Em agosto de 2016 eu escrevi no meu LinkedIn Pulse um artigo sobre elementos do Código de Ética do Direito que orientam como advogados devem agir com relação à publicidade dos seus serviços. E também trouxe à luz algumas alternativas de como fazer comunicação sem fazer publicidade, usando as relações públicas.
Agora, nesse primeiro artigo para o blog da Projuris, quero trazer para discussão como colocar esses conceitos em prática. Vou lhe apresentar a lógica por trás do nosso método, e quero que você traga os exemplos para a sua realidade como profissional do Direito, combinado?
Você já notou que existem profissionais que se tornaram verdadeiros mitos na área em que atuam? Eles são praticamente celebridades do seu segmento, e acabam assumindo o papel de embaixadores da sua profissão.
Você já ouviu falar de vários deles:
No Marketing no Direito, imagine você como um advogado especialista em determinada área ou mercado, tornando-se a referência em conhecimento. O que vem como consequência do seu preparo, estudo e dedicação é, entre tantos benefícios, mais clientes para você e seu escritório.
Por serem ícones, essas referências desfrutam de enormes privilégios.
Visibilidade, credibilidade, valorização profissional e o status de celebridade. Imagine quanto era o valor hora de cada um deles antes… e depois da fama?
E observe uma coisa: eles não necessariamente são os melhores no seu nicho, aqueles com mais experiência ou com mais títulos e formações. Eles são os mais conhecidos, as referências. Assim, eles conquistaram um posicionamento único, que praticamente torna seus concorrentes irrelevantes.
Esses, caro leitor, são os profissionais que eu denomino Líderes de Pensamento. Referências que inspiram o seu mercado, defendem os princípios da profissão e servem como fonte para leigos que querem entender mais sobre o tópico (tema/assunto) sobre o qual os Líderes são especialistas.
Em resumo, como um Líder de Pensamento você passa a construir relações baseadas no seu conhecimento, ou seja, no que você sabe, e não no que você faz.
Entender essa lógica é fundamental para compreender o poder das ideias e ações que sugiro a seguir.
Dividi em 4 blocos de ações, cada um ligado a uma competência. Essas quatro competências são o que eu desenvolvo no meu método de S.T.A.R.
SABEDORIA
Documente e organize seu conhecimento sobre o tópico.
TALENTO
ATITUDE
REPUTAÇÃO
Falei um pouco mais a respeito no JurisCast, podcast jurídico da ProJuris. Caso queira se aprofundar, é só clicar no player abaixo! Lembrando que para receber novidades do JurisCast diretamente em seu e-mail, é só se inscrever aqui.
Para finalizar, como colocar em prática essas orientações no seu escritório? A primeira etapa inicia pelo diagnóstico da sua reputação atual.
Para isso, realize em minutos o diagnóstico online S.T.A.R. da Oversize e descubra como aprimorar sua reputação de forma planejada, e com uma visão de longo prazo. E para mais discussões do meio jurídico, clique aqui.
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Christian H. Mendes é Reputation Advisor na Oversize Strategic Consultant, consultoria de reputação para marcas e pessoas. Tem mais de 10 anos de atuação em marketing, com foco em reputação e diferenciação no mercado. É formado em Relações Públicas pela Universidade do Vale dos Sinos. Escreve artigos para o ProJuris e para o seu blog, além de ministrar workshops sobre reputação.
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