Melhores softwares jurídicos para escritórios de advocacia e departamentos

16/07/2024
 / 
23/08/2024
 / 
11 minutos

Os avanços das tecnologias no mundo jurídico já não são novidades. Entretanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre quais os melhores softwares jurídicos e ferramentas para escritórios e departamentos. Nesse artigo, vamos apresentar então diversas opções de sistemas, não apenas de gestão, mas que podem auxiliar de ponta a ponta no fazer jurídico.

O que é um software jurídico?

Um software é um sistema de processamento de dados, é um programa que automatiza o gerenciamento de projetos e atividades.

Logo, um software jurídico nada mais é do que um programa de gerenciamento de atividades focado em escritórios de advocacia.

Entretanto, temos tipos de softwares diferentes atualmente. Isso porque, podem existir softwares voltados para a gestão de processo em si, mas também de atividades, que facilitam a busca de jurisprudência, que facilitam o envio de petições, entre outros.

Quais os melhores softwares jurídicos do mercado?

A primeira coisa para entender quais os melhores softwares jurídicos do mercado é que, o melhor é o que se adequa para as suas necessidades. Aqui na Projuris temos diversas opções que atendem a diversas necessidades. Vou listar algumas das nossas soluções, suas funcionalidades e possibilidades de integração.

1 – Projuris ADV

O Projuris ADV é um software de gestão jurídica focada na organização do escritório, ou seja, no controle de processos, atividades, finanças e atendimentos.

Atualmente, o Projuris ADV conta com funcionalidades que auxiliam de ponta a ponta a vida na advocacia. Por exemplo:

Inteligência Artificial

A Projuris IA auxilia na produção de peças processuais, usando prompts já criados pela equipe ou criando os seus próprios, a IA cria modelos dos documentos que desejar, bastando ao advogado ou advogada apenas fazer a inclusão de informações específicas e possíveis correções. Além disso, a IA do sistema também auxilia na leitura de intimações, destacando as informações importantes assim que a intimação chega no sistema. Ademais, a IA também sugere tarefas, que o ADV pode aceitar ou não, e automatizar a criação de uma nova tarefa a ser realizada no calendário.

Aplicativo

O sistema conta também com aplicativo Mobile, que permite controlar o escritório diretamente do celular. Vale lembrar que, em atualização mais recente, o Projuris ADV incorporou a inteligência artificial ao app, facilitando ainda mais o dia a dia do advogado.

Área do cliente

O sistema conta com um ambiente para que o seu cliente, ou seja, a parte em um processo, faça consultas acerca do caso de maneira contínua e independente. Assim, reduz o tempo que você precisa ocupar para essas respostas e garante maior satisfação do cliente.

Financeiro

O software jurídico conta ainda com um módulo de controle financeiro, que auxilia na gestão de entradas e saídas, cálculo de honorários, cálculo de timesheet, entre outras atividades que envolvem o financeiro, como emissão de boletos para pagamento de honorários.

Outras possibilidades de uso do Projuris ADV

Além desses quatro exemplos de funcionalidades indispensáveis na advocacia, o Projuris ADV ainda conta integração com WhatsApp, calculadora de prazos, kanban e workflow para controle de tarefas e relatórios gerenciais.

Vale destacar ainda que o software jurídico tem API aberta, ou seja, pode integrar com vários outros sistemas. Ademais, integrando com outros softwares jurídicos da Projuris, o processo é facilitado e pode ser, até, mais vantajoso.

O Projuris ADV só não faz integração com o Projuris Empresas, do qual falaremos a seguir.

Conheça mais do Projuris ADV aqui

2 – Projuris Empresas

O Projuris Empresas é o nosso sistema voltado para departamentos jurídicos e grandes bancas. É um sistema personalizável, que atende diversos segmentos como: agropecuária, alimentos e bebidas, construção, financeiras e seguradoras, saúde, entre outras.

Por contar com módulos personalizáveis, cada empresa pode ter acesso às funcionalidades que deseja, o que o torna, o melhor sistema para departamentos jurídicos.

De maneira geral, ele conta com funcionalidades como:

Controle de movimentações financeiras: com a funcionalidade de controle financeiro é possível fazer provisionamento, monitorar garantias, depósitos e conciliações, e ainda ter relatórios de contingência em segundos.

Inteligência Artificial: com a IA é possível ainda fazer prognósticos de perda em poucos cliques.

Monitoramento de processos: uma funcionalidade que permite capturar novos processos antes mesmo da citação oficial, ainda na distribuição. Além disso, ainda é possível controlar prazos, agendar audiências e usar o painel de indicadores para aprimorar suas estratégias defensivas.

Além disso, o Projuris Empresas também integra com outros softwares jurídicos que levam a marca Projuris, são eles: Acordos, Contratos, Peticiona e o mais novo software de jurimetria, DeepLegal. Vejamos mais adiante.

Conheça mais do Projuris Empresas aqui

3 – Projuris Peticiona

O Projuris Peticiona é o sistema de Peticionamento eletrônico da Projuris. Com ele, em poucos cliques, é possível enviar petições para os sistemas dos tribunais.

O melhor de tudo é: ainda que o sistema do tribunal caia, você não precisa repetir o processo para envio da petição, o sistema consegue salvar e enviar novas tentativas, até conseguir enviar todas as petições que deseja.

Além disso, o software jurídico para peticionamento permite a realização de peticionamentos em lote, ou seja, o envio de várias petições de uma só vez. Com essas facilidades, se reduz até 88% do tempo com protocolos.

Ademais, se integrados a um dos nossos softwares jurídicos para gestão de processos, isto é, o Projuris Empresas ou Projuris ADV, é possível enviar petições intermediárias diretamente do software de gestão.

Vale destacar que, para usar o Projuris Peticiona não é necessário fazer instalação alguma, uma vez que se trata de um sistema online onde as informações são armazenadas em nuvem.

Outra vantagem é que, apesar de os tribunais possuírem modelos distintos de petição, com o Projuris Peticiona você não precisa se preocupar, o próprio sistema faz a adequação do modelo para você!

Conheça aqui o Projuris Peticiona

4 – Projuris Acordos

O Projuris Acordos é, na realidade, uma plataforma de acordos. Ela permite a realização de negociações até 4x mais ágeis. Ele automatiza a busca por contatos e a comunicação inicial, assim, sua empresa fecha acordos em menos de 24h.

A plataforma permite, então, negociar processos já judicializados, mas não só. Ela também captura reclamações de consumidores antes mesmo da judicialização, evitando, assim, o litígio.

Nossa tecnologia monitora também Procon, Consumidor.gov, agências reguladoras e se integra até com o SAC da sua empresa.

Ademais, a plataforma conta com a ajuda de painéis de dados em tempo real e Inteligência Artificial (IA).

Conheça o Projuris Acordos aqui

5 – Projuris Contratos

Como o nome já anuncia, o Projuris Contratos é o sistema da Projuris focado na gestão de contratos. Ele facilita o controle de solicitações e permite criar, editar e analisar minutas e contratos.

Conta com Inteligência Artificial para escrever e revisar cláusulas, além de uma automação que preenche os dados variáveis das minutas por você.

Também conta com alerta personalizados sobre as assinaturas de contratos, conta com uma funcionalidade que resume as principais informações de contratos e minutas, permite realizar filtros para busca de informações e ainda possui um dashboard para acompanhamento de dados sobre o contrato como status, vigência, fornecedores e requisições.

Conheça o Projuris Contratos

6 – DeepLegal

Por fim, o mais recente produto da Projuris, em um dos melhores softwares jurídicos para jurimetria monitora, busca, compara e prevê dados jurídicos de 1º e 2º graus.

A DeepLegal busca informações de processos nas áreas Cível, Trabalhista e Cobranças, em 1ª e 2ª instâncias e auxilia na elaboração de defesas e teses de casos com base em decisões anteriores.

A plataforma permite ainda capturar processos com as petições iniciais antes da citação, além de acompanhar cada etapa destes. Por indexar tribunais e diários oficiais constantemente, o software jurídico de jurimetria encontra processos similares aos seus por meio de parâmetros com filtros por Cidade, Estado, CNPJ ou Setor Econômico. Ainda pode realizar uma busca avançada por meio de palavras-chave e sugestões de similaridade com os termos que você indicar.

Você consegue ainda importar as informações e fazer análises comparativas por meio do Analytics do sistema.

Conheça mais da DeepLegal aqui

Por que contar com softwares jurídicos no seu escritório ou departamento jurídico?

Como vimos, então, os softwares jurídicos são excelentes ferramentas para melhoria da produtividade e para dar mais celeridade às atividades.

A automação do escritório permite mais tempo para elaboração de defesas e teses em processos, entregando maior qualidade para seus clientes. Dessa maneira, e por meio de outras ferramentas que os melhores softwares jurídicos possuem relativas ao atendimento a clientes, a satisfaçãodestes aumenta. O aumento da satisfação dos clientes tem como consequência, o aumento das indicações e claro, dos clientes do seu escritório.

Com a automação seu escritório cresce exponencialmente e seus problemas acerca de pagamentos reduzem consideravelmente.

Os softwares jurídicos servem, portanto para, melhorar o atendimento a clientes, facilitar o controle de processos, fazer o controle financeiro, organizar as atividades de escritórios e departamentos, entre outros.

Como escolher o melhor entre os softwares jurídicos do mercado?

Para escolher entre os melhores softwares jurídicos do mercado alguns passos são importantes.

Primeiro, é necessário identificar quais as suas dores. Por exemplo, se você não consegue organizar contratos e por isso, tem problemas nos seus honorários, talvez seja o momento de contar com um software jurídico de gestão que auxilie a gestão financeira combinado com um software de gestão de contratos. Ou então, se você trabalha em um departamento jurídico de uma empresa que recebe muitos processos, talvez o ideal seja combinar um software de gestão jurídica específico para departamentos combinado com um software de acordos, concorda?

Identificadas as dores é o momento de conhecer as ofertas do mercado. Para isso é importante olhar funcionalidades. Elas atendem suas dores? É possível integrar outros sistemas? Qual a tecnologia utilizada? Enfim, é um momento de fazer uma boa pesquisa de mercado para identificar as melhores soluções. Também, é uma etapa para ver o custo-benefício do sistema. Qual a avaliação dos clientes? São positivas? Qual o Retorno sobre o Investimento (ROI)?

Avalie o atendimento e suporte oferecido pela empresa que oferece o sistema, e também, quem é a empresa que o desenvolve. Além disso, compare com a concorrência para identificar os pró e contras de cada um. Feito tudo isso, é só fazer a contratação!

Lembre-se, no entanto, que é importante que sua equipe participe dos treinamentos dos sistemas para entender como usá-lo.

Aqui na Projuris, temos diversos tipos de treinamento, seja por meio de lives no Youtube, específicas para clientes, vídeos, artigos, nas redes sociais, os treinamentos de onboarding do sistema, e, mais recentemente, lançamos nossa plataforma de cursos voltados para o mundo jurídico: o Projuris Educação.

Também pode te interessar:

Por que usar os softwares jurídicos da Projuris?

Todos os produtos Projuris estão sempre em constante atualização, por isso, entregam soluções de ponta para as dores de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Por serem uma empresa do grupo Softplan – mesmo que desenvolve os sistemas SAJ – garante a entrega de tecnologias de ponta e inovação. Além disso, permitem integrações e facilidades com os sistemas internos de maneira simples.

A quantidade de ofertas de softwares jurídicos da Projuris auxilia também em uma automatização de ponta a ponta dos escritórios e departamentos, liberando mais tempo dos profissionais, aumentando a produtividade e a qualidade das entregas jurídicas.

Milhares de clientes descomplicam com a Projuris. Seja também um deles!

Perguntas frequentes

Quais são os softwares jurídicos mais utilizados?

Os softwares jurídicos mais utilizados são Projuris ADV, Projuris Empresas, Projuris Peticiona, Projuris Acordos, Projuris Contratos e DeepLegal. Cada um oferece funcionalidades específicas para diferentes necessidades jurídicas.

Qual o melhor aplicativo de IA para advogados?

Os softwares da Projuris se destacam como um dos melhores sistemas com IA para o jurídico, oferecendo funcionalidades como produção de peças processuais, leitura de intimações, e automação de tarefas.

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário