No ‘Aprenda em 1 minuto’ desta semana, falaremos sobre cloud computing, já familiar para quem conhece o universo digital e de ferramentas tecnológicas. Vamos esclarecer de maneira objetiva e simples o que significa cloud (ou nuvem, como também é chamada). No nosso últimos conteúdo falamos sobre NPJs (Núcleos de práticas jurídicas). Vamos lá:
É um conceito utilizado para dizer que algo está sendo memorizado e armazenado em um meio não-físico, mas em servidores e computadores interligados pela internet. Logo, ele está ‘na nuvem’.
Um site, por exemplo, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo porque ‘está na nuvem’ e não na máquina X.
Muito. Com os atuais protocolos de segurança digital e método de criptografia, fica muito seguro armazenador dados ‘em nuvem’ com a garantir de que eles jamais serão acessados por outra pessoa além das designadas.
Em casos específicos como apliações Saas, como o ProJuris Escritórios, é ainda melhor, já que além da infra-estrutura disponibilizada, o usuário tem ainda mais controle dos dados portando usuário e senha. O ProJuris Empresas também podem armazenador na nuvem.
Além da segurança, já abordada no ponto anterior, a nuvem também economiza tempo, já que não é necessário fazer backup; espaço, pois não depende de nenhum tipo de estrutura física (servidor, por exemplo); e dinheiro, pois dispensa a contratação de pessoas para gerir esta estrutura.
–
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email