversas empresas a minimizarem as consequências negativas que a inadimplência acaba trazendo para o faturamento e para o dia a dia de todo negócio.
Para se criar uma régua de cobrança efetiva é preciso estar atento aos detalhes que vão desde o prazo dos lembretes até a forma de abordagem.
Dependendo do tipo de cobrança realizado pelo escritório, é necessário adotar ações específicas incentivando assim o pagamento. Portanto, de acordo com o sistema e do tipo de pagamento, o tempo para o envio de lembretes e a forma pode variar.
Em regra, a primeira medida a ser realizada pelo escritório é o envio de mensagens antes da data do vencimento para lembrar o cliente.
Muitos clientes se esquecem de efetuar o pagamento de honorários advocatícios, especialmente em razão de uma rotina atribulada e corrida. Com pequenos lembretes antes do vencimento você auxilia a não esquecer e encoraja assim o pagamento.
Caso exista a inadimplência, o escritório deverá enviar então uma mensagem informando a falha no pagamento. Esta mensagem também deve pedir providências do cliente no sentido de sanar a dívida.
Como fazer um e-mail de cobrança efetivo
O e-mail deve sempre contar com um título chamativo. Além disso, a nova data de vencimento e o valor da cobrança com boleto atualizado deve estar em destaque.
Sempre que possível, mantenha uma área do cliente que possibilite a consulta sobre os serviços não pagos. Isso evitará discussões e dúvidas questionando o pagamento dos honorários advocatícios.
Além do e-mail, a cobrança via SMS é outra medida que vem sendo utilizada e que, assim como o e-mail, também pode trazer resultados positivos.
Antes de implementar uma régua de cobrança, definindo quais serão as ações e prazos, o advogado deve avaliar o perfil do cliente e identificar os casos de reincidência.
Esse tipo de ação é essencial para que o advogado possa se decidir se quer manter um cliente aplicando regras mais estritas na cobrança ou se simplesmente retira aquele cliente de sua cartela, abrindo espaço para uma nova prospecção.
Outro benefício da régua de cobrança é a otimização do tempo da cobrança. Em geral, com pequenos lembretes, o advogado é capaz de obter mais resultados, tornando o financeiro do seu escritório muito mais produtivo.
Embora a régua de cobrança seja uma metodologia única, o advogado pode utilizá-la adaptando à realidade de seu escritório.
Assim, o número de ações e os prazos podem ser customizados de acordo com a percepção e a sensibilidade do profissional na hora de cobrar seus clientes.
Ação: a única maneira de garantir o pagamento de honorários advocatícios
A inadimplência não é um problema exclusivo dos escritórios de advocacia. Toda empresa hoje lida, em maior ou menor grau, com essa questão. Minimizar os riscos e as consequências da falta de pagamento não é uma tarefa simples. Requer, desse modo, estratégia por parte do advogado.
Saber exatamente quem são os clientes inadimplentes e qual o tamanho da dívida é o primeiro passo para montar um plano de ação e saber como cobrar honorários advocatícios. É preciso pensar também em medidas que evitem tanto o atraso quanto a própria falta de pagamento dos honorários advocatícios.
Neste material buscamos mostrar algumas medidas de como cobrar honorários advocatícios do cliente que podem ser adotadas pelo escritório, como implementar uma régua de cobrança.
Esperamos você tenha mais ferramentas para tomar decisões assertivas, criando um verdadeiro plano de guerra contra a inadimplência.
Embora não exista uma receita que seja capaz de converter devedores em bons pagadores, é preciso testar e mudar até que os impactos negativos dessa prática deixem de afetar seu negócio.