O endomarketing é uma estratégia de marketing aplicada internamente em um negócio, seja uma empresa ou um escritório.
Quando direcionado para profissionais de Direito, essa vertente leva o nome de endomarketing jurídico.
Para conhecer os principais tópicos que circundam esse tema, elaboramos este artigo específico para você. Confira!
Endomarketing, de forma ampla, se refere ao marketing interno, realizado dentro de um escritório ou empresa, com a finalidade de fortalecer as relações e o ambiente institucional como um todo.
No caso do endomarketing jurídico, trata-se do marketing interno aplicado em ambientes jurídicos, como escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, adaptando as ações tradicionais de endomarketing para esse segmento.
Assim, tal como sua versão mais ampla, o endomarketing aplicado ao jurídico buscará aprimorar as relações dos profissionais que compartilham o mesmo local de trabalho, envolvendo aspectos de comunicação, políticas, benefícios, incentivos, e muito mais.
O foco do endomarketing jurídico, da mesma forma que ocorre no tradicional, são as pessoas – o público interno do negócio analisado.
As pessoas são o ativo mais importante de um negócio. São elas que fazem todos os processos, produtos e serviços funcionarem. Mas, para que isso ocorra da melhor forma, elas precisam estar em um ambiente de trabalho favorável.
E o que caracterizaria esse ambiente favorável?
São diversos fatores que devem ser levados em conta, tais como:
É preciso conhecer bem o que move e motiva o seu público interno, a fim de traçar o melhor plano para não só atrair, como reter os talentos do seu negócio.
Como visto, o endomarketing jurídico é aplicado em escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos. Seu foco, então, são as pessoas que ali trabalham.
Para que o endomarketing jurídico seja colocado em prática, é preciso contar com a ajuda do departamento ou profissionais de recursos humanos.
Com o conhecimento de ambas as áreas, é possível conhecer o público interno (funcionários), suas necessidades, suas dores, suas motivações e desejos, da mesma forma que seria feito ao analisar os clientes externos.
Uma vez realizada essa análise, deve-se traçar um plano para integrar todos os colaboradores do âmbito jurídico, focando em ações que incentivem, promovam, recompensem a equipe.
Vale destacar que esse planejamento deve ser profundo e levar em conta aspectos de formação, comportamento e nível de comprometimento do público interno.
Assim, nota-se que o endomarketing jurídico serve para melhorar a relação dos funcionários entre si e com seus gestores, bem como cria-se um ambiente harmonioso, comunicativo e respeitoso.
Além disso, contribui para a melhoria na prestação do serviço, seja atendendo os clientes ou executando as tarefas diárias, pois os colaboradores se sentem motivados e sabem que podem crescer profissionalmente naquele escritório ou empresa.
Seja você um profissional jurídico que atua em empresas ou em escritórios de advocacia, é importante implementar, no ambiente de trabalho, algumas práticas de endomarketing jurídico, a fim de valorizar cada um dos integrantes da equipe.
Assim sendo, nós compilamos algumas dicas que você pode levar em conta e começar a criar seu plano de ação hoje mesmo. Veja só:
Dentro da sua organização jurídica, é primordial ter ciência do seu posicionamento e dos valores que servem de fundamento para a atuação do departamento ou do escritório.
Para isso, é importante conhecer quais são as causas que seu negócio defende, quais as áreas de atuação, e de que forma querem ser vistos pelo mercado e pelos clientes/consumidores.
Da mesma forma, deve-se compreender de que forma será a execução de todo o trabalho. Como será o comportamento da equipe? Que características e habilidades são esperadas dos colaboradores? Quais atributos comporão os valores do seu negócio?
Ao definir essas questões, haverá um ponto de partida para o plano de endomarketing jurídico e a mensagem que se quer passar para toda a equipe.
Outra prática que contribui para o fortalecimento do endomarketing é a realização de feedbacks e programas de reconhecimento entre os colaboradores.
Os feedbacks, por exemplo, podem acontecer entre os próprios integrantes da equipe e também entre eles e seus seus gestores, facilitando, assim, a identificação de pontos de melhoria e também aspectos positivos que merecem destaque.
No tocante ao reconhecimento, é essencial valorizar aqueles que alcançam grandes feitos, que superam metas, objetivos, expectativas e estão constantemente em busca de se melhorar profissionalmente e de alcançar melhores resultados a cada mês.
Através de um programa que reconhece o esforço e o desempenho dos colaboradores, cria-se uma busca saudável pelo crescimento profissional.
Se você tem um escritório de advocacia, certamente quer ser reconhecido como o melhor da sua área. No caso dos departamentos jurídicos, você quer contar com colaboradores que sejam capazes de solucionar qualquer demanda legal.
E isso só se torna possível com a capacitação dos seus funcionários. Seja através de cursos, extensões, especializações, o importante é que sua equipe esteja em constante desenvolvimento, buscando aperfeiçoar seus conhecimentos.
Assim sendo, estipular critérios e formas de capacitação de colaboradores no seu plano de endomarketing jurídico é uma prática que deve ser considerada.
Uma das coisas que contribui para a motivação de cada colaborador é a possibilidade de crescer ao longo de sua carreira.
Com isso, oferecer novos desafios e oportunidades de liderança são formas de concretizar essa motivação.
Assim, estruturar programas e projetos que possibilitem o crescimento dos colaboradores, tornando-os líderes, coordenadores, gestores, no decorrer da carreira, trará segurança para seu futuro profissional e os manterá motivados a alcançar essas posições no futuro.
Para solidificar o posicionamento e os valores do seu negócio e tornar o ambiente de trabalho um lugar mais harmonioso, fortalecer a comunicação interna deve estar entre as suas ações de endomarketing.
Utilizar ferramentas de comunicação que contribuam para que todos interajam e que facilitem a troca de informações diariamente é uma das formas de alcançar essa melhoria.
Por isso, analise as soluções oferecidas no mercado e encontre aquela que melhor se adeque ao seu escritório e departamento. Lembrando que, no caso de empresas, é importante que essa comunicação também seja facilitada para com outros setores da organização.
Uma equipe unida e engajada pode tornar o dia a dia mais leve e prático, mesmo diante das adversidades que cada negócio pode enfrentar.
Para que todos se conheçam bem e estejam em sintonia, uma das alternativas é realizar eventos com os integrantes da equipe.
Isso pode ser feito durante o horário de trabalho, através de dinâmicas ou palestras, bem como após o expediente, por meio de happy hours, comemorações, eventos em geral com o pessoal do escritório ou do departamento jurídico.
O importante é utilizar a criatividade na hora de unir seus colaboradores e mostrar que a harmonia pode existir tanto dentro, quanto fora, do ambiente profissional.
Por fim, mas não menos importante, uma das principais práticas de endomarketing é a transparência.
Ela deve ser realizada de forma ampla, desde os feedbacks (como já visto), até questões mais profundas, como o andamento do negócio, resultados e metas alcançadas ou não, entre outros.
Seja sincero com sua equipe e não esconda a real situação do seu escritório ou departamento jurídico.
A transparência contribui para mostrar seu compromisso com todos e sua disposição em encontrar soluções para cada desafio enfrentado, além de servir de exemplo para que seus funcionários também atuem da mesma forma, com ética e honestidade.
Diante do exposto, nota-se que o endomarketing jurídico é uma peça necessária no plano de ação de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
É através dele que se torna possível traçar estratégias que visem contratar, treinar, motivar e engajar todos os colaboradores do negócio, tornando-o um ambiente produtivo, eficiente e saudável de se trabalhar.