Antes de tratar sobre Marketing jurídico, vamos primeiro entender: o que é Marketing?
Marketing é uma palavra da língua inglesa que traduzida para o português significa mercadologia, estudo mercadológico através de técnicas, estudo de casos diversos para se conseguir atingir um determinado grupo de pessoas que possuam características homogêneas dentro de um determinado segmento.
De acordo com a Associação Americana de Marketing (AMA), o termo é o conjunto de processos com a finalidade de criar e trocar ofertas que tenham valor aos consumidores, clientes, parceiros e à sociedade em geral.
Dentro das premissas básicas do Marketing existem alguns pontos que devemos levar em consideração como é o caso das características dos Ps.
É fundamental ter em mente que, apesar de muito importante, o Marketing Mix é somente um modelo para se conseguir classificar melhor as atividades do Marketing, mas não pode nunca limitá-las.
Hoje em dia, com os vários avanços tecnológicos, principalmente a Internet, existem vários cenários em que os 4Ps do Marketing já não se encaixam perfeitamente.
Uma boa estratégia de Marketing Jurídico deve entender como os Ps funcionam, para assim poder extrair seus princípios e aplicar a outros cenários.
Agora que sabemos o conceito de Marketing, é interessante sabermos por que o Marketing Jurídico é importante ao segmento.
Sabemos que a rotina de um escritório de advocacia é extremamente corrida. Diante desse contexto sabemos também que torna-se fundamental que a tarefa de Marketing Digital Jurídico seja feita por profissionais do Marketing, a fim de estarem traçando o caminho correto sem desperdiçar esforços desnecessários com ações que não trarão retorno algum.
Outro cuidado muito importante que devemos ter sempre em mente é que não podemos fazer estratégias que possam ferir as novas Normas de Éticas da OAB referentes à publicidade online.
Como vimos logo acima sobre o funcionamento e o conceito de Marketing, é fundamental transferirmos essas ideias para o segmento Jurídico. Diante disso mostraremos algumas premissas básicas que você necessita antes de começar a fazer o Marketing Jurídico para o seu escritório.
Como em todos os segmentos é fundamental que você tenha em mente em quais áreas de atuação vai depositar mais empenho para conseguir Leads qualificados. Vamos supor que seu escritório de advocacia tenha expertise para desenvolver serviços no âmbito do Direito de Família.
Sabendo que o Direito de Família possui várias linhas de frente, defina quais quer atingir, tendo em vista a necessidade do seu nicho.
Supondo que a grande maioria dos seus clientes que buscam ajuda para o Direito de Família estão ligados à distribuição de herança entre parentes. Sabendo dessa demanda, determine quais são as maiores dúvidas que esse segmento possui e faça uma curadoria de conteúdo para sanar essas dúvidas, de forma clara e objetiva (não tente vender jabá).
Após concluir suas ações iniciais de Marketing é fundamental que faça um acompanhamento frequente de todas as estratégias que estão sendo colocadas em prática. A análise de dados e métricas está presente em todas as etapas do planejamento do Marketing Jurídico. Sempre utilizamos métricas de curto, médio e longo prazo para saber se estamos indo no caminho certo, considerando todas as ações desde Redes Sociais, SEO, Marketing de Conteúdo, entre outras. Infelizmente, de acordo com o novo Código de Ética, não podemos mais fazer ações que induzam a manipular os motores de busca do Google, assim como os Links patrocinados.
Assim como as mensurações internas de suas ações, também é importante saber quais são seus concorrentes e estar sempre medindo sua performance dentro de ferramentas como Semrush ou Hrefs.
Como já definimos neste artigo o que é Marketing e como o mesmo é importante para o sucesso de seu escritório Jurídico; nada disso importa se não tivermos um controle total de tudo que está ocorrendo em suas ações, sendo elas quais forem.
Implementar e avaliar um plano de Marketing não é uma tarefa simples. Ela demanda tempo, pessoas qualificadas e ferramentas específicas, de acordo com as ações que serão realizadas. Por isso, é muito importante definir um processo e mantê-lo durante todo o ano. Quando chegar o momento de começar a desenvolver o plano seguinte, não deixe de considerar quais serão os passos de implementação, as metas, as pessoas responsáveis e os esforços que as estratégias vão demandar. Dessa forma, você evitará que informações se percam no meio do caminho e conseguirá ter uma visão mais controlada e assertiva dos resultados. Além disso, todas as informações estarão organizadas e no lugar certo, facilitando e agilizando todo o processo. Muito importante para esse processo é a indicação da gestão de processos, os quais podem ser facilmente administrados pelo Projuris ADV.