Tal como qualquer outro setor de uma organização, o departamento jurídico também controla indicadores de desempenhos, os KPIs jurídicos.
Um erro grave de gestão, e isso vale para qualquer setor da empresa, é colecionar métricas e indicadores sem um propósito definido. Ou seja, dedicar muito tempo à metrificação de indicadores, mas não saber o porquê de fazê-lo.
Neste artigo, vamos apresentar qual a importância dos KPIs para o departamento jurídico, de modo a anular métricas de vaidade e contribuir para a estratégia do setor.
Em primeiro lugar, os indicadores são importantes para os departamentos jurídicos quando permitem ações de melhoria. E, fazendo o caminho contrário, tais ações não são possíveis quando o setor não dispõe de indicadores confiáveis.
Você não melhorar aquilo que o seu setor não mede. Sem indicadores confiáveis, seu departamento jurídico age às cegas. Não se pode gerir aquilo que não se vê.
É muito comum que gestores jurídicos determinem indicadores e indicadores-chave (KPIs). Isso permite elencar quais métricas são mais ou menos vitais para o setor.
Em geral, as métricas menos relevantes estão diretamente relacionadas e subordinadas aos KPIs do departamento jurídico.
Ou seja, para que o KPI 1 tenha boa performance, é preciso que as métricas A, B e C estejam performando bem.
Tendo tais métricas mapeadas, é possível identificar não somente os KPIs onde a performance está abaixo do esperado, como também identificar em qual métrica específica está o desvio.
Isso permitirá ao departamento jurídico uma ação mais assertiva sobre seus indicadores, sabendo exatamente em qual ponto da operação a melhoria se faz necessária.
No universo corporativo, o achismo não tem mais vez. Ou você tem dados, ou não tem uma gestão de qualidade.
O achismo e a falta de dados são inimigos silenciosos do sucesso do seu departamento jurídico. Porque além de ter a performance do setor prejudicada, você acaba não tendo ciência disso, e o problema permanece por mais tempo.
Com dados, no entanto, o departamento jurídico toma decisões mais assertivas, e com um propósito claro. Você age sabendo aonde quer chegar.
De onde vêm seus resultados? Em outras palavras: o que está dando certo, e por que está dando certo?
Determinar e medir indicadores do departamento jurídico é o que permitirá responder a estas perguntas, além de enriquecer o valor dos resultados apresentados, de modo que o setor não apenas monitore um número, mas também aprenda com ele.
Por que existe o departamento jurídico? E como o departamento jurídico está sendo fundamental para o sucesso da empresa?
A importância dos indicadores no departamento jurídico também está ligado a este entendimento, a um alinhamento de objetivos, propósito e expectativas junto a todo a área jurídica da empresa.
Leia também: Quais os indicadores mais importantes para o departamento jurídico?
Apresentação de Resultados para Departamentos Jurídicos [PPT Personalizável]
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email