Advogados são profissionais com muitas ocupações. Por isso, administrar um grande número de informações que não sejam relacionadas diretamente com as causas nas quais estão trabalhando geralmente é impossível.
No entanto, eles que podem se dar ao luxo de não fazer uma gestão eficiente do relacionamento com seus clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros.
É por isso que, cada vez mais, os advogados atentos aos avanços tecnológicos estão buscando soluções de Customer Relationship Management (CRM).
Um software de CRM é uma plataforma para gestão estratégica de relacionamentos e permite, entre outras ações, acompanhamento do histórico do cliente, parametrização e agendamentos de alertas de retornos.
São combinações tecnológicas inteligentes que automatizam os processos, tornando-os mais ágeis e minimizando os erros e atrasos.
Entre os benefícios que uma plataforma de CRM pode oferecer para um escritório de advocacia está o aumento na satisfação dos clientes, que são atendidos com padronização de tratamento.
Retornos rápidos, antecipações de contatos e agendamento automático de reuniões também podem trazer ganho de tempo e diminuição de custos.
Ao diminuir o trabalho operacional de gerir manualmente cada interação, sobra mais tempo para focar em como criar soluções para as causas e, assim, fidelizar os clientes.
Veja três características que um software de CRM precisa ter para beneficiar advogados e escritórios de advocacia.
O que um software de CRM precisa ter para auxiliar o trabalho de um advogado?
1- Mineração de dados
Assim como em outros profissionais, advogados podem se deparar com um número grande de dados sobre seus clientes para gerenciar. Geralmente, esses dados não estão estruturados e ordená-los manualmente pode ser muito trabalhoso.
O conceito de mineração de dados é justamente isso: fazer a extração das informações relevantes através de busca por palavras-chave ou termos que agilizem a apresentação rápida de documentos, por exemplo, e analisá-los com rapidez.
2- Workflow de relacionamento
Nós sabemos que o relacionamento entre cliente e advogado não deve acabar depois do fim de um processo. Mantê-lo vivo, no entanto, pode não ser uma tarefa muito fácil se deixada à cargo da memória.
Uma boa solução de CRM permite agendamento de contatos, envio automático de lembretes e conteúdos, entre outros processos que podem ser pré-estabelecidos.
3- Gestão de negócios
A evolução das negociações com clientes e parceiros estratégicos pode ser arquivada e relembrada com poucos cliques quando se utiliza uma boa solução de CRM.
As melhores ferramentas permitem anexação de documentos, imagens, áudios e vídeos, além da integração com contas de e-mails. O sistema pode ainda fazer a extração de informações relevantes de bancos de dados não estruturados, como redes sociais, por exemplo.
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