Que o mercado jurídico está cada vez mais competitivo não é uma novidade, certo? Por essa razão, é fundamental buscar meios para se destacar, conquistar clientes fiéis e, principalmente, encontrar uma saída para ficar sempre um passo à frente da concorrência.
Afinal, trata-se de uma fatia mercadológica que reúne uma série de profissionais capacitados e dispostos a entregar excelência. Diante disso, conseguir se destacar não é uma atividade fácil.
Além disso, há 1,1 milhão de advogados cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para uma população estimada em 210 milhões da habitantes pelo IBGE. Cinco estados concentram 726 mil profissionais inscritos na OAB, o equivalente a 63% no total.
Observando esse cenário, pode-se concluir que criar diferenciais competitivos é complicado até para aqueles que já se consolidaram no mercado. Por isso, é comum notar a seguinte dúvida: como crescer em um mercado tão saturado? Continue lendo e descubra!
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Saiba como se destacar no mercado jurídico
Como mencionamos anteriormente, a realidade do mercado jurídico é totalmente diferente do contexto de anos atrás: hoje, o mercado está cada vez mais saturado, uma vez que a possibilidade de ingressar na faculdade é muito maior. Isso não é ruim, mas torna o desafio maior para os que desejam se destacar na profissão.
Dessa forma, é possível observar um mercado repleto de profissionais qualificados e que não conseguem alavancar a sua carreira por conta da ampla concorrência. Se esse for o seu caso, listamos, a seguir, 6 dicas para se destacar no universo jurídico. Confira!
1. Ofereça um atendimento personalizado
Quando o cliente busca por um advogado pela primeira vez, é natural que o profissional não saiba suas necessidades, demandas e as razões pelas quais a pessoa o procurou.
Por isso, é fundamental que você seja sincero e não prometa o impossível, como desenvolver uma ação fora da sua área de atuação.
Além disso, para realmente se destacar no mercado jurídico, é essencial que você forneça o direcionamento correto ao cliente. Ou seja, caso ele esteja buscando algo fora da sua área de atuação, o melhor a se fazer é indicar outro colega que poderá ajudá-lo.
Falando sobre o atendimento, tente ser o mais claro e transparente possível, chame o cliente pelo nome e abandone o uso do juridiquês.
Do segundo atendimento em diante, tenha noção do caso do cliente antes de marcar reuniões. Caso ele precise lhe atualizar constantemente em relação ao processo, certamente você não está executando o seu trabalho de forma eficiente.
Mantenha uma comunicação clara e efetiva sobre os andamentos do processo daquele cliente. E lembre-se que o sucesso do cliente garante maior crescimento para o seu escritório.
Isso porque, o bom atendimento também garante a conquista de novos cliente, afinal, o boca a boca ainda é uma forma de marketing eficiente e um cliente satisfeito sempre indicará seus serviços.
2. Pratique a empatia para se destacar no mercado jurídico
Se colocar no lugar do cliente é fundamental para se destacar no mercado jurídico. No entanto, para desenvolver essa habilidade, também conhecida como ‘’empatia’’, é preciso alimentar o seu autoconhecimento.
Dessa forma, só conseguimos entender os sentimentos e emoções do outro quando se entender os seus próprios muito bem. Dito isto, busque meios para desenvolver o seu autoconhecimento, como terapia, livros, entre outros.
Para entender os sentimentos dos seus clientes, antes de mais nada, é importante estar atento aos canais não verbais de expressão, como gestos, o olhar, a forma de cruzar os braços, respirar… Enfim, são inúmeras possibilidades.
No âmbito jurídico, é essencial desenvolver maneiras de entender os gestos das pessoas, uma vez que 90% da comunicação é realizada de maneira não verbal.
3. Aposte em softwares para melhorar a gestão
A tecnologia pode contribuir – e muito! – com a criação de diferenciais competitivos para a sua carreira. Afinal, os softwares atuais garantem que os processos fiquem automatizados, fazendo com que o advogado foque em ações estratégicas.
Portanto, para se destacar no mercado jurídico, os escritórios e profissionais desta área podem, então, investir em vários softwares de gestão disponíveis no mercado.
Com isso, é possível economizar tempo. Listamos, a seguir, alguns benefícios de investir em um software de gestão jurídica:
- Consolidação da imagem profissional;
- Software adequado ao seu uso;
- Controle financeiro;
- Aumento da escalabilidade do negócio.
Uma outra vantagem é que com um software jurídico, você não perde prazos processuais, consegue manter a organização do escritório, tem mais tempo para realizar atendimentos a clientes e até para prospectar novos clientes.
Além disso, a produtividade de todos os colaboradores do escritório se torna maior. Assim, se torna mais fácil de transformar seu escritório num negócio de sucesso.
4. Invista em marketing jurídico
O Código de Ética da OAB possui uma série de limitações em relação à publicidade. No entanto, isso não significa que o advogado deve esperar os clientes entrarem em contato com eles, ou mesmo viver de indicações.
A boa notícia é que o marketing jurídico não infringe as determinações da OAB. Com ele, você pode utilizar sites, blogs e redes sociais para promover conteúdos informativos e relevantes, a fim de educar, engajar e estimular a interação dos usuários e ainda se destacar no mercado jurídico. Ou seja, você pode utilizar o marketing de conteúdo para divulgar seu trabalho.
Além do mais, é possível responder dúvidas, questionamentos e comentários dos clientes, eliminando a necessidade de marcar um horário para esclarecer uma questão simples.
É importante mencionar que a criação de conteúdos informativos e relevantes é essencial para transmitir credibilidade e, por consequência, se tornar uma autoridade no assunto. Com isso, você consegue construir uma relação positiva e duradoura com o público.
5. Faça networking com profissionais do mercado jurídico e outros mercados
Muito provavelmente você já ouviu que ‘’Quem não é visto não é lembrado’’, certo? Por isso, destacamos importância do networking em qualquer profissão, principalmente no mercado jurídico.
Antes de mais nada, vale mencionar que é por meio dos seus contatos que seus novos clientes são prospectados e os antigos mantidos. Estabeleça conexões entre seus colegas da faculdade, professores, profissionais e chefes de estágio.
Além disso, as redes sociais também são ferramentas de cunho profissional, o LinkedIn é um ótimo exemplo disso.
Sendo assim, crie um perfil na rede e compartilhe suas conquistas profissionais, a sua área de atuação, certificados, especializações e, por fim, promova conteúdos informativos. Assim, você certamente será visto por outros profissionais da área.
Outra vantagem é que, quanto maior e mais diverso for sua rede de contatos, mais você consegue investir em ações para o crescimento do seu escritório. Por exemplo, vamos supor que você tem na sua rede pessoas que trabalham com marketing, você pode pegar os ensinamentos dessas pessoas e aplicar no seu escritório, ou até mesmo, contratar um desses profissionais para trabalhar com você.
6. Estude a concorrência
Por último, e não menos importante, estudar a concorrência é essencial para verificar quais serviços os demais profissionais estão oferecendo, como também para saber a média de preço que utilizam.
Com essas informações em mãos, você certamente saberá como se destacar no mercado, seja por meio do custo-benefício, atendimento personalizado, conexões com outros profissionais, ou pelos diferenciais criados em cima dos seus serviços.
Além disso, você pode verificar como funciona o marketing dos seus concorrentes, quais sistemas eles usam e todas as outras dicas que apresentamos acima.
[Leia também sobre o mercado de luxo na advocacia e as novas oportunidades de atuação no mercado jurídico]
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Escrito por: Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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