Projuris Acordos: respondemos as principais dúvidas sobre a plataforma

Projuris Acordos é um software, construído para facilitar todas as etapas da negociação e do fechamento de acordos. Por meio da plataforma, é possível negociar conflitos que já estão judicializados, mas também propor acordos enquanto ainda não há processo judicial associado.

user Tiago Fachini calendar--v1 14 de dezembro de 2023 connection-sync 19 de março de 2025

Em apenas um ano, 2023, o Projuris Acordos – plataforma de negociação da Projuris, do Grupo Softplan – ajudou na mediação de conflitos que superam os R$1 bilhão negociados. Foram pelo menos 120 mil acordos fechados com a ajuda do sistema. Mas, o que essa tecnologia faz? E, por que ela tem sido a escolha de mais de mais de 150 mil advogados?

Neste artigo, reunimos respostas para as principais dúvidas sobre a plataforma de acordos.

Você também pode verificar a página principal do Projuris Acordos, ou solicitar um teste grátis de 30 dias do produto para já sair usando.

Vamos lá!

O que é o Projuris Acordos?

O Projuris Acordos é um software de acordos e reclamações, construído para facilitar todas as etapas da negociação e do fechamento de acordos. Por meio da plataforma, é possível negociar conflitos que já estão judicializados, mas também propor acordos enquanto ainda não há processo judicial associado. A tecnologia ajudou empresas a economizarem cerca de R$473 milhões, apenas em 2023.

Ele automatiza a busca por contatos e a comunicação inicial, para sua empresa fechar acordos em menos de 24h. Permite fazer no mínimo 4X mais acordos, sem aumentar a equipe de negociadores, comparado a um cenário em que não há uso de sistema.

Além disso, a companhia pode optar por um Workspace 100% autônomo com o uso de inteligência artificial em todas as etapas da negociação, elevando ainda mais a produtividade do seu time.

Como funciona o Projuris Acordos?

Para começar a usar, basta fazer o upload de sua carteira de processos ou conflitos – por meio de uma planilha padrão fornecida pelo time Projuris. Ou caso use um sistema de gestão jurídica como o Projuris Empresas, integramos os recursos e a importação é automática.

Para casos consumeristas extrajudiciais, o Projuris acordos sem depender de integrações monitora diariamente, faz a captura automática e cadastra no software as reclamações de todos os sistemas que recebem queixas dos seus clientes:

✅Procon;
✅Sindec;
✅Consumidor.gov;
✅Reclame Aqui;
✅Agências de regulação (Anatel, ANS e Aneel);
✅Integra o SAC da sua empresa.

Permite que você comece a negociação antes que a questão seja judicializada. O controle dos casos é feito no Projuris Acordos mas, o software responde diretamente no sistema de origem onde o cliente está. Por exemplo, se a reclamação foi feita pelo Reclama Aqui, as respostas serão postadas diretamente no Reclame Aqui, ainda que fiquem centralizadas no chat do Projuris.

Com todos os casos na plataforma, ela faz a busca dos contatos das partes que movem os lítigios. E, na sequência, automatiza o envio do contato inicial para essas pessoas, convidando-as a fazerem um acordo.

Conforme as respostas e a negociação vai acontecendo – independentemente de qual o canal de contato usado pela parte, se e-mail, telefone, WhatsApp ou outro – os negociadores ou advogados que representam sua empresa podem acessar e controlar tudo em único painel. Toda a gestão da negociação se dá de forma unificada.

Ao final, se uma proposta de acordo for aceita, o Projuris Acordos dispõe de um banco de minutas para que você formalize o acordo, envie para assinatura digital e, até mesmo, peticione a homologação do acordo na justiça.

Caso use a assistente IA, ela irá pedir os dados da parte automaticamente, gerar a minuta do acordo e enviar para aprovação e assinatura do negociador, então para assinatura das demais partes.

Quem está por trás do Projuris Acordos?

O Projuris Acordos é um software do Grupo Softplan, uma das maiores empresas de software da América Latina. A solução nasceu na startup Justto, uma das primeiras no Brasil a se especializar em Online Dispute Resolution, adquirida pela Softplan no princípio de 2023. Hoje, ela integra um hub de soluções que inclui ainda Projuris Empresas, Projuris ADV , Projuris Contratos e Projuris Jurimetria.

Quem pode usar o Projuris Acordos?

O Projuris Acordos é para empresas, escritórios e procuradorias.

Empresas:

Para empresas permite uma menor judicialização dos litigios e reduzir o passivo provisionado em até 43% com nossa plataforma de acordos. Para tratar os casos dos seus clientes, o portal pode ser customizado com a identidade visual da sua organização. Nele, você também pode gerar links e QRCodes para divulgá-lo em suas peças processuais ou canais de comunicação institucional.

Além da integração com o SAC da empresa.

Escritórios

Para escritórios, torne-se um parceiro estratégico dos seus clientes. Oferte serviços de mediação online, assim seu escritório pode assumir a carteira de litígios, impactar positivamente o caixa dos seus clientes e tornar-se imprescindível.

Além disso, muitos escritórios têm precificado o seu trabalho de negociação a partir de cada acordo bem-sucedido, ou de cada mediação realizada. Com isso, é possível manter um fluxo de receitas recorrente no seu negócio com o uso do Projuris Acordos.

Procuradorias

Para procuradorias, facilite o contato com os contribuintes e reduza a inadimplência.

O Projuris Acordos é perfeito também para procuradorias e outros órgãos da administração pública que precisam agilizar o contato com seus contribuintes – principalmente aqueles inadimplentes.

Automatize a busca por números de telefone, e-mail ou WhatsApp dos cidadãos, tenha uma ferramenta de comunicação em massa com eles e faça cobranças de forma ágil, eficiente, proativa e sem custo político.

Quanto custa o Projuris Acordos?

O valor do Projuris Acordos vai variar conforme o volume de conflitos negociados por ali. Contudo, a franquia mensal parte de apenas 287,50 reais.

Mas, você pode usar a plataforma sem pagar nada por 30 dias. Aproveite o teste gratuito do Projuris Acordos aqui.

E, se quiser comparar o custo do Projuris Acordos versus o custo de manter um processo judicial, dê uma olhada na nossa calculador de ROI dos acordos. Ela é gratuita e permite que você faça uma análise de retorno sobre investimento a partir dos casos civis e de consumidor da sua empresa.

Projuris Acordos é seguro?

Sim, o Projuris Acordos utiliza mecanismos de segurança para garantir a integridade e confidencialidade de todos os dados dentro da plataforma. É usado e aprovado por grandes empresas, como Tap Airlines, Ifood, Natura, Artesis e Leroy Merlin.

Veja como o Ifood montou sua estratégia de Acordos com o Projuris:

Como o Projuris Acordos ajuda a encontrar os contatos para uma negociação?

A plataforma ODR usa uma série de mecanismos para ajudar sua empresa a encontrar os contatos mais quentes para, de fato, você consiga negociar com as partes. Veja quais bases de dados são consultadas:

  1. Para processos judicializados, o Projuris Acordos começa verificando os dados associados à parte na capa do processo;
  2. Depois, é chegado o banco de dados (data lake) da própria Projuris, que contém mais de 700 mil contatos ativos;
  3. Se não for possível localizar bons dados de contatos a partir dessas bases, são acionados os bureaus de informação. O Projuris Acordos trabalha com 5 bureaus especializados e reconhecidos no mercado.

Com todas essas checagens, nossa ODR é capaz de encontrar diferentes canais de contato, como e-mails, telefone e whatsapp. Com a ajuda de um algoritmo específico, a plataforma ainda indica quais tendem a ser os canais de contato mais assertivos e atualizados, garantindo que você coloque esforços onde as probabilidades de retorno são mais altas.

Saiba mais sobre a plataforma de acordos, no vídeo abaixo:

Como funciona a inteligência artificial do Projuris Acordos? 

Na contratação do Projuris Acordos, o cliente que opta por ter um workspace totalmente automatizado conta com a IA do início ao fim do processo. Ela gerencia todo o ciclo de negociação, permitindo uma abordagem dinâmica e eficiente.  

Contudo, também é possível personalizar e escolher quais etapas serão feitas por IA e quais terão um negociador humano para tocar o negócio.

O fluxo no workspace autônomo funciona da seguinte forma:  

A partir da importação dos casos, eles são categorizados automaticamente e há aplicação das alçadas e limites pré-configurados, assim como enriquecimento dos dados das partes para facilitar o contato.  

A IA envia uma mensagem inicial propondo iniciarem um acordo, o disparo de mensagens poderá ser via e-mail, whatsapp ou sms. A proposta inicial é baseada no valor mínimo permitido e progride conforme a contraproposta da parte, seguindo a ordem de 60% → 75% → 85% → 100% da alçada máxima. 

Se mesmo assim, não foi possível negociar. Antes de dar a negociação como perdida, a inteligência artificial identifica que há uma proposta superior e solicita um aumento de alçada que é enviado diretamente ao gestor da negociação que pode aprovar ou recusar o ajuste. 

Se o pedido for aprovado: A IA automaticamente comunica à parte contrária sobre o novo limite de negociação e atualiza o status da disputa. Se o pedido for recusado: A IA envia uma nova proposta com o valor máximo, sinalizando que aquela é a última oferta possível

As propostas dadas como ganhas, pela IA ou pelo negociador, serão formalizadas em uma minuta. Com o modelo cadastrado na plataforma, a assistente IA solicita as informações e dados bancários da parte para o depósito, preenche o acordo, adiciona as cláusulas contratuais padrão e o revisa para evitar inconsistências.  

Depois da minuta gerada, ela é enviada primeiro para revisão e assinatura do negociador, com esta assinatura segue o fluxo para as demais partes assinarem e formalizarem.  

Não tenho uma política de acordos definida. Posso usar o Projuris Acordos?

Sim, mesmo que você ainda não tenha uma política de acordos clara e bem estabelecida, o Projuris Acordos ainda pode ajudar sua empresa ou escritório. Isso ocorre por 3 fatores principais:

  • o software tem inteligência para sugerir á você ações recomendadas e, com base nas interações realizadas ali, pode até mesmo sugerir alterações e ajustes nas alçadas de acordo;
  • o Projuris Acordos tem integração com empresas especializadas em consultoria para definição de políticas de acordos;
  • nossa equipe tem experiência no apoio à gestão de grandes carteiras de conflitos. Por isso, pode compartilhar dicas, orientações e insights para que a sua empresa evolua os procedimentos adotados.

O Projuris Acordos é integrado com outros softwares?

Sim, é possível usar a plataforma de negociação e acordos com integração à outros softwares. É o caso, por exemplo, do Projuris Empresas – software para departamentos jurídicos. Graças a isso é possível, por exemplo, associar as negociações em andamento aos processos judiciais armazenados e geridos no Empresas.

Outro exemplo de integração é com o Projuris Peticiona, software de peticionamento eletrônico. Essa integração permite que, após aceito o termo de acordo, seja possível peticionar a homologação do acordo na esfera judicial, em poucos cliques.

Para conhecer todas as integrações disponíveis, entre em contato na página comercial.

Resumo

Como você viu, o Projuris Acordos é uma das ferramentas mais eficientes para empresas, escritórios e procuradorias que buscam uma alternativa à judicialização. Em apenas um ano, essa plataforma ODR ajudou os clientes a economizarem mais de R$473 milhões de reais, que seriam gastos na manutenção de processos judiciais.

Se quiser, aproveite para conhecer os bastidores do Projuris Acordos.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email



Tiago Fachini - Especialista em marketing jurídico

Mais de 300 mil ouvidas no JurisCast. Mais de 1.200 artigos publicados no blog Jurídico de Resultados. Especialista em Marketing Jurídico. Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurídico cada vez mais inteligente e eficiente. Siga @tiagofachini no Youtube, Instagram, Linkedin e Twitter.

Use as estrelas para avaliar

Média / 5.

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *