Criada em 2000, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, a Dental Cremer é a primeira one stop shop da odontologia.
Para quem não está familiarizado com o termo (“one stop shop“), a ideia, inspirada nas conveniências americanas, é de lojas, softwares e empresas que ofereçam tudo o que as pessoas necessitam [de determinado segmento] em um só lugar. No caso da Dental Cremer, tudo sobre produtos odontológicos.
Esse pioneirismo faz com que a empresa seja a maior distribuidora de materiais odontológicos da América Latina, antedendo mais de 70 mil profissionais no território nacional, com seu portfólio de 40 mil itens para todas as especialidades odontológicas. E como de costume, onde estão as empresas mais inovadores e líderes de mercado, lá está o ProJuris.
Desde julho de 2016, nosso software jurídico para grandes empresas atende a Dental Cremer. E para saber como está sendo a experiência desde então, falamos com o gestor jurídico da organização, o Dr. William Jonathan Ciesielsky.
Olá, Dr. William! Obrigado pela disponibilidade. Vamos começar pelo começo. Quando a Dental Cremer descobriu que precisava de um software jurídico? E por que o ProJuris?
Neste contexto, devo iniciar falando da minha trajetória na Dental Cremer. Entrei na empresa em agosto de 2015 para trabalhar na Controladoria, mais especificamente no financeiro.
Em fevereiro de 2016, houve a Cisão da Dental Cremer com a Cremer S.A. (o jurídico da companhia era totalmente controlado por esta última). Após a definitiva cisão (documental e física), houve o convite do presidente da companhia para que eu assumisse o departamento jurídico interno.
Estava então em meio a um turbilhão de emoções e afazeres, com a felicidade em poder seguir na minha área nesta empresa que gosto tanto, porém com apreensão de começar tudo do “zero”, contratação, sistema, organogramas de aprovações e muito mais.
Passada a emoção, vem então o trabalho em si. Pesquisei e cotei em torno de 3 softwares, quando então decidi sentar com o jurídico da Cremer e entender como funcionava o ProJuris.
Neste momento que entendi que o ProJuris tinha exatamente o que eu precisava. Sempre fui muito ligado a tecnologias e facilidades no dia a dia e no trabalho.
Ao fim da apresentação, vi que o ProJuris era realmente o que eu precisava. Só de enxergar a possibilidade de ter tudo digital e eletrônica, sem dúvidas me brilhou os olhos.
Quantas pessoas utilizam o sistema hoje na Dental Cremer?
Hoje, no departamento jurídico, são dois usuários. Porém, como estamos finalizando a implantação do Módulo Requisições e Gestão de assinaturas, teremos em torno de 15 usuários.
A Dental Cremer utiliza módulos bem voltados a agilizar processos do dia-a-dia, como assinaturas e publicações. Você acredita que este é um dos pontos fortes do departamento jurídico da empresa hoje?
Sim, pelo fato de estar em constante evolução e com alterações estruturais e de governança (por conta da aquisição feita pela norte americana Henry Schein), nossos processos diários devem ser simples, ágeis e mutáveis, o que encontro perfeitamente no ProJuris.
Outrossim, temos um déficit importante no departamento jurídico, algo que, só conseguimos contornar pela eficiência do ProJuris.
Você mencionou que estão implementando o Módulo de Requisições. Como está a expectativa?
Este é um módulo recém adquirido, ainda não está em funcionamento, mas está muito bem desenhado. Haverá o envolvimento de outros departamentos, principalmente se tratando de novos contratos e em questões consultivas, haja vista que os principais clientes do departamento jurídico são os demais departamentos da companhia.
Hoje já é possível mensurar alguns exemplos de indicadores e processos que o ProJuris acelerou e concedeu produtividade dentro do jurídico da Dental Cremer? É possível mensurar o quantos %?
Neste cenário, podemos mensurar que hoje temos 100% dos contratos arquivados de forma digitalizada. Há uma expectativa de aumento em cerca de 50% em relação ao cumprimento de prazos para criação e assinatura dos contratos firmado pela companhia com o uso dos Módulos Requisições e Gestão de Assinaturas.
Como é o dia a dia de utilização do software na Dental Cremer? Fiz esta mesma pergunta para a Klabin, na nossa última entrevista sobre o ProJuris para Empresas. Gostaria de conhecer um pouco mais a rotina de vocês também.
Nossa primeira atribuição ao chegar é verificar se há prazos pendentes em processos judiciais, o que é possível utilizando o Projuris. Outra atribuição é verificar que foi recebido algum contrato pelos correios que precise ser escaneado e arquivado no software.
Por fim, e reiterando o agradecimento à oportunidade desta entrevista, quais são os próximos passos? Como você vê o departamento evoluindo ainda mais, principalmente no aspecto tecnológico?
Na minha visão, o departamento jurídico deve manter-se lado a lado com a tecnologia, claro que sempre acompanhado da segurança jurídica. O que me deixa feliz é saber que o ProJuris tem exatamente esta proposta e visão.
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