A adoção de ferramentas tecnológicas na prática jurídica têm proporcionado intensas mudanças na realidade dos profissionais da área. Essas transformações exigem dos advogados atualização constante e conhecimento além das disciplinas convencionais. Temas como empreendedorismo, marketing jurídico, gestão de tempo, produtividade e tantos outros, passaram a fazer parte do cotidiano do profissional do Direito atualmente. Diante desse cenário, os advogados devem repensar a atuação e a forma como os serviços jurídicos são prestados, por isso o desenvolvimento de novas competências e habilidades é essencial.
A iniciativa tem como principal objetivo promover uma gestão inovadora e ainda mais qualificada e profissional para alcançar o sucesso do escritório. Nesse contexto, para se diferenciar da intensa concorrência no mercado jurídico, garantir uma forte presença digital é fundamental. Afinal, o modo como os advogados se relacionam com seus clientes também foi diretamente impactado com a popularização dos dispositivos móveis e das novas tecnologias. Para promover a prospecção de clientes na advocacia com ética no meio digital e assegurar o fortalecimento da marca para captar novos clientes, é necessário adotar uma estratégia de marketing jurídico eficaz.
Assim, tanto os gestores como os colaboradores passam a ter uma visão estratégica sobre a presença online do escritório, seja por meio de uma atuação profissionalizada nas redes sociais ou firmando-se como especialista em sua área de atuação com a elaboração de artigos para o blog e para divulgar na imprensa. Realizar um planejamento de ações digitais pode garantir a divulgação e expansão dos negócios.
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Marketing Jurídico: adotando o LinkedIn na rotina de um profissional do Direito
O LinkedIn passou a ser considerado uma ferramenta estratégica para atuação dos advogados nas redes sociais. Lançado oficialmente em 2003, a rede social profissional já conta com cerca de 29 milhões de usuários somente no Brasil. Ao redor do mundo são 500 milhões de usuários ativos, o que mostra o alcance cada vez maior.
Como na advocacia a publicidade “boca a boca” feita pelos próprios clientes ainda é considerada a melhor ferramenta de marketing jurídico, explorá-la com ajuda dessa rede pode impulsionar o sucesso do escritório. Desse modo, o LinkedIn torna-se um importante canal para divulgação dos serviços prestados e para o fortalecimento da imagem dos advogados.
Além de gratuita, a plataforma reúne pessoas físicas e jurídicas num mesmo ambiente. Isso facilita a comunicação com clientes na advocacia, prospects e parceiros estratégicos. Tanto bancas grandes como pequenos e médios escritórios e profissionais autônomos podem competir de igual para igual no ambiente digital. Além disso, manter um perfil da banca atualizado nesta e em outras redes sociais não viola o Código de Ética da profissão.
O conteúdo divulgado nas redes sociais deve se limitar a fortalecer a imagem corporativa. Portanto, para ampliar a presença digital do escritório de advocacia é preciso dedicar tempo dos profissionais para produção de conteúdos relevantes para publicação nos canais digitais. Explorar as redes sociais por meio da divulgação de conteúdos nos quais o escritório é especialista pode aumentar o engajamento. Isso ocorre porque as redes sociais já estão integradas à rotina de pessoas, empresas e profissionais. Elas deixaram de ser apenas um espaço de entretenimento e passaram a ter um grande potencial de compartilhamento de conteúdo e networking.
Dicas práticas para promover o marketing jurídico do escritório no LinkedIn
1. Publique e compartilhe conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação
Para conquistar maior visibilidade do escritório na rede social, mantenha o perfil da banca ou o seu perfil profissional atualizado. Publique e compartilhe semanalmente conteúdos relevantes e autorais que tratam sobre sua área de atuação. Dessa forma, o escritório passa a ser considerado pelos usuários uma referência nos temas abordados, ampliando o networking nessa rede social.
Para que a estratégia de marketing jurídico seja bem sucedida, o ideal é criar uma rotina para publicação de conteúdos. A comunicação nas redes sociais deve ser clara, objetiva e, portanto, os advogados devem evitar o “juridiquês”.
A pesquisa consumo de conteúdo no LinkedIn 2016, revelou o comportamento dos usuários da plataforma, assim como os tipos de conteúdos que geram maior interação entre eles. Confira a pesquisa na íntegra.
2. Crie conexões com clientes e parceiros estratégicos
Estabeleça uma excelente rede de contatos, investindo em parcerias de sucesso no LinkedIn. A plataforma é uma ótima ferramenta para que o escritório de advocacia ou mesmo o profissional autônomo faça conexões com parceiros estratégicos, clientes e prospects. Conecte-se com pessoas e empresas que você realmente conhece ou que façam sentido do ponto de vista da sua área profissional, como por exemplo: antigos colegas de faculdade e professores, colegas de profissão, bancas parceiras e influenciadores.
3. Participe de grupos no LinkedIn e se beneficie dessa prática
De acordo com o especialista em marketing jurídico e autor do livro “Marketing Jurídico: os Dois Lados da Moeda”, Alexandre Motta, o Linkedin está sendo utilizado para os advogados divulgarem as suas conquistas e áreas de atuação profissionais.
Portanto, a participação efetiva dos advogados nessa rede social é imprescindível para conseguir se destacar e ganhar visibilidade. Identifique os grupos em que o seu público-alvo está. Assim, você passa a compreender melhor as suas necessidades para oferecer conteúdos e informações que sejam relevantes para eles. Dessa forma, sua banca consegue conquistar maior credibilidade no meio digital e até mesmo indicações.
Participe de grupos em que os parceiros estratégicos do seu escritório estejam. Assim, o escritório tem maior facilidade para se conectar com profissionais de outras bancas. Comentar e compartilhar artigos divulgados por esses profissionais também aumenta o networking da advocacia.
Para visualizar os grupos recomendados a você pelo LinkedIn:
- Posicione o cursor sobre Interesses, na parte superior da sua página inicial, e selecione Grupos.
- Clique em Descobrir no topo da página para visualizar os grupos sugeridos.
- Para solicitar a participação, clique no botão Solicitar participação na descrição do grupo
Ao investir nas redes sociais e em ferramentas eficazes de marketing digital jurídico, o escritório consegue fortalecer a imagem da banca de forma positiva perante os clientes e os concorrentes.
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