Para atrair novos clientes e destacar o seu negócio de advocacia dos seus concorrentes é preciso uma imagem clara e concisa da sua marca. E por isso, trazemos a identidade visual para o contexto da advocacia.
Imagine que você é uma pessoa em busca de um advogado. Ao pesquisar na Internet sobre advogados em sua região, por exemplo, com qual você vai se identificar mais e optar por trabalhar? Aquele que tem uma boa reputação, que publica artigos úteis constantemente em um blog respondendo as dúvidas das pessoas e que apresenta uma marca visual profissional e em harmonia com aquilo que diz oferecer? Ou aquele que nem dedica um pouco de tempo para colocar o telefone de contato em uma página desatualizada do Facebook?
É por isso que você precisa de uma marca pessoal perfeita, com uma bela identidade visual, pois as pessoas costumam tirar uma primeira impressão pelos olhos. E é isso que fica.
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Podemos dizer que uma identidade visual é composta por todos os elementos visuais que as pessoas veem em sua marca e no seu negócio. É tudo aquilo que fará você ser reconhecido e diferenciado entre os demais colegas advogados. Os seguintes componentes são básicos em uma identidade visual profissional.
A escolha de um bom esquema de cor, com uma ou duas cores no máximo, é fundamental para causar uma primeira boa impressão para um possível cliente. Ao criar o clima pretendido e facilitar a comunicação entre empresa e cliente, as cores podem influenciar diretamente a pessoa que as observa.
Visualmente cada cor pode despertar uma determinada sensação ou emoção. Confira alguns exemplos de cores e o que elas costumam transmitir.
Dito isto, deve-se levar em consideração a escolha da cor que representará a sua marca, pois ela influenciará diretamente o humor do público-alvo que verá a sua marca espalhada por aí.
Um símbolo só seu, que representa a sua empresa e seja fácil de lembrar será uma ótima ferramenta para atrair e reter clientes. Quando um logo reflete a personalidade e atitude da marca, ele fica gravado na memória das pessoas. Evite usar símbolos ou elementos já batidos, como balanças. Crie algo pessoal e exclusivo.
A escolha da fonte na qual o nome da empresa será escrito, assim como as cores, é fundamental, pois ela também é capaz de transmitir ou expressar uma mensagem. Dependendo do tipo e visual da fonte escolhida, a sua marca terá mais peso e força.
Transmitir profissionalismo, expressar autoridade no assunto e enviar uma mensagem sobre os valores do profissional são alguns dos objetivos de uma identidade visual. Imagine que você terá inúmeros concorrentes em sua área e uma das principais maneiras de se destacar na multidão de profissionais que atuam no mesmo ramo que você é uma identidade visual muito bem feita.
Veja tudo que uma marca forte com uma identidade perfeita é capaz de fazer por você:
Existem 3 principais meios para você criar um logotipo para o seu negócio:
Falaremos um pouco sobre cada um destes métodos.
Fazer as coisas por conta própria tem suas vantagens e desvantagens. É algo que vai exigir bastante do seu tempo, além de conhecimentos específicos em programas e conceitos de design gráfico. Por outro lado, ninguém sabe mais do seu negócio do que você mesmo, portanto, as chances de chegar ao resultado desejado são maiores. Praticamente, é uma maneira de baixo custo ou custo zero de criar uma identidade visaul, desde que você já tenha as habilidades prévias sobre o assunto.
Terceirizar a atividade para uma agência ou um especialista do ramo de criação de identidade visual é o ideal. Tudo o que você precisa fazer aqui é criar um briefing dizendo tudo o que você deseja, explicando os conceitos do seu negócio, seus valores e objetivos. Com certeza você receberá um trabalho de alta qualidade. Contudo, o lado negativo de contratar alguém terceirizado para desenvolver do zero a sua marca, será o custo do serviço que você precisará bancar. Esta é maneira mais dispendiosa de criar um logo e outros elementos da marca.
Esta é a opção que fica entre as duas maneiras anteriores. Você consegue fazer tudo sozinho, por conta própria, e em poucos minutos obtém um resultado profissional como se fosse feito por um design gráfico. Existem diversos serviços disponíveis na Internet, tanto pagos como gratuitos.
O serviço oferecido pelo Logaster é capaz de criar um logotipo para você automaticamente baseando-se apenas nas informações coletadas previamente. Além disso, o site oferece modelos prontos com a sua marca de produtos necessários para a sua empresa, como por exemplo, cartão de visita e papel timbrado.
É uma maneira rápida e acessível de criar uma identidade visual. Já o lado negativo é a dificuldade de que apenas um destes serviços atenda todas as suas exigências de criação.
Para criar uma identidade visual que reflita tudo o que a sua empresa representa é preciso pensar introspectivamente e responder a algumas perguntas. A partir destas respostas, você será capaz de determinar o estilo dos elementos visuais que representarão a sua marca.
Pense na respostas para as seguintes perguntas:
Uma imagem da sua identidade visual já começará a surgir em sua cabeça a partir das respostas aqui encontradas.
Crie um perfil do seu público-alvo
Defina uma persona ou avatar para o seu cliente padrão.
Tente responder detalhadamente a cada uma das perguntas. Evite generalizar, como por exemplo, dizer que seu cliente é toda e qualquer pessoa dos 20 aos 80. Seja específico. Pense na grande maioria dos clientes e não nas exceções.
Baseado nisso você será capaz de escolher cores para a sua marca e formas para o seu símbolo. Além disso, ajudará a definir o tom ou voz da sua marca, ou seja, como você vai se comunicar com seus clientes.
Toda a identidade visual que você está criando deverá conversar com o público-alvo. É aí que entra o tom de voz que você usará em na comunicação do escritório de advocacia. Também ajudará a definir o tipo de fonte que você vai optar por usar em seus documentos, sites, logotipo e demais lugares.
Além disso, o tom da sua voz – ou seja, se você será mais formal, informal, divertido, sério – deverá ser definido para que ele seja sempre utilizado em toda e qualquer forma de comunicação, desde respostas em redes sociais até a e-mails para clientes e atendimento pessoal.
Baseado nas dicas anteriores, defina aonde você quer chegar, qual é a sua missão e quais são os seus valores. Trace objetivos pequenos em busca de um objetivo maior. É preciso dividir para conquistar. A sua identidade visual deverá enfatizar estes pontos.
De posse de todas as informações e definições criadas anteriormente, crie uma Proposta Única de Venda. Essa proposta nada mais é do que uma breve descrição daquilo que você tem a oferecer que faz com que você se diferencie da concorrência e seja escolhido pelo cliente em potencial.
Por exemplo: “Presto atendimento e consultoria em aposentadoria buscando e apresentando as melhores alternativas para meus clientes e não os abandono até que tenham obtido o melhor pagamento possível.”
Tente fazer com que a sua identidade visual transmita todas as informações para seus clientes, seja através das cores, tipografia, logotipo ou outros elementos visuais.
A identidade visual de um advogado ou escritório jurídico vai muito mais além do que apenas definir cores e desenhos que representem a sua marca. Ao elaborá-la você passará por um processo inteiro de conhecimento da sua própria atividade e dos objetivos que quer alcançar. Baseado nisso, você definirá os melhores elementos a serem usados para transmitir os seus valores ao seu público-alvo, fazendo com que a sua autoridade e reconhecimento aumentem em sua região e criando um novo fluxo constante de clientes.