O que define uma boa gestão de escritório de advocacia? Se você também ficou com dificuldades para responder a essa pergunta, saiba que o artigo “Habilidades sociais são tão importantes quanto o conhecimento técnico” aponta que um advogado conhecido por oferecer um serviço de má qualidade, geralmente é pouco sociável. O texto mostra também que os clientes gostariam que seus advogados entendessem melhor o seu negócio, tivessem uma comunicação eficaz e contribuíssem para o aumento do faturamento de sua empresa.
Afinal, quem nunca ouviu falar em gestão de risco e compliance? O profissional que atua nessa área consegue trabalhar de forma preventiva, minimizando perdas e passando informações que auxiliam os clientes nas tomadas de decisão. Todas essas habilidades estão diretamente ligadas à prospecção como projeto do escritório, já que tanto conquistar novos clientes quanto fidelizar os antigos tem como base o relacionamento.
Outro artigo publicado no site Attorney at work selecionou algumas dicas para estreitar o relacionamento entre o advogado e seus clientes. Elas serão úteis para aqueles profissionais que querem investir nisso e atuar de forma mais ativa na vida dos constituintes e empresas:
Se você considera as habilidades sociais tão importantes quanto as jurídicas para uma boa gestão de escritório de advocacia, confira 3 dicas para aprimorá-las.
Construir a marca do escritório de advocacia e a sua reputação é um trabalho diário. Para tanto, trabalhe de forma transparente e mantenha uma comunicação clara e eficaz com sua carteira de clientes. Aqui selecionamos algumas dicas de como um software jurídico pode auxiliar nesse trabalho.
Você provavelmente já ouviu falar em empatia, não é mesmo? Mas qual é o seu real significado? Explicando de forma simples, empatia é se colocar no lugar do outro e está relacionada com confiança e aceitação. A sua importância para o Direito vem do fato de que os advogados precisam se conectar primeiro com o público, seja em uma reunião, uma audiência ou até no trato rotineiro com o cliente. Você pode colocá-la em prática por meio de palavras, mas também na comunicação não-verbal, focando a atenção no interlocutor, sendo cordial e sorrindo de forma natural.
Quando um cliente contrata um serviço jurídico está precisando de ajuda, então não atenda seus clientes sem ânimo ou motivação. Isso não vai passar a confiança e credibilidade de que ele necessita. Antes de entrar em uma reunião, conferir palestras ou acompanhar o cliente em uma audiência, respire fundo e melhore a sua fisionomia. Você pode tentar, por exemplo, uma expressão de dominação: tronco aberto, queixo levemente erguido, postura ereta e um ar de quem sabe o que está fazendo. Essa postura passa segurança, firmeza e confiabilidade, ou seja, todas as qualidades de que o cliente precisa na contratação de um serviço jurídico.
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