No dia a dia do seu escritório de advocacia, certamente você é 100% dedicado em auxiliar seus clientes. No entanto, será que eles sabem disso? Ao contrário do que pensam muitos advogados, trabalhar horas e mais horas por um cliente não é sinônimo de construir uma relação sólida com sua carteira. Aliás, justamente por conta deste equívoco, muitos clientes se sentem negligenciados e pouco representados por seus advogados.
É importante ressaltar que, enquanto um advogado pode ter inúmeros clientes em seu escritório de advocacia, para eles, seguramente, você é o único advogado que eles possuem. Logo, cuidar de fortalecer o relacionamento com sua carteira não é um detalhe. Sendo até mais direto, trata-se do segredo de sucesso de muitas bancas.
Construir um relacionamento sólido com a sua carteira significa mais indicações no mercado, menores chances de inadimplência e garantia de fidelização. Fatores que, em um mercado competitivo como o da advocacia, podem se transformar em um diferencial para o seu escritório de advocacia.
Se você pensa em ter uma carteira sólida e trilhar um caminho de sucesso para seu escritório de advocacia, vale a pena conferir algumas dicas!
Para construir um relacionamento sólido com a sua carteira, escutar o que o seu cliente tem a dizer é o primeiro passo. Muitos advogados, infelizmente, mal sentam para atender seu cliente e já saem apresentando teses jurídicas, ou mesmo, citando a jurisprudência. No entanto, para saber o que o seu cliente realmente precisa e como você pode ajudá-lo da melhor forma, é essencial ouvi-lo com atenção, antes de propor qualquer solução para o seu caso. Por mais experiente que um advogado seja, cada caso é um caso e, cada cliente, um cliente.
Muitos problemas do escritório de advocacia são causados pela falta de comunicação. E, para evitar que isso atrapalhe o seu relacionamento com seus clientes, é fundamental que o advogado tenha o devido cuidado para se comunicar com clareza e de forma frequente. Além de evitar a linguagem extremamente formal e técnica, o advogado deve buscar sempre ser didático com o cliente, mostrando a ele não apenas as possíveis soluções para o seu caso, mas principalmente o passo a passo para chegar até ela.
A grande maioria dos clientes é leiga e não conhece detalhes que podem parecer óbvios para que atua na área jurídica. Por isso, procure sempre se colocar no lugar do seu cliente e tenha em mente as perguntas e dúvidas que ele tem ao te procurar.
Além de ser claro e didático, o advogado também deve se preocupar em ser proativo com a comunicação. Em outras palavras, informe sempre dados e fatos importantes ao cliente, antes mesmo dele pedir. Usar um software jurídico, como forma de automatizar a comunicação com clientes do escritório de advocacia, pode ser uma ótima maneira de garantir que seu cliente está sendo informado, mesmo antes de te procurar.
Além de ser claro na comunicação, o advogado deve ter o cuidado para que o cliente entenda exatamente o que ele pode fazer no seu caso. Evitar que o cliente crie expectativas além do que é esperado para os serviços jurídicos, é essencial para evitar desentendimentos e decepções futuras.
É preciso conquistar a confiança do cliente, muitas vezes mostrando possíveis soluções ao seu caso. No entanto, jamais se comprometa com resultados que não pode cumprir, ou ainda, que não dependam somente da sua atuação. Em algumas situações, para evitar distorções ou desentendimentos, formalize sempre o contato com o cliente através de um e-mail.
Você pode ganhar a causa, mas isso não significa que você ganhou o cliente. Mais do que os resultados, seu cliente precisa entender o que você faz por ele e de que forma você contribui para o seu sucesso.
Para ter êxito não apenas nos processos, mas também no relacionamento com o cliente, cuide de escutá-lo com atenção, comunique-se de forma clara e com frequências e seja realista com aquilo que você pode entregar através do seu trabalho.
Atuando com base nessas premissas, mesmo advogados experientes e com anos de mercado podem melhorar seus relacionamentos, criando bases mais sólidas com sua clientela.