Identidade visual é tão importante para o seu negócio quanto o terno que você escolhe para ir à audiência, ou a decoração de seu escritório. Contudo, muitas vezes este é um fator deixado de lado e impede que muitos escritórios de advocacia, com advogados competentes e experientes, não sejam levados a sério.
Grandes escritórios costumam procurar agências de design. Colocam sua marca na mão de especialistas, que entendem com profundidade o que estão fazendo e qual o propósito de um logotipo caprichado para escritórios de advocacia.
O que acontece é que, mesmo com o auxílio de profissionais especializados, é comum que as marcas se pareçam muito e não se destaquem. Marcas fracas são resultado de “desing de comitê”, gente demais dando pitaco sobre o que deve e o que não deve ser feito e pondo em risco boas ideias.
Logo, escritórios menores têm uma vantagem desde o começo. Menos vozes não significa menos comprometimento. No entanto, quem fica responsável por ter ideias?
Não é indicado contratar um designer para pensar sua marca, mas sim executá-la visualmente. Peça recomendações a amigos advogados com bons logotipos, procure por referências e entregue a um profissional qualificado.
Após escolher um designer, é fundamental garantir que o projeto corra bem e seu investimento valha a pena. Para isso, você deve formular um briefing informativo.
Esse tipo de informação básica é de extrema utilidade para que o designer tenha um ponto de partida. Não se preocupe neste momento em pensar no resultado final. A criação de identidade visual é assim mesmo: nunca se sabe como vai ficar ao final do processo.
Contudo, ao mesmo tempo em que é impossível prever o que o designer irá imaginar para sua marca, essa incerteza pode ser reduzida por um briefing mais detalhado e sugestões específicas de fatores que você julga melhor representarem seu escritório.
Transmita ao designer responsável os seguintes fatores:
Neste momento, preze pela clareza da informação. Garanta que o designer captará suas orientações e evite confusões.
O trabalho, no entanto, não termina aí. Para manter sua marca forte e seu escritório reconhecido, é preciso ir além e trabalhar com ações recorrentes.
1- Tomada de decisões restrita no trabalho da identidade da marca: garanta que um número adequado de advogados possam sugerir ideias e modificações neste projeto.
Muitas pessoas opinando significa muitas pessoas tendo suas opiniões descartadas. Isso gera, inevitavelmente, frustração. Por isso, confie no designer contratado e em um grupo reduzido de advogados para tomar decisões em relação à identidade da marca.
2- Diferencie-se: dentro do que é possível fazer em seu campo advocatício, busque uma identidade forte, e procure distanciar-se do que é comumente feito. Sem esquecer-se, é claro, das limitações do Código de Ética da OAB.
3- Crie um blog e mantenha-o alimentado: no site de seu escritório, crie uma sessão para postagem de textos de blog. Escreva regularmente para o blog, tratando de temas relevantes para sua área de atuação. Isso ajudará a tornar seu escritório referência em seu nicho, tanto para seus clientes em potencial, quanto para o Google.
4- Tom de voz: tanto no momento de pensar e desenhar um logotipo para o seu escritório de advocacia, quanto no momento de escrever para o blog do escritório, é preciso alinhar um tom de voz. Ele deve ser a base de toda comunicação de seu negócio, de modo consistente.
5- Cartão de visitas: não se esqueça do básico. Invista em um cartão de visitas elegante e aproveite ao máximo a identidade visual de seu escritório.
Fonte: Richard Chapman
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Para uma boa identidade visual recomendo contratar uma empresa, eu contratei androbras. site: http://www.androbras.com.br - muito boa !
Após ler este artigo, procurei muito alguém pra fazer minha marca, e encontrei a Agência Logo Direito.
Ainda estou em processo de criação, mas estou amando.
Que ótimo, Rogério. A preocupação com uma imagem profissional é um dos pilares para que o mercado também o veja desta forma.