Mercado e carreira

O futuro do mundo jurídico segundo Richard Susskind

O pesquisador britânico Richard Susskind é bacharel em Direito pela universidade de Glasgow e doutor em Direito e computadores pela universidade de Oxford. Além disso, ele é professor, palestrante, escritor e conselheiro de inúmeras empresas e órgãos públicos.

Quem é Richard Susskind?

Como será o futuro da advocacia segundo Richard Susskind?

Automação 

Uma das principais previsões de Richard Susskind para o futuro da advocacia foi visto com grande força em 2020, após a pandemia do covid-19, que é a automatização/modernização das atividades jurídicas.

Profissões do futuro da advocacia segundo Richard Susskind

1 - Engenheiros juridicos 

Definitivamente, estamos na era dos dados. Isso significa que as informações e atividades serão cada dia mais padronizadas e computadorizadas. Logo, a demanda por profissionais que unam a prática jurídica e o conhecimento tecnológico será autíssima.

2 – Tecnólogos jurídicos

Richard Susskind diz que surgirão os tecnólogos jurídicos. Estes, serão profissionais capacitados tanto para a prática jurídica quanto para a engenharia de sistemas e gestão de inovação tecnológica.

3- Analistas de processos judiciais

Profissionais especializados em análise de processos jurídicos, segundo Richard Susskind, serão cada vez mais comuns em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Eles também serão responsáveis pelo controle dos documentos e peças processuais.

4 – Gerente de projetos jurídicos

Richard Susskind fala que o gerente de projetos jurídicos é um dos profissionais que irão compor o mercado da advocacia no futuro. A função deste profissional será de acompanhar o andamento das entregas em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, garantindo o cumprimento de prazos e entregas de qualidade.

5 – Cientista de dados jurídicos

Este profissional irá aliar conhecimentos jurídicos, com conhecimentos matemáticos, linguagem de programação, etc. Assim, este profissional será o responsável por identificar padrões de comportamento em processos, tendências, correlacionar insights, etc.

6 – Especialistas em resolução de disputas online

Em diversos países criaram-se leis para a proteção de dados, como a LGPD no Brasil. Mas, os conflitos online já começaram a encaminhar-se para resoluções e aplicação de leis sobre o comportamento social na internet. Por isso, Richard acredita que estes profissionais serão essenciais no futuro do jurídico. 

7 – Gestores de riscos jurídicos

Com esse caminho, gerir – e prevenir – riscos será um trabalho ainda mais valorizado. Assim, para Susskind, profissionais que fazem revisão de riscos, avaliação de litígios, auditorias de compliance e análise de compromissos contratuais serão ainda mais valorizados.

8 – Consultores de gestão jurídica

Uma profissão que já está em alta são os consultores de gestão jurídica. Estes profissionais estarão ainda mais em alta, segundo aposta Richard Susskind, afinal, os advogados e advogadas estarão, cada dia mais olhando seus escritórios de advocacia como empresas.

Clique abaixo para saber mais sobre o futuro do mundo jurídico: