A sigla TIC pode soar estranha, mas a tecnologia da informação e comunicação faz parte do dia-a-dia das empresas a muito tempo. Tecnologias da informação e comunicação, TICs, de modo simples são toda tecnologia que visa facilitar a comunicação, por exemplo a internet.
Basicamente não conseguimos operar um negócio ou mesmo manter uma rotina no mundo digital sem usar algum tipo de TIC. Além dos exemplos simples, TICs podem ser hardwares ou softwares mais complexos pensados para as companhias.
TIC é, ainda, um recorte da área de TI. Isto porque, TI ou apenas tecnologia da informação fornece recursos para qualquer finalidade e não apenas melhorar a comunicação dos usuários. Quando falamos de TICs é a TI usada para o fim de melhorar também a performance de comunicação.
Neste artigo você irá entender melhor o que é uma TIC e este conceito, como são classificadas, como as empresas as utilizam e até mesmo conhecer as Leis das TICs. Siga a leitura
A sigla TIC vem de Tecnologia da Informação e Comunicação, portanto são os recursos de tecnologia criados para facilitar o acesso à informação e comunicação. Podemos pensá-las como um conjunto de recursos tecnológicos e ferramentas que facilitam a comunicação e o acesso à informação. Incluindo dispositivos, redes, softwares e sistemas utilizados para armazenar, transmitir e processar dados.
Os exemplos de TICs vão desde computadores, smartphones e internet até tecnologias mais complexas, como redes de comunicação e sistemas de informação nas empresas.
Essas tecnologias têm um papel central na maneira como interagimos, trabalhamos e aprendemos, tornando-se fundamentais em diversos setores da sociedade, como a educação, os negócios e até na cultura.
Além de facilitar a comunicação global, as TICs promovem a inclusão digital e modificam atividades cotidianas, permitindo, por exemplo, o trabalho remoto, o acesso instantâneo a notícias e a realização de conferências online.
Por estarmos tratando de um tema amplo, que traz tecnologias que vão de hardwares à softwares, classificaremos as TICs quanto às suas funcionalidades e uso. Portanto, podem ser pensadas em quatro categorias: tecnologias de comunicação; tecnologias de informação; infraestrutura de rede; sistemas de informação e automação.
São os dispositivos e sistemas que facilitam a troca de informações entre pessoas, como redes de telefonia, videoconferência, e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas. Elas são responsáveis por conectar indivíduos, permitindo comunicação em tempo real ou assíncrona.
Trata-se de ferramentas e sistemas utilizados para coletar, armazenar, processar e distribuir informações. Inclui servidores, bancos de dados, sistemas de gerenciamento de informações e softwares para empresas que facilitam a organização e análise de dados.
Essas TICs são a infraestrutura necessária para conectar dispositivos e garantir a transmissão de dados, como roteadores, cabos de fibra óptica, antenas, e protocolos de internet. Tais tecnologias são essenciais para que as informações possam ser transmitidas entre diferentes dispositivos e localidades.
Por fim, os sistemas de informação e automação são aqueles que ajudam a gerenciar e automatizar processos, tanto em nível pessoal quanto organizacional. É o caso dos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), automação residencial além das tecnologias que facilitam o funcionamento dos serviços públicos.
As TICs podem se organizar em diferentes níveis de complexidade e propósito, mas todas têm o objetivo de melhorar a comunicação e o acesso à informação, além de aumentar a eficiência das atividades em diferentes setores. Uma vez que uma boa comunicação é fator primordial de sucesso nas empresas.
A tecnologia da informação e comunicação nos permite fazer reuniões online, trocar mensagens de forma assíncrona, trabalhar com pessoas que estão em cidades e até países diferentes. Além de estarem presentes na comunicação feita através dos softwares de gestão de processos, com os apps de mensagens integrados e fluxos de trabalho automatizados dentro dos ERPs.
Em algum nível toda empresa de qualquer setor usa ao menos uma TIC na sua operação. Baseada na classificação acima, podemos dizer que as tecnologias de comunicação e infraestrutura de rede são indispensáveis para um empreendimento operar. Essas duas categorias incluem, a título de exemplo, uma rede de internet e os acessórios necessários para o funcionamento dela. E, na era digital, toda empresa opera no mínimo com acesso à internet.
Fugindo dos casos básicos usados apenas para exemplo, a tecnologia da informação e comunicação, será parte da rotina dos setores empresariais sempre com objetivo de otimizar a operação, acelerar a comunicação e automatizar tarefas.
Dentro de cada uma das categorias as aplicações em empresas serão diferentes. As TICs vêm para digitalizar processos antes feitos de forma analógica, a gestão de contratos é um exemplo. Uma vez que a digitalização traz mais eficiência e permite que as empresas se adaptem às mudanças de mercado.
Da adoção de planilhas à softwares com inteligência artificial, as tecnologias da informação e comunicação, estão presentes em praticamente 100% das operações de mercado. A pesquisa TIC Empresas 2023, conduzida pelo Cetic.br, destaca que mais de 90% das empresas no Brasil têm acesso à internet e muitas utilizam tecnologias como computação em nuvem e ferramentas de comunicação digital, como WhatsApp e e-mails corporativos.
Também cresce a a adoção de políticas de segurança digital e plataformas de e-commerce, que se tornaram essenciais para as vendas online, pelas empresas, segundo a mesma pesquisa.
Enquanto, o número de empresas que usam IA está estável desde 2021. Isto porque a inteligência artificial é aplicada majoritariamente por grandes companhias, as pequenas têm dificuldade principalmente pelo custo financeiro.
Contudo, o uso de serviços em nuvem segue em crescimento, especialmente pela segurança deste tipo de solução. Por exemplo, em 2023, 49% das empresas brasileiras pagaram por software de finanças ou contabilidade em nuvem e 46% pagaram por software de segurança em nuvem, de acordo com a cetic.br.
Na realidade empresarial, as tecnologias de informação e sistemas de informação e automação tratam-se de Softwares, sistemas e/ou plataformas que beneficiam os departamentos.
Por exemplo, para a gestão de pessoas: sistema de ponto online e gestão de benefícios online são bastante usados.
Na operação do departamento jurídico, as soluções são diversas: sistema ODR, gestão de contratos, gestão contenciosa e administrativa, softwares de jurimetria e peticionamento em lote.
Além dos softwares, as redes sociais, chats online, aplicativos de chamadas de vídeo também se tornaram ferramentas de trabalho, melhoram a comunicação e o acesso à informação dos colaboradores. Pós pandemia do covid-19 o processo de digitalização ficou mais evidente. Entretanto, não é apenas no home office que as TICs serão atuantes, qualquer empresa é beneficiada de ter um processo de informação e comunicação mais fluido.
As tecnologias da informação e comunicação apresentam diversos ganhos para as companhias, na adoção das suas múltiplas formas já citadas, entre elas iremos tratar das principais vantagens.
A legislação de TIC no Brasil, incluindo as leis Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, e Lei nº 13.969, de 26 de dezembro de 2019 , estabelece diretrizes para que empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação invistam em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Empresas que atendem aos requisitos, como cumprimento do Processo Produtivo Básico (PPB), implantação de programas de qualidade e de participação nos lucros, podem obter créditos financeiros e preferências em aquisições governamentais. Além disso, a regulamentação prevê a fiscalização e sanções em caso de descumprimento, conforme definido no Decreto nº 10.356/2020.
Entre as tecnologias faladas ao longo do texto, o ERP (Enterprise Resource Planning) Jurídico é um tipo de sistema de informação e automação bastante importante para as empresas. Pois trata-se de um sistema de gestão integrado que ajuda as empresas a automatizarem e centralizarem suas operações jurídicas.
O ERP Jurídico é, então, um software que centraliza a operação do departamento jurídico. Ainda que algumas demandas sejam compartilhadas com outras áreas como a gestão de contratos que o setor de compras e RH se envolvem, por exemplo. Centralizando as demandas em um ERP todos os colaboradores podem gerir de modo compartilhado.
É importante pois centraliza e organiza todas as informações e processos relacionados à gestão jurídica e de contratos em uma única plataforma; Facilita o controle de prazos e o acompanhamento de processos e métricas de desempenho. Garante maior eficiência e redução de erros humanos, pela automação das tarefas repetitivas. Além disso, proporciona maior visibilidade das atividades, otimiza a comunicação entre equipes e permite análises detalhadas para tomada de decisões estratégicas.
O Projuris é uma plataforma ERP que atende a toda a demanda jurídica do departamento, temos solução para o contencioso, para a gestão de contratos, administrativo, peticionamento, acordos e jurimetria. Você contrata a plataforma completa e paga por usuário que for usar.
Saiba mais em: projuris.com.br/empresas
Na gestão de contratos, atividade compartilhada entre o jurídico corporativo e demais áreas da empresa, a tecnologia da informação e comunicação é presente nos Softwares de gestão de contratos como o Projuris Contratos.
O Projuris Contratos automatiza a gestão de contratos, reduzindo o tempo de criação, análise e assinatura de documentos. A plataforma inclui recursos como alertas de prazo, fluxos de revisão automatizados, assinatura digital integrada e inteligência artificial para sumarização de documentos.
Isso permite maior controle, segurança e visibilidade sobre o ciclo de vida dos contratos, além de reduzir custos e retrabalho, garantindo conformidade legal e um processo organizado. Para comunicação entre a equipe e usuários externos conte com a central de colaboração, uma funcionalidade que mantém todas as informações trocadas pelos envolvidos na minuta em um único lugar.
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TIC, ou Tecnologias da Informação e Comunicação, refere-se ao conjunto de recursos tecnológicos usados para processar, armazenar, transmitir e acessar informações. Inclui sistemas como internet, software, redes de comunicação, computação em nuvem e dispositivos móveis, facilitando a comunicação e a automação de processos em diversas áreas.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é o uso de ferramentas tecnológicas, como computadores, redes e software, para facilitar o acesso, processamento e compartilhamento de informações. Inclui tudo, desde internet e e-mails até sistemas de gestão e plataformas de comunicação, ajudando pessoas e empresas a se conectarem e realizarem tarefas de forma mais eficiente.
Em resumo, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciais para o sucesso das empresas no mundo digital. Elas otimizam processos, facilitam a comunicação e garantem segurança na gestão de dados e processos.
Além disso, permitem que as empresas operem de forma integrada e globalizada, facilitando o trabalho remoto, o acesso à informação e a automação de tarefas. Com soluções como ERPs jurídicos e softwares de gestão de contratos tal o Projuris, as TICs melhoram a organização e competitividade das empresas, sendo importantes para otimizar operações e incluí-las no mercado digital.
Softwares como o Projuris Contratos automatizam a gestão de contratos, oferecendo controle, organização e eficiência, além de reduzir custos e erros humanos na gestão contratual. Agende uma demonstração do Projuris Contratos e veja como ele pode transformar sua gestão de contratos.