Segundo levantamento realizado pelo Serasa Experian, 61,2 milhões de consumidores estavam inadimplentes até abril deste ano. Ao todo, esses consumidores somavam uma dívida de R$ 271,7 bilhões. E como a sociedade é um organismo vivo, obviamente estes números irão impactar nas empresas.
O aumento gera, por exemplo, um aumento na demanda por contratos de refinanciamento de dívidas – tarefa esta que envolve o setor jurídico da empresa.
Pode não ser obrigação dos advogados se envolverem na negociação dos débitos e redefinição de taxas de juros, mas o setor jurídico pode ser muito útil se agir como suporte ao financeiro da empresa nessas horas, alertando, por exemplo, para as regras e parâmetros de negociação e cobrança entre as partes, definidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para formalizar o acordo, um instrumento com todas as informações acordadas pelas partes deve ser gerado pela área jurídica. Ele é chamado de Contrato Particular de Confissão de Dívida e Outras Avenças.
A demanda de geração de contratos dessa natureza cresce assustadoramente em períodos de crise econômica como a que estamos atravessando nos últimos tempos, onde a inflação cresce e as ofertas de emprego diminuem.
Por isso, as empresas precisam buscar formas de automatizar as etapas dessa tarefa, tornar mais efetivo o controle e armazenamento desses contratos e garantir que os termos acordados sejam sempre cumpridos por todas as partes envolvidas. A utilização de um software de gerenciamento jurídico é altamente recomendada para gestão de toda essa demanda.
O Projuris Empresas, através de sua integração com os ERPs, possibilita um completo controle de inadimplências e cobranças. Dentro dele, existe um módulo de contratos desenvolvido especialmente para que empresas possam gerenciar demandas desse tipo. É possível:
- Realizar um controle detalhado de fluxo e de aprovação dos contratos;
- Emitir automaticamente um documento/acordo com os dados das partes;
- Controlar os prazos a serem cumpridos e as garantias envolvidas.
O sistema possibilita também que você armazene os documentos digitais, colocando eles na mesma pasta de todas as demais informações do contrato, de forma que você possa acessá-los a qualquer momento com muito mais facilidade.
O ProJuris Para Empresas conta ainda com um módulo de gestão de assinaturas, disponibilizando a assinatura digital e um workflow de requisições, que acelera as etapas de evolução do contrato, e com uma biblioteca jurídica, onde você poderá estabelecer padrões para minutas e outros modelos de documentos que desejar.