Acordos e negociação

Qual a melhor plataforma de mediação para empresas?

Uma plataforma de mediação é usada por empresas que querem resolver disputas seja consumerista, trabalhista ou com outras partes envolvidas.

As empresas podem envolver-se em conflitos e disputas consumeristas, trabalhistas e até mesmo entre sócios, judiciais ou extrajudiciais. A mediação é um caminho para resolvê-las com a intervenção de uma terceira pessoa imparcial que irá equilibrar os interesses das partes. O objetivo é solucionar a disputa de modo cooperativo.

Difere sutilmente da conciliação, já que pretende estabelecer uma boa comunicação entre as partes enquanto a conciliação visa mais diretamente uma proposta de acordo. O que não significa que a mediação não possa resultar em acordos, especialmente quando falamos de plataforma de mediação para empresas.

A situação é: sua empresa tem uma disputa com uma parte, tanto dentro de um processo, quanto antes de ser um litigio o mediador irá facilitar a comunicação. Para encerrar o andamento processual ou evitar um novo processo, o acordo entra em cena.

As plataformas centralizam os meios de comunicação com as partes, fornecendo mediadores caso sua empresa não disponha de profissionais terceirizados, mapeando notificações consumeristas. O Projuris Acordos, além de tudo isso, conta com inteligência artificial especializada e robôs para respostas automáticas em casos que couberem.

O que é mediação?

A mediação é um dos métodos de resolução de conflitos, assim como a negociação, a autocomposição, a conciliação e a arbitragem. Tem a função de facilitar o diálogo entre as partes que estão em conflito e reestabelecer a comunicação.

Este processo é regulamentado, nesse caso segue a Lei nº 13.140/15, lei da mediação, o Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15) e ainda, a resolução 125, anexo III do CNJ, pois esta editou o Código de Ética dos conciliadores e mediadores.

Ela segue alguns princípios do direito constantes na legislação, são: imparcialidade do mediador, isonomia entre as partes, informalidade (sem processos padronizados), autonomia da vontade das partes, busca pelo consenso, confidencialidade e boa-fé.

Pode ser judicial ou extrajudicial:

Mediação extrajudicial

A mediação extrajudicial acontece fora de um processo. Os mediadores serão de escolha das partes e o prazo mínimo e máximo para a primeira e última reunião de mediação será acordado em contrato, não é pré-determinado por lei.

Contratos que não contenham cláusula de mediação podem usar deste recurso. Entretanto, o mediador extrajudicial somente cobrará por seus serviços caso as partes decidam assinar o termo inicial de mediação e permanecer, voluntariamente, no procedimento.

Mediação judicial

A mediação judicial é feita com mediadores autorizados e cadastrados nos tribunais, contudo o procedimento é custeado pelas partes.

Os tribunais realizam sessões e audiências de conciliação e mediação pré processuais e processuais na busca pela autocomposição das partes que deverão ser assistidas por advogados ou defensores públicos. O procedimento deve ser concluído em até 60 dias e havendo acordo o juiz arquiva o processo e homologa por sentença, o termo final de acordo.

O que são as plataformas de mediação online?

Chamamos de plataforma de mediação online com sinônimo para as plataformas de acordos. As audiências de mediação em si não serão feitas via plataforma. Contudo, a plataforma atende as empresas que estão dispostas a passarem por processos de mediação extrajudicial e proporem acordos com as partes, pessoas físicas ou jurídicas.

Uma plataforma de mediação nesse caso irá buscar as informações da parte para primeiro contato e proposta de mediação extrajudicial. Assim como, oferecer ferramentas de negociação para fechamento de acordos.

Benefícios do uso de plataformas de mediação por empresas

O uso de plataformas que facilitam a mediação de conflitos será benéfica para as empresas que lidam de forma recorrente com cerca de 200 processos ou mais. O grande volume contencioso se beneficia dos processos de mediação por reduzir custos e resolver conflitos mais rápido.

As plataformas de mediação, irão ajudar na hora de encontrar os contatos das partes, no registro de conversas fora de audiências. E pensando em contencioso de massa, na automação do primeiro contato e tarefas relacionadas a proposição de acordos.

Serão especialmente úteis nas mediações extrajudiciais, menos limitadas pelos tribunais. Mas também podem ajudar no monitoramento e controle de indicadores das demais mediações.

Dicas para escolher a melhor plataforma de mediação

A plataforma de mediação será parceira da empresa na resolução de conflitos, portanto deve ser adequada às necessidades do negócio e especialmente atender a demanda trazida pelo departamento jurídico da empresa, cujo qual lida diretamente com o contencioso de massa.

1. Precisa de negociadores?

Nem toda plataforma irá dispor de negociadores ou mediadores para tratar das disputas do negócio. Algumas serão apenas ferramentas. Caso os profissionais qualificados sejam uma necessidade da sua empresa, use este ponto como critério na escolha.

O Projuris Acordos te dá a opção, você contrata apenas o software ou o produto com negociadores certificados para atuar nas suas disputas.

2. Analise as funcionalidades disponíveis

Uma boa plataforma de mediação deve contemplar cinco etapas: o cadastro de litigios; busca pelas partes; contato inicial; negociação e proposta de acordo. O que garante um acompanhamento completo da disputa/reclamação.

De forma, detalhada, veja abaixo 5 funcionalidades recomendadas ao se buscar uma plataforma de mediação:

  • localização das partes– por meio de bancos de dados, a plataforma indica e-mail, número de telefone e outros canais de comunicação disponíveis para contato. O Projuris Acordos têm banco de dados nativo alimentado por mais de 470 mil negociações feitas apenas em 2023.
  • Captura de processos na justiça- no Projuris Acordos é feita uma varredura nos sites dos tribunais para captar ações ainda em fase de distribuição.
  • Coleta de reclamações consumeristas– recebe reclamações de Procon, Consumidor.gov, agências de regulação e Sindec, permitindo começar a resolução antes da judicialização do caso. Além disso, no Projuris tenha respostas automáticas dadas diretamente no site de origem.
  • Automação do contato inicial- pensando em acelerar o processo do contencioso de massa, é recomendado que a plataforma escolhida automatize o convite para negociação. No Projuris, você personaliza a mensagem automática.
  • Aplicações de IA– A inteligência artificial aplicada na plataforma irá facilitar a transcrição de mensagens, elaboração de textos e etc. Aposte em quem oferece a tecnologia mais recente para o seu departamento.

3. Segurança e privacidade

A plataforma deve ter medidas de segurança robustas para proteger suas informações confidenciais. Procure saber sobre a política de privacidade e como seus dados serão utilizados.

4. Interface

Antes de contratar a plataforma, saiba como é a interface e usabilidade do sistema. Garanta que seja entendido pelos colaboradores do setor jurídico que irão usá-lo.

5. Feedbacks de clientes

E claro, acesse cases de sucesso e depoimentos de clientes para confirmar a performance da plataforma de mediação que está pensando em contratar.

Entenda como o Projuris Acordos funciona

O Projuris Acordos é uma plataforma de mediação de conflitos com ferramentas para tornar as negociações mais ágeis e inteligentes.

Automatiza a busca por contatos e a comunicação inicial, para sua empresa fechar acordos em menos de 24h. Pela plataforma você irá negociar processos já judicializados ou capturar reclamações de consumidores antes mesmo da judicialização.

O cadastro de litigios pode ser feito quando a empresa sobe a base de processos a qual já está lidando, mas também pela varredura dos sistemas dos tribunais onde capta as ações judiciais ainda em fase de distribuição ou pelo monitoramento de Procons, Consumidor.gov, Reclame aqui, Sindec e agências reguladoras.

Com banco de dados próprio mais a integração com cinco Bureaus diferentes, o Projuris localiza as partes indicando a melhor opção de contato entre opções de números de telefone e emails. O contato inicial é automatizado e multicanal, incluindo whatsapp, ligações telefônicas, SMS, e-mail e chats de texto.

Durante a mediação e posterior negociação e proposição de acordos, a plataforma fornece indicadores para análise de performance. Além disso, mantêm o histórico de mensagens trocadas entre seus negociadores e as partes permitindo o processo de auditoria. Ademais, conta com aplicações de inteligência artificial para auxiliar os negociadores tratamos em detalhes a seguir.

Funcionalidades de consumidor no Projuris Acordos

Sabemos que é impossível ter controle de cada reclamação que a empresa recebe, respondê-las e ainda negociar com os clientes antes que vire um processo judicial. Por isso, a funcionalidade de consumidor é importante.

O Projuris Acordos monitora e 1217 pontos de atendimento do Procon, Consumidor.gov e Reclame Aqui sem precisar de nenhuma integração externa. Recolhe a reclamação e já adiciona à plataforma para tratativa. Também, permite resposta automática das demandas diretamente no site de origem.

Aplicações de Inteligência artificial na plataforma de acordos

Ao receber novas reclamações no sistema é papel do operador de direito entender do que se trata, quais os pedidos e o que a empresa deve e pode negociar. Mas, a IA pode ajudar! A inteligência artificial no Projuris Acordos lê a reclamação, identifica o objeto, os pedidos e aponta qual cláusula do código de defesa do consumidor suporta àquela reclamação.

Ainda, a IA é capaz de capaz de sugerir mensagens para que seus negociadores percam menos tempo digitando e de indicar quando avançar para a próxima fase da negociação. Inclusive transcreve as ligações telefônicas para registro.

Perguntas frequentes

Qual a melhor plataforma de mediação online?

O Projuris Acordos é a plataforma de mediação online mais completa. Pois ela captura reclamações e processos, localiza as partes, automatiza contatos iniciais e usa inteligência artificial para ler reclamações e propor respostas aos negociadores.

Conclusão

O processo de mediação visa facilitar a comunicação entre as partes e deve sempre contar com um mediador externo. As plataformas de mediação, são softwares usados por empresas para que possam tratar seus litigios com mais agilidade, não excluí a necessidade de um mediador e até das audiências de conciliação.

Estabelecida a comunicação, é natural que as empresas busquem fechar acordos que favoreçam todas as partes. Nesta fase, os negociadores da plataforma de acordos tal qual o Projuris irão atuar em cima do pedido da parte para chegarem em uma proposta de acordo e encerramento do caso.