Reverter a inadimplência em escritórios de advocacia é um desafio para advogados. O ideal seria que todos escritórios tivessem um profissional dedicado especificamente para a cobrança de honorários.
No entanto, sabe-se que isso nem sempre é possível, e a atribuição de cobrar pelos honorários acaba por ficar por conta do advogado ou secretários e estagiários do escritório.
Inadimplência na advocacia é um tema muito relevante para a ProJuris. Por isso, estamos continuamente produzindo conteúdos que tem como objetivo auxiliar advogados e escritórios de advocacia a aprimorar seu procedimentos de cobranças para evitar inconvenientes desnecessários.
Por isso, selecionamos 9 conteúdos gratuitos, com foco em controle financeiro para advogados.
Neste ebook, compilamos dicas indispensáveis para advogados autônomos e escritórios de advocacia consigam controlar seus indicadores de clientes inadimplentes. Trata-se de um guia para uma cobrança de honorários mais eficiente, mesmo quando se trabalha em um escritório com uma cartela de clientes mais robusta.
Além de ajudar escritórios de advocacia a se aproximar de um percentual desejável, o conteúdo também se propõe a auxiliar departamentos jurídicos de empresas. Em departamentos, o grande perigo relativo à inadimplência consiste em gerar um aumento significativo em demanda por contratos de refinanciamento de dívidas.
Ainda que o departamento não tenha qualquer participação nas negociações de débitos e redefinição de taxas, o jurídico pode ser fundamental no auxílio ao financeiro nestes casos.
Honorários advocatícios corretamente estipulados auxiliam advogados e clientes. A orientação da OAB é de que o profissional cobre ao menos 20% do valor da causa. Além disso, há uma tabela da Ordem de valores mínimos para ações de outras naturezas.
Valores que servem como referência. Na prática, o mercado é quem regula as negociações, já que em vários casos existe um inconsistência entre o valor estipulado pela tabela e a realidade do cliente.
Neste conteúdo, apresentamos algumas práticas
1) Elabore um contrato de honorários
2) Especifique todos os serviços na fatura
3) Seja estratégico na formulação de preços
4) Envie a fatura no momento combinado
Geralmente, associa-se a ideia de controle de inadimplência ao contexto dos escritórios de advocacia, justamente por contarem com cartelas de clientes mais robustas. Contudo, advogados autônomos também deve estar sempre atentos a estes indicadores e pensar em seu negócios estrategicamente, para evitar inconvenientes. Por isso, é preciso ter cautela na elaboração de condições de pagamento, prazos, parcelas, etc.
Neste conteúdo, reunimos 5 dicas para um maior controle de honorários para advogados autônomos:
1) Conheça bem seus clientes
2) Realize um controle de cadastro
3) Faça um contrato de honorários
4) Evite o parcelamento extenso para o pagamento de honorários
5) Dê atenção às sazonalidades
A inadimplência tem interferência direta no volume de contratos de refinanciamento de dívidas. Um aumento nessa demanda impacta o departamento jurídico da empresa, que ainda que não tenha obrigação em se envolver em negociações de débitos e redefinição de taxas de juros, é acionado para formalizar o acordo. O acordo é chamado de Contrato Particular de Confissão de Dívida e Outras Avenças.
Em períodos de crise, a demanda geração de contratos dessa natureza cresce exponencialmente. Às empresas, só há uma alternativa: automatizar processos para tornar o jurídico mais efetivo e poupar tempo, garantindo um armazenamento 100% seguro destes contratos.
Como fazer com que seu negócio cresça com rentabilidade? Como gerenciar seu lucro de modo eficiente e que permita um crescimento contínuo ao seu escritório? Este conteúdo vai responder a estas e outras questões, apresentando dicas de gestão bastante simples e que podem fazer grande diferença em sua rotina.
Nele, você vai encontrar os seguintes tópicos:
1) Organizar o time. Como assim?
2) Gestão financeira, e agora?
3) Como precificar os seus serviços?
4) Como controlar o faturamento?
5) Timesheet / Custos
6) Relatórios
7) Utilize um software jurídico especializado na gestão de escritórios de advocacia
É importante reforçar tópicos como este. A forma como se cobra honorários advocatícios está diretamente conectada aos índices de inadimplência do escritório de advocacia. E muitos profissionais têm dificuldades justamente na etapa de precificar seus serviços. Este é o foco deste conteúdo: a precificação dos serviços advocatícios.
Você encontrará as seguintes dicas:
1) Utilize a tabela da OAB
2) Analise o caso concreto
3) Negocie com o cliente
4) Compare com trabalhos semelhantes
5) Aumente o preço e o seu prestígio
6) Extras
Escritórios de advocacia, comumente, têm um foco muito concentrado na captação de novos clientes. É claro que contar com novos clientes é fundamental, mas indicadores como o índice de inadimplência do escritório não devem ser deixados de lado.
Neste sentido, este conteúdo oferece dicas para um planejamento estratégico que garanta o recebimento de honorários em dia:
1) Estabeleça orçamentos e acordos por escrito
2) Pagamento facilitado
3) Gerenciamento de contas
4) Comunicação é a chave
5) Advogados advogam, cobradores cobram
O conteúdo anterior finaliza indicando que é importante que os escritórios de advocacia contem com profissionais dedicados exclusivamente à cobrança de honorários. No entanto, nem sempre essa é uma alternativa viável. É muito comum que o advogado tenha que “se virar” sozinho, às vezes até sem o auxílio de secretários e estagiários.
Este conteúdo é destinado para este grupo de advogados. Nele, apresentamos como pequenas ações estratégicas podem reduzir os índices de inadimplência, mesmo sem contar com um cobrador:
1) Estipular uma rotina de cobrança
2) Trocar as planilhas por um software jurídico
3) Padronizar a forma de cobrança
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email