MERCADO & CARREIRA
Descubra o segredo.
Pro bono é a atividade de advocacia realizada de forma eventual, gratuita e voluntária, em favor de pessoas que não tem condições econômicas de contratar um profissional. Importante não confundi-lá com a assistência jurídica pública, prestada pelo Estado!
Em regra, podem ser beneficiadas (1) organizações sociais e sem fins lucrativos, como ONGs, OS e OSCIPs, além de (2) pessoas físicas sem condições de arcar com custos de um advogado.
Parágrafo 1º do artigo 30 do Código de Ética da OAB.
Embora o advogado que atua pro bono não receba honorários, é possível impulsionar sua carreira com a prática. Neste caso, a recompensa financeira é colhida com o tempo. Confira três coisas que você pode conseguir com a advocacia pro bono ->
Se você quer explorar novos desafios na sua prática profissional, a advocacia pro bono é um bom local para começar a trabalhar. Você pode assumir casos de searas do direito com as quais ainda não esta tão familiarizado, por exemplo.
Utilizar seu tempo livre nesse trabalho, que é voluntário, pode ser bastante gratificante. O sentimento de satisfação pessoal e profisisonal é comum entre os profissionais que advogam pro bono.
A advocacia pro bono permite que você conheça novas pessoas e instituições, faça trocas e crie redes de contato importantes. Além disso, a prática é vista de forma positiva pelo mercado, o que é um diferencial competitivo para seu escritório.
O principal requisito é estar regularmente registrado nos quadros da OAB. Além disso, a instituição tem regras específicas para que estagiários atuem nesse modelo. Vale conferir as regras do Estatuto.