Você precisa de uma contabilidade para advogados, mas não sabe como escolher o ideal? Entenda a importância deste profissional e como fazer a escolha. Muitos advogados sonham em abrir a própria sociedade e adquirir a tão sonhada independência. Realmente, quando se tem uma boa capacidade para iniciar, a primeira coisa a se fazer é tirar a ideia do papel.
Existem, contudo, alguns processos que nem sempre são tão fáceis. Regularizar a empresa e obter os registros são algumas delas. No entanto, é necessário também manter a contabilidade da empresa em dia para que ela não tenha nenhum prejuízo.
Para fugir das estatísticas, já que seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade, segundo o IBGE, é essencial que o empreendedor conte com o auxílio de um contador bem capacitado.
Por isso, apresentamos, abaixo, a importância de uma contabilidade para advogados e também como fazer para escolher o escritório ideal para sua empresa.
Dessa forma, se você está pensando em iniciar sua própria sociedade de advogados ou até mesmo precisa contratar um novo contador, as dicas vão ajudá-lo a tomar a decisão certa. Confira!
A jornada de um advogado não é nada fácil. São diversos clientes para administrar, cuidar de questões na própria empresa etc. Por mais qualificado que o advogado seja, nem sempre é fácil lidar também com os assuntos burocráticos da empresa. Mas o que faz, então, uma contabilidade para advogados e como isso traz retorno?
O contador, devidamente cadastrado e regulamentado no CFC, possui o domínio das práticas ideais para lidar com áreas fiscais, administrativas, financeiras, patrimoniais e econômicas de uma empresa. As principais funções deste profissional, portanto, são:
O contador ajudará o escritório de advocacia a pagar menos imposto e isso não é ilegal. Ocorre que existem algumas brechas nas leis que permitem essa redução. Desta forma, um bom serviço de contabilidade para advogados realizará um planejamento tributário de forma eficiente e que impactará positivamente nas finanças.
O controle do fluxo de caixa é algo que muitos advogados acabam negligenciando por conta da correria. Contudo, ele é essencial para que a vida financeira seja controlada de forma eficiente e para que o escritório se mantenha no positivo e gere lucros. Portanto, é essencial na contabilidade para advogados.
A folha de pagamento deve ser realizada por um profissional capacitado, como o contador. Isso porque sua realização exige o conhecimento de cálculos complexos e leis trabalhistas. Sendo assim, tendo um contador, contratando um serviço de contabilidade para advogados, o escritório terá a certeza que o serviço será realizado com total eficiência.
As demonstrações contábeis são essenciais para analisar a situação financeira de um escritório de advocacia. Isso porque ele permite que haja comparações e análise dos demonstrativos financeiros para que se possa realizar um diagnóstico da vida financeira da empresa, também permite que se possa realizar uma comparação dos concorrentes. Ou seja, também é indispensável na contabilidade para advogados.
Estar no início do negócio ainda não é justificativa para dispensar a contabilidade para advogados. Os advogados que pretendem abrir uma empresa, assim, podem contar com o auxílio de um contador. Com isso, eles não precisarão enfrentar todos os processos burocráticos, economizando tempo e dinheiro.
Outra atividade que o contador pode realizar, para simplificar a vida dos advogados, é o preenchimento e envio das obrigações tributários. Algo essencial para que não haja problemas com a Receita Federal.
Além de entregar todas as obrigações, a contabilidade para advogados também pode se tornar uma importante aliada, tanto nas questões gerenciais quanto administrativas.
Isso porque um bom contador, que também atua de forma consultiva, pode apresentar insights importantes para a tomada de decisões no planejamento estratégico e até mesmo na elaboração de relatórios gerenciais.
É necessário avaliar alguns aspectos na hora de escolher o escritório de contabilidade para advogados ideal. Se você está com alguma dúvida para tomar essa decisão, confira abaixo alguns pontos importantes para fazer a escolha certa.
O advogado que deseja abrir empresa, com CNPJ regularizado, precisa passar por algumas etapas para que o negócio funcione de forma correta. A primeira delas é que o advogado deve estar devidamente registrado na OAB.
A Lei nº 6.839/1980 explica que o registro de empresas, e profissionais legalmente habilitados, é obrigatório nas entidades competentes para a fiscalização do exercício de algumas profissões, como é o caso dos advogados. Além disso, também são necessárias outras etapas, com impactos na contabilidade para advogados, como:
O INPI é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e ele regulamenta o registro de marcas para que não haja duplicidade de empresas com o mesmo nome. Antes de iniciar os processos de abertura da empresa, é necessário fazer a consulta junto a esse órgão público para certificar de que não exista nenhum outro escritório com o mesmo nome que você está pretendendo utilizar.
Em seguida, é necessário definir a natureza jurídica de sua empresa. É por meio dela que as organizações se enquadram em diferentes programas e recebem seus benefícios e exigências. Para os advogados, os modelos mais comuns são:
Em seguida, é necessário realizar o cadastro da empresa na Junta Comercial do seu estado. O contador ou escritório de contabilidade para advogados irá solicitar alguns documentos, como comprovante de residência, RG e CPF de cada sócio, IPTU do imóvel, entre outros. Assim que aprovado, o advogado terá em mãos o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).
O próximo passo é realizar o registro da empresa como contribuinte para obter o número do CNPJ. Esse processo é feito na Receita Federal.
Empresários de advocacia precisam também fazer um registro na Prefeitura, a chamada Inscrição Municipal. Ela funciona como uma permissão de funcionamento para empresas que realizam o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviço).
Logo depois é necessário obter uma licença prévia do município para poder atuar, o Alvará de Funcionamento. Esse documento autoriza o advogado a exercer suas atividades e deve ser feito na Prefeitura.
O advogado que decide abrir empresa precisa fazer o registro do Contrato Social da empresa na OAB. Por ser uma atividade de caráter público, é necessário seguir a Lei nº 8.906/1994, que trata sobre os dispositivos constitucionais aplicáveis e regulamenta a profissão de advogado etc. Após a concessão de todas essas licenças e registros, o advogado já está apto a iniciar suas atividades e seguir com sua sociedade.
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