7 dicas para um advogado ter clientes mais fiéis

26/10/2017
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14/10/2024
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A retenção de clientes é um artifício relevante de sustentabilidade, tão ou mais relevante que a captação de novos clientes.

Mais um ano se aproxima e é preciso pensar na retenção de clientes como uma estratégia de crescimento.

Entretanto, nem todos os advogados são têm facilidade neste quesito, sendo necessário aprender técnicas para ter uma ótima retenção de pessoas em sua carteira fixa de clientes.

Mas como fazer isso? Como fidelizar seus clientes para que eles sempre disponham do seu serviço e ainda façam, consequentemente ao bom atendimento, boas recomendações?

Para reter clientes na advocacia é preciso seguir ações estratégicas.

Conhecer seus clientes, criar programas de facilitação de serviços jurídicos, estar nas redes sociais, fazer e-mail marketing, pedir feedback constante e, claro, oferecer um serviço excelente.

Confira dicas:

Conheça seus clientes

Dependendo da área jurídica de sua atuação, bem como da cidade ou região onde você opera mais, seus clientes podem ser bem distintos daqueles que frequentam os escritórios de outros colegas de profissão.

Mais do que conversar com os advogados de sua rede de contatos sobre técnicas de captura e retenção de clientes, vale a pena conhecer a fundo as características, as demandas e aspirações de quem costuma procurar por seus serviços.

Crie programas de facilitação de serviços jurídicos

Muitos escritórios têm contratos ajustados com associações, grupos diversos e empresas, para que lhes ofereçam determinados serviços jurídicos a preços mais baixos ou de forma regular, em troca de receber pagamentos mensais para tal disponibilidade.

Podem-se adaptar acordos desse tipo com várias pessoas jurídicas e pessoas físicas também, garantindo uma renda fixa ao mês e também o retorno desses clientes.

Esteja nas redes sociais

A internet é uma forma prodigiosa para manter relacionamentos com seus clientes. Devem-se aproveitar as mídias virtuais para gerar conteúdos ricos e relevantes, fazendo publicações de textos, vídeos e imagens.

As pessoas podem ler e se inteirar de notícias importantes, além de comentar e passar adiante suas publicações por meio de curtidas e compartilhamentos. Essas táticas são valiosas tanto para a captura de novos clientes, quanto para sua fidelização.

Faça e-mail marketing

Utilizar mensagens de correio eletrônico é uma ótima maneira de não deixar que seu escritório seja esquecido.

Além disso, podem-se usar newsletter para informar os clientes sobre notícias que possam ser de seu interesse.

Esteja frequentemente presente de forma agradável na rotina do cliente para que você seja lembrado em momentos chave.

Entenda as razões que levaram os clientes a você novamente

Quando se deseja capturar mais clientes, é importante discernir as fontes que fizeram com que essas pessoas chegassem até seu escritório: se foi por indicações, se foi o anúncio em jornal, se foi sua estratégia de marketing on-line, e assim por diante. Isso vai lhe dar precisão na hora de ver o que tem dado certo e o que não está funcionando nas suas ações publicitarias.

O mesmo pode ser dito na hora de fidelizar os clientes: entenda as razões que os trouxeram novamente ao seu escritório, e fomente as iniciativas que mais dão resultado.

Ofereça um atendimento excelente

O cliente deve confiar em seu advogado. E para isso não basta demonstrar que conhece muito as disciplinas jurídicas com as quais trabalha.

Na hora de analisar o potencial de sindicabilidade do caso jurídico que a pessoa levou até você, ouça atentamente a sua versão dos fatos, seja educado e honesto.

Sempre lhe exponha, de maneira clara, os possíveis encaminhamentos de uma medida jurisdicional para a sua situação.

Peça sugestões e feedbacks aos clientes

Vale a pena que o advogado saiba como cada cliente se sentiu atendido pelo seu escritório.

Dê um telefonema para as pessoas e converse de maneira franca com elas, anotando os pontos mais fortes e aqueles que precisam ser melhorados.

Convide-as a dar sugestões, pois isso pode trazer benefícios por agregar diferentes perspectivas dos fatos.

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