No ambiente corporativo muito se fala em mensuração de resultados. Acontece que, para isso, é importante, além das ferramentas e metodologias, contar com relatórios gerenciais. Isso porque, com uma visão em formato de relatório é mais fácil fazer comparações.
Além disso, com relatórios gerenciais, podemos considerar um encerramento de ciclos. Com eles é possível analisar os gaps a resolver no próximo ciclo estratégico do escritório de advocacia.
Com a modernização e adaptação a tecnologia, muitos escritórios passaram a ter relatórios mais completos. Por isso, neste artigo, vou te contar como funcionam esses relatórios no PROJURIS ADV. Boa leitura!
Como extrair relatórios jurídicos com o PROJURIS ADV?
Para contribuir, então, com a mensuração de resultados do seu escritório de advocacia, uma funcionalidade do PROJURIS ADV é a emissão de relatórios jurídicos gerenciais no sistema. Para fazer essa emissão basta clicar na ferramenta de engrenagem no canto superior direito e selecionar a opção “relatórios”.
Além disso, é possível ainda extrair os relatórios em módulos específicos, por exemplo, financeiro> relatórios.
Quais relatórios podem ser extraídos no PROJURIS ADV?
É essencial destacar quais são os relatórios disponíveis para extrair dentro do PROJURIS ADV.
Em primeiro lugar, falemos dos formatos. Hoje no sistema é possível extrair dois formatos de relatórios gerenciais: em PDF e em XLS (Excel). Por conta desse formato de relatório que o sistema gera, é possível fazer a impressão do relatório,
Quanto aos tipos de relatórios que o PROJURIS ADV permite extrair, podemos dividi-los de acordo com as funcionalidades do sistema. Veja:
- Atendimento: Atendimentos por cliente.
- Pessoas: Pessoas em planilha.
- Atividades: Andamentos em planilha, apontamento de horas e tarefas.
- Processo: Andamentos em planilha, bens e garantia por processo, pedidos por processo, processos ativos, recebidos e arquivados por cliente, processos em planilha, processos por cliente, processos sem movimentação, processos simplificados em planilha.
- Financeiro: Contas a pagar e receber por dia, contas a Pagar/Receber por Pessoa, DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, fluxo de caixa anual e receitas e despesas pagas por dia.
Agora que você já sabe como extrair relatórios e quais os tipos possíveis dentro do software jurídico, é o momento de entender em qual atividade cada relatório contribui para fazer análise de dados jurídicos.
Como fazer análise de dados na advocacia?
Para uma análise de dados mais completa e correta, podemos separar de acordo com as atividades do escritório. Assim, é possível ter uma visualização completa de como andam os processos do escritório, como está o financeiro, a produtividade dos colaboradores, entre outros…
Vejamos, portanto, como você pode fazer o acompanhamento dessas áreas utilizando o PROJURIS ADV, software jurídico.
Como gerir as atividades dos colaboradores?
Começando pelo acompanhamento dos colaboradores, é importante destacar que os relatórios que fornecem dados sobre a realização das atividades do escritório não deve utilizado de maneira que possa ferir um colaborador.
A ideia do uso dos relatórios gerenciais quanto a produtividade é justamente para encontrar possíveis dificuldades dos colaboradores e pensar em maneiras de ajudá-los, para assim, alavancar o seu escritório de advocacia ou departamento jurídico.
Bom, mas você deve estar se perguntando, como um relatório pode me mostrar sobre a produtividade dos colaboradores. É simples. Um relatório, nada mais é do que um conjunto de informações, não é mesmo? Bem assim, um relatório de atividades vai te apresentar as horas trabalhadas dos colaboradores, quais atividades o profissional realizou no período, quais atividades trouxeram mais sucesso, quais não tiveram finalização, etc.
Como emitir um relatório de tarefas no PROJURIS ADV?
Com as informações acima, você consegue selecionar a tratativa adequada para cada gap que identificar. Para isso, então, é importante saber como emitir um relatório no seu software jurídico. Veja:
Para emitir um relatório de tarefas no PROJURIS ADV basta ir em atividades >relatórios. O sistema abrirá uma nova tela, onde você deverá clicar em “tarefas”. Em seguida, em filtros, você irá colocar o responsável pela tarefa que você deseja analisar, a situação da tarefa e o período. Como na imagem abaixo.
Por fim, o relatório aparecerá em formato de download. Também o sistema irá apresentar uma lista com os relatórios que já foram gerados no sistema.
Como elaborar um relatório de apontamento de horas?
A maioria dos advogados e advogadas trabalham com apontamento de horas, assim, o PROJURIS ADV permite a emissão de relatórios gerenciais para essa atividade.
Para gerar um relatório de apontamento de horas no PROJURIS ADV basta, da mesma forma que o relatório de tarefas, ir na aba de atividades > relatórios > apontamento de horas.
Nesse momento, o sistema de apresentará uma tela onde você deve preencher com os filtros que desejar. Com o preenchimento finalizado basta clicar no botão “gerar”. E pronto, seu relatório foi gerado com sucesso.
É importante lembrar ainda que o apontamento de horas deve ser realizado manualmente no sistema, em pessoas ou atendimentos.
Como gerar um relatório de audiências?
Para gerar relatórios gerenciais de audiências, o passo a passo é o mesmo que os anteriores: atividades > relatórios > tarefas.
Feito isso, da mesma forma que nos anteriores, o sistema abrirá uma tela para preenchimento. Então, nesta tela, você selecionará o módulo em que tarefa foi vinculada (Atendimento ou Processos) e irá clicar no botão “gerar”.
Como exportar andamentos para uma planilha?
Um outro tipo de relatório que pode ser gerado dentro do PROJURIS ADV é o de andamentos. É claro que, para melhorar ainda mais a visualização desses relatórios gerenciais de andamentos, você consegue transformá-los em planilhas. Para isso, basta selecionar a aba de processos, clicar em relatórios e depois selecionar o tipo de relatório “andamentos em planilhas”.
Em seguida, selecione os filtros que desejar e clique em gerar. Assim, o sistema irá emitir um relatório para excel (.XLS).
Como elaborar relatórios para gestão de processos?
Uma boa gestão de processos também é basilar para identificação de falhas e para uma rápida solução da mesma. Assim, emitir relatórios gerenciais para poder fazer uma análise de processos mais assertiva também se faz eficaz.
Então, para emitir relatórios de processos no PROJURIS ADV basta seguir os seguintes passos:
Aba de processos> relatórios > “Processos em planilha NOVO”> gerar relatório.
Em seguida, basta preencher as informações que o sistema solicitar, de acordo com a sua necessidade, e clique em “personalizar”, para escolher quais as colunas que irão aparecer no relatório, onde você irá marcar o que deseja, como na imagem a seguir:
Por fim, basta clicar em gerar relatório e pronto. É importante destacar que para gerar um relatório com todos os processos cadastrados no sistema, basta deixar os filtros em branco e gerar o relatório.
Você deve estar se perguntando: mas e os processos sem movimentação?
Bom, a resposta é que você seguirá os mesmos passos da geração de relatórios: processos> relatórios. Então, você irá selecionar a opção “Processos sem movimentação”, na tela que irá aparecer, você selecionará os filtros que julgar adequados e irá clicar no botão “gerar”.
Pronto, agora você consegue visualizar os processos com e sem movimentação.
Como elaborar relatórios gerenciais para gestão financeira para escritórios de advocacia?
Uma outra preocupação recorrente em escritórios de advocacia é a gestão financeira. Com o PROJURIS ADV é possível gerar relatórios gerenciais para essa atividade comum, não só a advogados gestores e advogadas gestoras, como para qualquer empreendedor.
Como gerar relatórios de pagamentos cadastrados?
Diferente dos outros relatórios anteriormente citados, para gerar os relatórios financeiros você precisa, é claro, clicar na aba do financeiro, no painel de controle inicial do sistema.
Em seguida, como de praxe, você deverá clicar em relatórios, ne tela que o sistema apresentar, você irá clicar em contas a pagar e receber por dia, e se acaso seu desejo for visualizar todos os pagamentos, basta clicar em gerar.
Mas se você tiver algum filtro a fazer antes de gerar o relatório, basta aplicar os filtros na tela que o sistema apresentar e então clicar em gerar.
Como gerar um DRE?
Para gerar um relatório Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE), basta seguir os passos:
Financeiro > relatórios > DRE > gerar
Como gerar um relatório de inadimplência?
Para esse relatório, você seguirá o mesmo passo dos anteriores. No entanto, após clicar em relatórios, basta clicar em contas a pagar/receber por pessoa.
Na tela que o sistema apresentará, você indicará, no campo “situação das parcelas” a opção “aberto” e irá marcar a opção “somente vencidos”.
Caso seja seu desejo filtrar pelo nome do seu cliente, basta colocar o nome no campo “pessoa”.
Por fim, clique em gerar e pronto, você já consegue visualizar todos os clientes que possuem algum tipo de dívidas com você.
Bi para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos: qual a melhor opção?
Uma última vantagem ainda que PROJURIS ADV tem é a possibilidade de integrações com outros sistemas. Um desses, que te ajudará ainda mais na emissão e análise de seus relatórios gerenciais é a LawVision.
Essa é uma ferramenta de BI que permite analisar dados de relatórios com mais detalhes. O software possui os seguintes recursos:
- Analytics
- Com o LawVision Analytics você obtém as respostas instantaneamente cruzando diversos assuntos de interesse como advogados, processos e clientes.
- Reports
- Receba as principais informações de seu negócio de forma rápida, clara e com ótima formatação.
Veja mais detalhes sobre essa ferramenta que, unida ao PROJURIS ADV, pode levar sua advocacia a outro patamar: