O departamento jurídico não é um fim em si mesmo.
Como toda parte do organismo empresarial, e talvez com um destaque adicional, o jurídico precisa se comunicar e se relacionar com outras áreas da organização, a fim de conduzir seu trabalho e de munir outras equipes para que possam concluir também os seus.
Existem muitos exemplos de como isto acontece, mas vamos focar na materialização clara deste caso: as requisições feitas pelo jurídico às outras áreas e vice-versa que querem dar encaminhamento a uma ação que depende de análise de licitude.
É por meio delas que o jurídico terá o escopo ideal para, por exemplo, responder um processo trabalhista ou deferir a contratação de um equipamento para a área de TI da empresa. Afinal, a conformidade dos ativos da empresa passam impreterivelmente pelo jurídico.
Mas, e quando o jurídico precisa lidar com um volume grande de requisições? Isto pode acontecer em empresas grandes e/ou dinâmicas, que estão sempre adquirindo equipamentos, alterando o quadro societário e firmando parcerias com terceiros.
Para responder com agilidade à empresa como um todo, é preciso ter na “ponta da língua” o escopo desejado para cada tipo de atividade e, mais que isso, medir se este escopo é eficaz e se o processo de documentação está andando e não “empacando” no jurídico.
Claro, há também a opção de ‘fazer conforme a demanda’. Mas como sempre defendemos aqui no blog da Projuris, o departamento jurídico precisa ser cada vez mais estratégico. E responder apenas quando há uma necessidade, sem fazer uma análise preditiva das possibilidades e se preparar para elas, faz com que sua equipe corra alguns riscos:
Para departamentos jurídicos que se preparam, estes riscos estão bem longe de acontecer. Com apenas dois módulos de um software jurídico, por exemplo, você pode controlar todo este fluxo.
Baixe agora: PPT – Modelo de Apresentação de Resultados para Departamentos Jurídicos
No Projuris Empresas, o módulo Requisições disponibiliza para sua equipe todo o workflow da documentação, além de sua estrutura (exigíveis, formulários, envolvidos).
Unido à Biblioteca Jurídica do sistema, onde são arquivados todos os modelos padrões de documentos (contratos, minutas, aditivos, procurações etc), qualquer profissional do departamento jurídico têm o conteúdo das demandas e seu processo disponíveis.
Com tudo dentro de um sistema, e com a visão holística que o ProJuris oferece em todos os seus módulos, é fácil você passar a medir resultados e criar KPIs que comprovem o valor de todas as atividades do jurídico corporativo. Sugerimos três, conforme o título da matéria:
Leia também: Quais os indicadores mais importantes para o departamento jurídico?
View Comments
Excelentes métricas. Dentro daquela máxima da adminstração "O que não se mede, não se administra." - O mercdo precisa disso. Parabéns!