Tecnologias jurídicas
As plataformas de acordo ou ODR (Online Dispute Resolution) são tecnologias que mediam a negociação entre duas ou mais partes em conflito, automatizam tarefas de negociação e agilizam a obtenção de um acordo.
Elas são úteis a dois públicos, especialmente. Vejamos quais são eles-->
Os consumidores, principalmente aqueles que fazem compras na internet, podem encontrar nas plataformas de acordo uma alternativa para buscar seus direitos de modo rápido e eficaz.
Empresas que estão no polo passivo de um grande número de processos judicias, movidos por consumidores, colaboradores, parceiros e fornecedores, pode reduzir o montante gasto na defesa.
Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), há pelo menos 17 empresas especializadas, que oferecem esse serviço no Brasil. Cada plataforma conta com diferentes funcionalidades e graus de experiência.
Se você é consumidor, e pretende usar uma plataforma de acordos, precisa antes se informar se a empresa contra a qual você tem uma questão utiliza alguma plataforma de acordos. Grandes varejistas, instituições bancárias e ecommerces costumam contar com o recurso.
Uma série de critérios precisa ser considerada, na hora de escolher a melhor plataforma de acordos para sua empresa. Por exemplo; - capacidade de integração com outros softwares; - facilidade na extração de relatórios. - experiência no mercado.
Além de todas as questões já citadas, na hora de escolher sua ferramenta ODR, considere soluções que tem capacidade de oferecer escalabilidade para o seu jurídico.