Quem trabalha com a prática jurídica sabe: sem organização é impossível levar o trabalho adiante. Não é possível deixar totalmente de lado, ainda que momentaneamente, um processo ou cliente.
Às vezes, não é possível deixar trabalho para o dia seguinte, uma vez que novas demandas surgem e exigem atenção. Então, como ser produtivo e fazer todo o trabalho necessário com pouco tempo disponível?
Tenha em mente que para ser organizado não basta ter uma lista de afazeres diários. Logicamente ajuda, mas não basta. Isso acontece porque a lista é um planejamento: o desafio verdadeiro é cumprir o que está no papel.
Para ajudar, sugerimos que você tenha uma “lista do que não fazer”. Existe uma série de tarefas de escritório que precisam ser feitas, mas que não necessariamente precisam ser feitas por você.
Softwares jurídicos como o Projuris, por exemplo, ajudam o seu escritório com esse sistema: estabelecendo quais são as tarefas e permissões dentro do sistema para que os advogados possam focar exclusivamente em suas tarefas.
Identifique pequenas atividades que você não precisa ou não deveria ter de fazer, pois elas distraem e acabam atrasando as tarefas realmente importantes.
Se você tem o hábito de checar sua caixa de e-mails de cinco em cinco minutos e sabe que essa atitude tira o seu foco das tarefas importantes do dia, evite-a. Se algum cliente apresenta uma demanda que não precisa ser resolvida com agilidade, deixe-a para depois.
Dizer não também é um ponto crucial na organização de tarefas diárias. Quando necessário, evite demandas que não são prioritárias ou que podem prejudicar o andamento das atividades que realmente importam.
Aceitar uma grande carga de tarefas e acabar não cumprindo todas elas é pior do que dizer não.
Identificar corretamente o que não é necessário fazer é uma ótima maneira de organizar o tempo e reduzir o stress. Ter em mente o que você não gosta de fazer ou não precisa ajuda a focar no que realmente é necessário.
Dessa maneira, além de se organizar, você também será um melhor representante para seus clientes.
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