Assisti, há alguns anos atrás, uma apresentação do TED do estrategista Martin Reeves, que compartilhou estatísticas americanas sobre o desaparecimento de negócios nos Estados Unidos.
Buscamos estas estatísticas no mercado brasileiro e os números apresentados são ainda piores. Considerando a narrativa de Reeves (e aplicabilidade em nosso negócio Projuris), compartilho as informações para ajudar a responder ao questionamento do título, com experiências que aplicamos no dia-a-dia na ProJuris.
- De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. (Fonte: IBGE)
- Negócios que duram mais de 30 anos representam menos de 1% das empresas do Estado de Santa Catarina. (fonte: IBPT)
Biologia e Negócios: será que é impraticável esta analogia?
Características do Sistema Imunológico Humano:
- Redundância: várias cópias dos componentes-chave do processo antes que eles sejam necessários, de forma a criar uma reserva contra situações inesperadas. “Quem tem um, não tem nenhum” é uma expressão usada na Projuris para destacar esta característica.
- Diversidade: ter mais de um “componente” para poder lidar com quase qualquer efeito inesperado com abordagens diferentes. Exemplo: pessoas com conteúdo e características que podem atuar prontamente em determinados projetos “fora da curva” ou situações pontuais.
- Modularidade: sistemas / processos definidos para que quando um sistema/processo falhar outro possa assumir o seu papel, objetivando criar virtualmente um processo a prova de falhas. Exemplos: Faturamento, Help desk, Geração de Leads, etc.
- Adaptação: esta é a característica mais importante! O negócio deve ter a capacidade de desenvolver soluções para ameaças/oportunidades nunca vistas antes. Exemplo: Atendentes virtuais, Leitura e Geração de peças processuais por máquina, Prognósticos automatizados, etc.
- Prudência: detectar e reagir a cada mínima ameaça lembrando de situações semelhantes de cada situação anterior. Processo de aprendizagem contínuo em caso de uma mesma situação se repetir.
- Integração: todas as características anteriores devem fazer parte da cultura do negócio, ou seja, as características devem ser praticadas repetidamente até que sejam naturalmente parte da organização. DNA.
Leia também: 6 dicas para um plano de sucessão familiar para escritórios de advocacia
Longevidade e Resiliência
Empresas americanas duram em média 30 anos, as brasileiras menos de 10 anos. Uma fração do tempo médio de vida humana, mas 6 de cada 10 negócios desaparecem em menos de 5 anos.
Qual é o melhor lugar para buscar um conselho, senão na natureza que está no negócio de vida e morte há muito tempo.
Receba meus artigos jurídicos por email
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email
Jouber Ferreira é Sócio-Fundador da Projuris Plataforma de Inteligência Legal. Escreve ao blog da ProJuris bimestralmente.