Procurando filmes para advogados? Filmes com julgamentos, ou que se passam em tribunais? Ou ainda, filmes sobre Direito? A sétima arte oferece dezenas de histórias para inspirar a prática jurídica. Confira a lista que preparamos.
Sobram listas indicando filmes para advogados e estudantes de direito na internet. Na ideia de criarmos uma, resolvemos determinar dois critérios.
O primeiro, que iríamos sugerir os melhores filmes para advogados baseados no ranking do IMDb (Internet Movie Database, traduzido para o português como base de Dados de Filmes na Internet).
O site foi adquirido pela Amazon.com e é uma das maiores referências em avaliação de filmes, reunindo notas concedidas popularmente.
O segundo critério é que fossem apenas selecionados filmes de 1991 para cá. Ou seja, na lista estariam apenas sugestões de filmes lançados nos últimos 30 anos. Isto porque filmes antigos (década de 50, 60) são muito bem avaliados no IMDb e a lista seria composta basicamente por eles.
No entanto, são difíceis de serem encontrados na internet ou no Netflix, por exemplo, para assistir. Foi assim que a nossa seleção foi feita, diferente de todas as outras listas encontradas em sites e blogs.
Como o site do IMDb é americano, retiramos as sinopses do Adorocinema, site nacional de muito prestígio, que também avalia filmes, além de divulgar as notas da imprensa e dos telespectadores.
Por fim, adicionamos um bônus a nossa lista! Buscamos, nos últimos 5 anos, novos filmes de advogados que podem inspirar sua prática profissional. Confira as novidades, ao final da lista.
Navegue por este conteúdo:
Nota: 7,9
Sinopse: Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS.
Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica.
Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público. [fonte]
Nota: 7,7
Sinopse: Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas.
O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima.
No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer. [fonte]
Onde assistir? Netflix
Nota: 7,7
Sinopse: Andrew Beckett (Tom Hanks) é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da AIDS, Andrew é demitido da empresa.
Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos. [fonte]
Onde assistir? HBO Max, Star+.
Nota: 9,3
Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine.
Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. [fonte]
Onde assistir? HBO Max
Nota: 7,6
Sinopse: Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um “alerta vermelho”, uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente.
Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade. [fonte]
Onde assistir? HBO Max
Nota: 7,3
Sinopse: Em junho de 1966, Rubin “Hurricane” Carter (Denzel Washington) era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua.
Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado “The 16th round”, em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência. [fonte]
Onde assistir? Star+
Nota: 7,5
Sinopse: Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia.
No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas.
No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado. [fonte]
Onde assistir? HBO Max
Nota: 7,5
Sinopse: Quando Bill Gambini (Ralph Macchio) e um amigo são acusados de assassinato eles decidem chamar Vincent La Guardia Gambino (Joe Pesci), um primo de Bill que é advogado, para defendê-los.
Mas quando Vinny chega descobre-se que ele se formou há poucas semanas e nunca defendeu nenhum tipo de causa e, para piorar as coisas, Vinny vai medir forças com Jim Trotter III (Lane Smith), um experiente promotor, e também com Chamberlain Haller (Fred Gwynne), um juiz que não suporta seu modo de se vestir e de se comportar no tribunal. Mas Mona Lisa Vito (Marisa Tomei), sua extrovertida e bela noiva, resolve ajudá-lo a esclarecer o caso. [fonte]
Onde assistir? Star+
Nota: 7,4
Sinopse: Em Canton, no Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial.
Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro. [fonte]
Onde assistir? HBO Max, Star+ e Prime Vídeo.
Nota: 7,3
Sinopse: Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto.
A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares. [fonte]
Onde assistir? HBO Max
Nota: 7,3
Sinopse: Mick Haller (Matthew McConaughey) é um advogado diferente, a começar pelo seu local de trabalho devidamente instalado no banco de trás de seu carro, um automóvel modelo Lincoln.
Separado da competente promotora Maggie (Marisa Tomei), ambos possuem uma filha e tudo corria bem com ele defendendo pequenos conflitos, mas um dia um caso importante caiu em suas mãos e ele estava disposto a provar a inocência do réu, um jovem milionário (Ryan Phillippe) acusado de assassinato. Só que ele não imaginava seu cliente escondendo a verdade, o que pode tornar todo o processo numa causa perdida. [fonte]
Onde assistir? Prime Vídeo
Nota: 7,3
Sinopse: Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações.
O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras.
Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso. [fonte]
Onde assistir? HBO Max
Nota: 7,3
Sinopse: Michael Clayton (George Clooney) trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes.
Tendo trabalhado anteriormente como promotor de justiça e vindo de uma família de policiais, Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach (Sydney Pollack) como um de seus fundadores.
Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego, já que o vício no jogo, seu divórcio e o fracasso em um negócio arriscado o deixaram repleto de dívidas.
Quando Arthur Evans (Tom Wilkinson), o principal advogado da empresa, sofre um colapso e tenta sabotar todos os casos da U/North, uma empresa que é cliente da Kenner, Bach & Ledeen, Clayton é enviado para solucionar o problema. É quando ele nota a pessoa em que se tornou. [fonte]
Onde assistir? Telecine, Globoplay.
Se você já viu os filmes clássicos acima, e está procurando novos filmes de advogados, ou filmes de Direito, chegou ao lugar certo! Considerando os últimos 5 anos, preparamos uma lista com cinco opções de filmes bem avaliados no IMDb.
Nota: 7,5
Sinopse: Lançado em 2017, a produção chegou ao Brasil em 2018. A história acompanha o casal Miriam (Léa Drucker) e Antoine Besson (Denis Ménochet), que acabar de se divorciar. Miriam pede a custódia exclusiva da criança, para protegê-la do pai, que ela acusa de ser violento, . O juiz, contudo, acaba concedendo custódia compartilhada aos dois. Tomado quase como um refém entre seus pais, Julien (Thomas Gioria) fará tudo para evitar o pior. [fonte]
Onde assistir? AppleTV
Nota: 7,6
Sinopse: Em Dark Waters – O Preço da Verdade, Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado de defesa corporativo que ganhou prestígio trabalhando em casos de grandes empresas de químicos. Quando um fazendeiro chama sua atenção para mortes de gado que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande corporação, ele embarca em uma luta pela verdade, em um processo judicial que dura anos e põe em risco sua carreira, sua família e seu futuro. [fonte]
Onde assistir? Telecine
Nota: 7,7
Sinopse: Baseado em uma história real, o longa Os 7 de Chicago acompanha a manifestação contra a guerra do Vietnã que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968. Ocorreram diversos confrontos entre a polícia e os participantes. No total, dezesseis pessoas foram indiciadas pelo ato.[fonte]
Onde assistir? Netflix
Nota: 7,4
Sinopse: História real da luta de Slahi (Tahar Rahim) pela liberdade depois de ser preso sem provas concretas pelo governo dos Estados Unidos, durante anos. Sozinho e com medo, Slahi encontra aliados na advogada de defesa Nancy Hollander (Jodie Foster) e sua associada Teri Duncan (Shailene Woodley) que lutam contra o governo dos EUA em uma batalha por justiça que testa seu compromisso com a lei e seu cliente a cada passo. Sua polêmica defesa, junto com as evidências descobertas por um formidável promotor militar, o tenente-coronel Stuart Couch (Benedict Cumberbatch), revela verdades chocantes e, em última instância, prova que o espírito humano não pode ser preso. [fonte]
Onde assistir? Telecine
Nota: 7,6
Sinopse: O filme se inspira na história real de Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe, que processam militares da ditadura argentina, O episódio ficou conhecido como Julgamento das Juntas. O processo começou pouco tempo antes do começo do julgamento, quando dois promotores começam a pesquisar e julgar as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Strassera e Ocampo enfrentam-se à influência das pressões políticas e militares e reúnem a uma equipa legal de advogados para levar a cabo o julgamento das juntas.
O Julgamento das Juntas foi o primeiro julgamento no mundo por um tribunal civil contra comandantes militares que tinham estado no poder. [fonte]
Onde assistir? Prime Vídeo,
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email
View Comments
Sugestoes minhas: O moço de Filadelfia, O sol é para todos, Testemunha de acusação, O juiz ............ Muito boa a iniciativa.... Parabens
12 Homens e uma Sentença, Testemunha de Acusação, Advogado Mensageiro do Diabo, O Sol é para Todos... Os clássicos são os melhores.
como disse o Leifsbudir, os clássicos são melhores...
E outra, acho O Cliente melhor que todos esses citados acima, melhor utilizarem o RottenTomatoes
I Am Sam tem nota 7,6 e tem bastantes questões jurídicas...
Pode ser um excelente exemplo para tratar na prática algumas questões do "recém criado" Estatuto da Pessoa com Deficiência
outra coisa, é surreal Rainmaker ter uma nota inferior a esses filmes (7,1 no IMDb) uhauahuuah
Esse gênero de filme muito me agrada como aquele filme bem antigo "12 homens e uma sentença" quem não viu não vai se arrepender pra quem gosta desse tema
Alguma sugestão de um filme que aborde sobre negócio jurídico???
Kiri, eu particularmente gosto bastante deste livro sobre estratégia na advocacia: https://www.amazon.com.br/Estrat%C3%A9gia-Advocacia-Governan%C3%A7a-Gest%C3%A3o-Planejamento/dp/8536274700?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=go_726685122_50066927923_242623737002_pla-667978830136_c_
Por que deixam listados filmes que não se encontra mais no Netflix?
Olá, Fábio. Tudo bem?
Na verdade, como referenciamos no texto, nosso objetivo não foi falar dos filmes que estão disponíveis na Netflix, e sim sobre os filmes destacados pelo IMDb. Provavelmente você vai conseguir encontrá-los em outros canais.
Olá, me chamo Iara e sou professora de geografia e história, trabalho em uma escola no estado de São Paulo e tenho um projeto no qual pretendo montar um tribunal de júri, para que os alunos entendam como funciona cada profissão almejada, desde o policial até o juiz. Eles serão os protagonistas, desde o meliante ao juiz.
Gostaria de alguma sugestão de algum caso que possa ser retratado e se possível algumas dicas, são alunos de 15 e 16 anos.